Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Noct - Um sombrio survival horror multiplayer minimalista

Esse é um daqueles jogos minimalistas, que apresentam uma proposta semelhante a de outros jogos porém ganha um charme todo especial exatamente por fazer isso de uma maneira simplificada. Algo que podemos ver dando muito certo em jogos como o belíssimo Kingdom e o complexo e ao mesmo tempo muito simples Pre-Civilization Marble Age, mas nesse caso a coisa gera uma adrenalina a mais devido ao elemento terror presente.

A trama do jogo é misteriosa pra caramba se o atmosférico Snowdrift não fosse um jogo medieval eu diria que se passa no mesmo universo de Noct. Isso porque a história aqui também é sobre uma escuridão intensa que um dia surgiu na terra, a maioria das pessoas morreu e os que sobreviveram tiveram que passar o dia a dia em busca de suprimentos e pior, um monte de criaturas gigantescas surgiram, além de outras pessoas desesperadas e prontas para matar e roubar.


Ao olhar no fórum, vi um jogador perguntando quais eram as inspirações para o jogo, e o desenvolvedor respondeu dizendo que foram o livro "O nevoeiro", o autor de terror H. P. Lovecraft, o jogo Hotline Miami, o filme A coisa e o filme À beira da loucura. Então de todas essas obras aí, apenas Hotline Miami não está ligado a H.P. Lovecraft, todas as outras receberam inspiração direta do autor. Ou seja, é um jogo puramente Lovecraftiano.
A descrição sobre a história fala sobre um antigo mal adormecido, mais antigo do que qualquer registro da humanidade, e que um dia ele despertou. Quem lê as obras do autor sabe bem que a nossa realidade está a um passo de se distorcer e cheia de seres que assim que entrarem em contato vão virar tudo de cabeça pra baixo. Então o que aparenta ter acontecido é um dos deuses antigos ter despertado, lembram do Chamado de Cthulhu? Pois é, o jogo talvez apresente o que acontece com a humanidade assim que ele desperta.

Então aqui você é colocado em um lugar usando um óculos de visão noturna e por isso não vê nada com cores, apenas preto e branco. Você também tem um comunicador e um dia uma pessoa misteriosa entra em contato com você, ele pode te ver através de um satélite, você não sabe o que ele quer, mas aparente te ajudar e assim te dá algumas missões.

Enquanto anda pelos lugares você tem que entrar em prédios e vasculhar por suprimentos e armas, assim como tem que ter cuidado pois seres estranhos e gigantescos andam por aí, e se te encontrarem podem começar a perseguir, é possível usar armas de fogo mas é necessário economizar cada bala, pois obviamente a coisa é limitada e boa para se usar nos momentos certos, você também tem um facão mas é bem mais perigoso e no caso de alguns monstros enormes simplesmente impossível de matar.
O multiplayer do jogo sem dúvidas é o que mais vai chamar a atenção da maioria, você pode entrar em algum servidor e explorar, procurar por coisas, mas de repente achar alguém e aí é que a coisa fica interessante, você não sabe as intenções da pessoa, se ela é amigável ou se é um malucão que na primeira oportunidade vai te meter um facão no crânio e pegar seu lanche no chão.

Jogar com os seus amigos é uma experiência que pode ser muito mais agradável, conversar diretamente com eles, fazer um grupo e juntos procurarem por suprimentos, se ajudarem ao serem atacados, e talvez até atacar outros grupos e pegar os suprimentos deles para ficarem ainda mais poderosos.

No entanto é preciso levar em conta que assim como você pode ter um grupo e fazer isso, é possível rolar o mesmo com outros grupos e a vítima ser você. Sendo assim o jogo dá um toque muito mais sombrio com essa preocupação de no multiplayer qualquer pessoa amigável pode ter planos onde você se dará mal.

Agora algo que pode incomodar é a falta de jogadores, infelizmente não é fácil achar um servidor cheio e assim mesmo com o potencial imenso de Noct, a coisa acaba por ser reduzida, pois ou você tem amigos para te acompanhar, ou simplesmente acaba não aproveitando de verdade o que a jogabilidade poderia oferecer.

Enfim, Noct é um jogo simpático e voltado para aqueles que gostam de experiências complicadas em um multiplayer, adrenalina e sensação claustrofóbica, ter que fugir e viver no limite com os suprimentos que tem. Quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Comprei e joguei, é divertido, muuuuuito dificil porém não recomendo que comprem antes da full release, joguei por 20minutos e ja cheguei ao fim do beta, quem compra nesse beta so vai poder sentir o modo da gameplay pois a beta acaba onde a história começa, mas pelo pouco que pude ver, o mapa é gigantesco e torço para que a história seja diretamente proporcional, recomendo, mas só na full release ou se a beta abaixar o preço

    ResponderExcluir