Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

As imagens do cancelado Half Life 2 Episode 4

Ok, para tudo e vamos explicar direitinho as coisas porque a mente de muita gente deve ter se torcido assim que leu o título dessa postagem. Quando o primeiro Half Life foi lançado, o negócio foi uma maravilha com uma baita de uma história fodona, e nem todo mundo sabe, mas tiveram várias versões da mesma história do jogo, o Decay, o Blue Shift e o Opposing Force. Isso não foi diferente quando veio a sequencia.



Então muita gente conheceu aquela paranoia da confirmação de Half Life 3 achando que realmente era o terceiro jogo da franquia. Mas mesmo o próprio Half Life 2 já veio com mais de um título, foi algo semelhante a Starcraft 2, que na verdade é uma trilogia de jogos usando a mesma engine e contando a mesma história.

Portanto depois que Half Life 2 foi lançado, veio um segundo jogo chamado Half Life 2 Episode 1 e mais tarde o Half Life 2 Episode 2. E aí que começou a paranoia e confusão com a continuação da coisa. Quando as pessoas falavam de Half Life 3 se referia a algo ambíguo, pois o Episode 2 termina em aberto com um baita de um Cliffhanger, e a continuação dele precisaria ser o Episode 3, pois a história dos "Episodes" não tinha terminado.
Por outro lado tantos anos se passaram após seu lançamento e a paranoia dominou tanto que seria estranho lançarem o Episode 3 e não o próprio Half Life 3, mas que por sua vez se fosse lançado, seria estranho, pois é como quebrar a harmonia da coisa, já que Half Life 3 tinha que ser a continuação do 2, não que os Episodes sejam um spin off ou algo assim, eles fazem partes da história principal e são muito importantes, mas só os nomes "Episodes" separados do próprio "Half Life 2" já os tornou algo meio a parte.

E com o passar dos anos parece que a Valve foi sentindo a pressão, pois em cima da expectativa gerada as chances de decepção se tornaram surreais. As pessoas passaram a esperar Half Life 3 como um jogo que seria algo revolucionário, impecável, inesquecível. E como é que se faz um jogo assim? Pois é, não é algo simples, se não toda empresa super poderosa lançaria constantemente.

Sendo assim é natural que a empresa fizesse testes, um exemplo é o cancelado Half Life Return to Ravenholm. Embora muitos esperassem que os "Episodes" terminassem no 3, aparentemente a valve tinha planos de ir além. E o site Valve Time, especializados em xeretar jogos da valve de forma agressiva e coisas relacionadas à steam descobriu algo chocante, Half Life Return to Ravenholm era o Episode 4!

Para quem não sabe, a empresa desenvolve jogos em conjunto as vezes, por exemplo o Blue Shift e Opposing Force foram desenvolvidos pela Gearbox (Criadora de Borderlands). E o episode 4 estava nas mãos do Arkane Studios, o que dá a entender que a valve ficou trabalhando no episode 3 e colocou o 4 nas mãos de outro estúdio para um lançamento rápido.
A valve time foi dar uma olhada no portfólio do artista Robert Wilinski, e assim acabou descobrindo screenshotos do jogo, que estava em desenvolvimento entre 2007 e 2008, lembrando que episode 2 foi lançado em 2007, ou seja a valve já estava com as mãos na massa para que mais Half Life viesse. Mas pelo jeito algo deu errado né? Dizem que a empresa recomeçou o projeto do zero após alguns problemas.

Bom, infelizmente essa é uma daquelas obras que acabaram sendo abandonadas, mas ainda assim é curioso de se ver. A parte boa é que em tempos modernos, qualquer pessoa comum pode aprender a desenvolver jogos e como Half Life 2 é completamente aberto a mods, vez ou outra vemos alguma maravilha ser lançada pelas mãos de fãs mesmo, é só ver o Black Mesa Source.




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Seria uma fachanha ter mais um Half Life. Pena que a Steam está f0cada em desenv0lver uma c0munidade de j0g0s caça niquies.

    ResponderExcluir
  2. Episódio 4, do half-life 2, um titulo nessa postagem...
    4-2=2 logo 2-1=3, ou seja, HALF-LIFE 3 CONFIRMADO!

    ResponderExcluir