Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Citra - O primeiro emulador funcional de Nintendo 3DS

Eu já tinha falado aqui no blog que emuladores são muito mais importantes do que as pessoas pensam, então é sempre um prazer fazer postagens sobre emulação, afinal de contas a coisa vai muito mais do que a pirataria de jogos. E hoje vou falar aqui sobre o primeiro emulador funcional de Nintendo 3DS, ou seja ele pode não ter sido o primeiro emulador a rodar a bios, mas foi o primeiro a abrir um jogo comercial.

O citra começou a ser falado em 2014 e já mostrou um bocado de potencial desde o começo, algo um tanto comum em video games da Nintendo, tanto os portáteis quanto os consoles de mesa da empresa costumam ter seus emuladores já apresentando bastante potencial até mesmo nas primeiras versões, como o primeiro emulador de Nintendo Wii U mostrou.

Diferente da maioria dos emuladores, que não roda nada no início, o principal problema inicial do Citra foi a velocidade da emulação, fazendo com que os jogos rodassem de uma forma visualmente bonita, mas tudo em câmera lenta, no entanto com o passar do tempo a coisa só foi melhorando cada vez mais e os frames por segundo aumentando sem parar com as atualizações.

Apesar de tudo, levando em consideração as minhas primeiras experiências com um Nintendo 3DS, vi que ter um console desse tipo apresenta uma experiência completamente fora de noção, realmente emular em um PC e jogar no próprio portátil é muito diferente, isso graças a tela de toque que proporciona algo completamente imersivo, te fazendo "tocar" o personagem. Os caras foram muito criativos em boa parte dos jogos.

Mas claro, existem jogos de Nintendo 3DS que simplesmente não dão nenhuma interação entre o jogador e o console, fazendo assim com que no fim das contas dê na mesma olhar para uma tela pequena ou grande, aliás pode até ser mais agradável olhar a coisa acontecendo em uma tela grande hehehe. Enfim, quem quiser dar uma olhada pode conferir e baixar aqui. E veja também alguns vídeos do emulador em suas primeiras versões aí embaixo.

Versão de Android

Versão de PC



Postar um comentário

2 Comentários