Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como tirar proveito da falsidade do "Feliz Natal"

Eu tinha feito uma postagem no Facebook sobre, mas acho que vale a pena escrever sobre o assunto também aqui no blog, pois creio que é algo útil. A falsidade do Feliz Natal que todos tanto ouvem nos finais de anos e em como é possível usar isso de forma positiva especialmente para aqueles que tem um natal que é um cocô.

Bom, primeiro vamos direto ao ponto, o natal é uma data super artificial, pode parecer ousado dizer isso e até uma blasfêmia, mas qual é né? O que significa o natal? A comemoração do nascimento de Cristo, certo? Um feriado completamente cristão e obviamente com foco extremamente religioso já que simboliza um evento tão importante para os que seguem a religião. Bonito de falar, mas é isso mesmo?


A maioria das pessoas não pensa em crença nenhuma ao pensar em natal, elas pensam nos presentes, no Papai Noel, que é de longe muito mais popular que Jesus no natal, pensam na comida, nas festa. Enfim, o negócio dá uma sensação de alegria, de finalizar um ano com estilo. Natal simboliza ostentação.

E como falei, isso acaba gerando um verdadeiro espírito de natal, isso porque andar pelas ruas e as ver enfeitadas, ver pessoas se preparando, falando sobre, ver presentes sendo preparados. Tudo isso com todo mundo junto ao mesmo tempo, é natural que uma atmosfera seja criada. A atmosfera do natal é intensa, não é um espírito verdadeiro, uma criatura mística, mas é algo real, todo mundo sente, todo mundo vê a própria consciência coletiva criou algo ali.

Mas a coisa pega quando a pessoa tem um natal de merda, pra muita gente é o fim, ela precisa aproveitar tudo que se tem de bom no natal ou é depressão o ano seguinte inteiro. A pessoa realmente vai pra baixo, cai em uma tristeza enorme e tem pena de si mesma, coisas como "Não ganhei presente..." ou "Fiquei sozinho..." e até mesmo "Ninguém falou comigo..." pesam demais nas pessoas.

Porém tem como usar isso de forma boa! Basta saber usar o momento, primeiro de tudo lembre-se que o Papai Noel foi criado pela Coca Cola, sim antes dele existia o Santo Nicolau, que deu origem ao Noel, mas o bom velhinho moderno é um completo fruto do capitalismo, ele é simbólico, é bonito de ver, é divertido, mas toda essa "bondade" no fim tem um único motivo, GRANA!

No fim do ano a falsidade rola solta, não que as pessoas queiram ser falsas, mas o "Feliz Natal" é em geral falso, parece mais uma frase que tá entalada na garganta das pessoas e elas precisam soltar urgente e aí sai um "FELIZ NATAL!" pra todo mundo, conhecidos e desconhecidos, até aqueles que a pessoa não gosta. Ela não está realmente desejando de coração que aquela outra pessoa seja feliz ou se preocupando, é apenas algo que deixa tudo mais enfeitado.

Eu não estou falando que vejo problema nisso, é uma tradição afinal né? Só estou comentando para deixar claro que o natal é uma época artificial pra caramba com seu amor que é sustentado por dinheiro. Há muitas coisas também como "Vou dar presente pra fulano pra ele me dar um presente de volta! Mas tem que ser algo mais caro que o meu presente se não vou ficar puto! Imagina eu pago algo caríssimo e ele me dá a merda de uma caneta?".

O natal é cheio de falsidade, cheio de artimanhas, e gente pobre normalmente não aproveita ao máximo todas as regalias do capitalismo louco que rola. Noel só gosta de gente que tem dinheiro pra pagar pela diversão, quem não tem precisa ficar com a coisa a moda antiga mesmo, amor e sentimento forte por aqueles que o rodeiam. Ou pode simplesmente não ligar.

Famílias variam, lembro de quando conheci meu primeiro amigo que recebia presentes de cada membro da família, fiquei impressionado demais com isso! Tipo, como assim cada um compra um presente pra ele??? Eita!!! Isso porque sempre fui acostumado a ter amigos que ganhavam um presente de natal foda e pronto.

Outra coisa é que minha família não é do tipo que tem isso, então só as crianças recebem presentes de natal, mas depois dos 12/13 anos acabou. E eu sempre achei normal não receber presentes de natal. Algo bem tranquilo, não me revolta, nós comemoramos e tal, tem mesa com comida, mas os presentes mesmo não tem. Seria espetacular é claro, eu gostaria, mas não acontece e por mim está ok.
Sendo assim, eu consigo entender essas pessoas que entram em depressão quando não recebem um presente, afinal de contas cresceram recebendo e aquilo simboliza $Amor$, se a pessoa não recebe, significa que ela não é amada. É meio doentio mas a pessoa cresceu assim, só que se eu consigo viver sem isso, sei bem que outras pessoas conseguem.

Uma regrinha que eu crio com meus amigos inclusive é a de que não pode dar presente de volta no natal, pois sempre escolho alguns amigos para comprar uns jogos e dar de presente. Mas eu faço isso com carinho, não são todos os amigos que dou presente todo ano, são alguns deles e não significa que eu vou dar sempre, é algo que depende da vontade que estou, mas dou com carinho real.

O resultado disso é, se eu dou um presente e o amigo dá de volta, eu fico puto com isso porque meio que quebrou o clima já que é como se eu tivesse trocando com a pessoa, aí vem a regra, é quem dá primeiro o bagulho, da mesma forma se um amigo vem me pedir presente de natal, é praticamente a mesma coisa que me implorar pra eu não dar, pois gosto que seja natural, não uma obrigação.

Vocês estão entendendo o que estou querendo dizer? Não que você tem que dar presentes ou esperar, mas que você pode levar as coisas mais numa boa, mais no clima de carinho do que no clima material em si.

Mas agora vamos para o ponto em que eu realmente quero chegar. O espírito de natal existe porque as pessoas fazem ele existir, não é algo puro com certeza, não é algo que finge ser, essa essência do amor, é algo bem capitalista, mas o que importa é, ELE EXISTE, as pessoas sentem a coisa, as pessoas estão diferentes.

O natal é o fim do ano, é como se os problemas finalmente pudessem ser abandonados, como se uma nova chance estivesse para aparecer e você pudesse recomeçar do zero. É uma época em que as pessoas tem esperanças, tem visões de um futuro melhor, a época em que as ruas piscam, as crianças estão alegres. Mas o importante é, TODO MUNDO tá sentindo isso.

Ou seja, hora de tirar proveito! Não espere o Feliz Natal dos outros, se dê um feliz natal! Faça você mesmo ele, é a única época do ano que você terá essa oportunidade. Então a use para que as coisas melhorem pra você e os seus presentes sejam realmente especiais e com o maior carinho, e não estou falando de algo que envolva grana não.

Esqueça antigas mágoas, lembra daquele seu amigão que você brigou há séculos atrás? Ele era realmente um bom amigo né? Lembra dos bons momentos? De como vocês combinavam? Aí vocês brigaram e acabou... E o orgulho não deixou que você resolvesse. Pois resolva agora, você tá no clima, ele tá no clima! Vá lá, converse com ele, pode não dar certo eu sei, mas e se der? Seu orgulho vai ser ferido, eu sei, mas e daí? Foda-se! Pode ser que dê certo, engula suas dores.

Pode ser o contrário também, você pode ser um filho da puta que ferrou a amizade de vocês e seu amigo não quis mais papo. Pois o natal é a melhor época pra amolecer aquele coração duro, peça desculpas sinceras, tente conversar e explique como você gosta dele. É normal amigos não falarem o quanto a outra pessoa realmente é especial, mas isso pode ser mágico! Vá e dê um olá!

Invista em novas amizades! Sempre falo que na infância é tão mais fácil pois você pode chegar na outra criança do parquinho e dizer "Vamos ser amigos?", mas crescemos e isso passa, porém temos redes sociais lotadas de pessoas com uma baita de uma compatibilidade com você. Que tal dar um oi? Começar a falar, lembre-se toda grande amizade tem um começo. Tem pessoas com uma lista de amigos gigante em redes sociais e que não investem em ninguém, mas mesmo que não tenham, existem grupos com temas que você gosta! Entre neles, comece uma conversa!

Invista nos antigos amigos e familiares! Dê uma encalorada em sua relação, fale pras pessoas o quanto elas são especiais pra você. Elas vão gostar com certeza, vão achar legal saber daquilo e você dizer aquilo, pois em relações é normal uma pessoa apenas saber o que a outra sente, mas não dizer. Agora ela falar pode ser bem especial.

Prepare projetos novos, ao invés de ficar em uma mesa chorando sozinho com seu panetone e pensando em como você poderia estar em uma mesa lotada de comida, amigos e presentes, pense nas coisas que você sempre quis fazer e gaste seu tempo com isso. Hora de dar os primeiros passos naquilo que você sempre quis fazer.

Termine também assuntos inacabados, tem um monte de coisas que deixamos pra trás, vamos soltando, faça seus assuntos estarem todos em dia, você com certeza vai se sentir melhor. A sensação de ter fechado algo é realizadora, seja o que for, desde assuntos importantes como negócios até assuntos casuais como terminar aquele jogo kkkkk. Sinta um pouco de alívio em saber que deu um desfecho a algo e que não é mais problema seu!

Não deixe as pequenas coisas te atingirem. É normal a pessoa estar triste com uma coisa em especial e passarem a captar cada coisinha do dia a dia que seria normal em outro dia, mas transformar em uma tempestade, esqueça as besteirinhas do dia a dia. Ou leve de forma positiva, já que você ta captando cada pequeno azar do dia transforme em uma boa história! Uma história engraçada! Não se deixe ficar triste, aproveite a situação pois você poderá postar na sua rede social "O DIA EM QUE O NATAL FEZ COCÔ EM MIM!", sim eu sei que é chato se fuder mas chorar vai dar em que? Só piora.

Então pessoal façam vocês mesmos o seu Feliz Natal! Pode não ser maravilhoso, mas é uma oportunidade única no ano de você criar melhores relações e investir. Pois aqueles que você fazer serem amados esse ano, podem ser os que apareçam ano que vem pra fazer o seu natal ser um sonho. Não conte com isso, mas é investindo que se recebe de volta. No caso das amizades, imagina que presente de natal fantástico você não vai estar se dando ao trazer um grande amigo de volta pra sua vida?

E outra, tristeza dá câncer, sei que você pode tá carente, e precisando muito chorar, mas aguente as pontas, a vida é cheia de dores, ao invés de ficar chorando, entre em ação, aproveite o fato das pessoas estarem sendo afetadas pelo espírito de natal e prepare um cenário que pode te dar um ótimo retorno no futuro.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. De fato ter essa visao realista do natal é como tomar o comprimido azul para fora da Matrix. Vai doer , mas é basicamente a verdade .
    De qualquer maneira, uma feliz natal pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Pra fora da matrix é o comprimido vermelho.

    ResponderExcluir
  3. Post inspiracional no NerdMaldito.
    Esse "espírito do natal" que é possível ver e sentir é o exemplo mais palpável de egrégora.
    Existe egrégora para tudo, inclusive para o NerdMaldito.

    ResponderExcluir
  4. Matt sempre colocando essas referencias mitologicas nas coisas...

    Sinceramente fiquei decepcionado com o post auto-ajuda, jurava que seria alguma coisa mais "faça essas trapaças e apronte altas confusões nesse natal", que é mais o estilo maldito de ser.

    Mas ok, deu para ver o outro lado do sky *---*

    ResponderExcluir