Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A história de como surgiu a "Netflix dos video games"

Em 2010 foi lançado um sistema inovador chamado OnLive, nele você não precisava ter um video game ou PC fodão para jogar os últimos lançamentos, mas apenas de uma conexão boa e a coisa era transmitida na hora. A pessoa comprava os jogos e tinha acesso a eles bastando se conectar ao servidor. No entanto o grande problema foi a época em que isso foi lançado, fez um certo sucesso lá fora mas no fim das contas acabou sendo comprado pela SONY e fechando as portas. No entanto uma ideia assim não podia simplesmente morrer.

Em 2011 surgiu o Twitch, serviço de transmissão online onde as pessoas passaram a apresentar coisas tanto se filmando como filmando jogos. Transmitir ao vivo se tornou uma mania, a coisa começou meio tímida e parecia não dar muito em nada, mas era grátis então foi dando passos que aceleravam cada vez mais.


Três anos depois do lançamento do Onlive a nvidia introduziu um sistema semelhante, o Nvidia Shield, que é um controle, que parece ter sido inspirado no do Xbox 360, conectado a um tablet que roda android. Então era no mesmo estilo mas você podia jogar jogos como se fossem portáteis ou poderia conectar o controle à TV e jogar. Tudo transmitido pela internet também, no entanto o preço altíssimo que foi lançado (199 dólares) e ainda ter que comprar os jogos pra ter um tipo de steam do Shield acabava saindo algo tão caro que parecia mais agradável usar todo esse dinheiro pra comprar um portátil ou console mesmo.

O grande destaque do Shield era exatamente poder jogar jogos de PC em forma de portátil e a liberdade de ligar na TV, tornando assim o público dele bem direcionado e limitado. E ainda em 2013 a Netflix já estava em alta, o serviço de transmitir séries, filmes, desenhos e o que for direto da internet sem precisar baixar e com um catálogo imenso tava fazendo a alegria de muita gente com sua facilidade e com uma assinatura tão barata.

Em 2014 a SONY anunciou ou serviço no mesmo estilo da Onlive, só que usando seus próprios consoles (incluindo o vita), e algumas Smart TV's selecionadas da SONY e Samsung e outras selecionadas da Samsung. Mas com um preço mais agressivo. Enquanto a netflix até então custava 7.99 dólares mensais, o serviço foi lançado no meio de 2014 por 19.99 dólares mensais. O legal do serviço foi jogar clássicos de PS1, PS2 e PS3.

Em 2015 a Netflix já pôde se dizer dominar geral, se tornando muito maior do que diversas emissoras de TV pelo mundo e as assustando de verdade. O que era só mais um dos vários serviços de internet mostrou que era uma concorrência real para emissoras e muito mais ameaçadora que outras redes de TV, lançando séries de peso como a espetacular Sense8 e a quase brasileira Narcos. O negócio foi tão inspirador que o próprio ministério da cultura brasileiro decidiu criar um programa semelhante mas só com filmes brasileiros.
No meio de 2015 surgiu a GameFly Streaming, uma parceria entre a GameFly (empresa de jogos americana) e a Samsung. Para oferecer alguns jogos para serem jogados em algumas Samsung Smart TV e Amazon Fire TV. O preço lançado foi baratinho também, apenas 7.99 dólares por mês, mas a quantidade de jogos bem baixa, a vantagem foi ter jogos de Xbox 360, PS3 e PC juntos, mas tendo que ter uma TV específica.

Ainda em 2015 o Twitch que começou tão tímido já era um sucesso total, com pessoas inclusive ganhando muito dinheiro e usando ele como forma de trabalho. A conexão da internet já não era como em 2010, a popularização de serviços online se tornou absurda. E aproveitando essa velocidade a mais, foi lançado o fantástico Nvidia Share, dando asas a muitos jogadores para jogarem jogos sem precisar de um PC bom, necessitando apenas um bom amigo com um PC bom.
E logo depois a empresa anunciou a sua própria "Netflix" que se destacou por ter uma grande quantidade de jogos, e incluir coisas que as outras não incluíam, suporte a resolução 1080p rodando a 60 quadros por segundo, mas o melhor de tudo, jogos AAA em seu lançamento! E com uma assinatura muito baixa, apenas 7.99 dólares. A parte ruim da coisa foi a limitação a quem tem o Nvidia Shield.

E essa é a história de como começaram os serviços de streaming dos video games. Engraçado isso né? O mundo evolui sem parar mesmo, teve uma época em que algo assim era simplesmente impossível, hoje em dia muita gente não quer ter uma coleção de jogos em casa e acha insuportável a ideia de comprar um jogo que não tenha uma key para ligar a um serviço DRM para que assim fique registrado. Para quem gasta muito com jogos a ideia de "alugar" uma biblioteca pode parecer muito melhor do que ter pra sempre e pagar caro individualmente.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Sky, você utiliza algum desses serviços ?

    ResponderExcluir
  2. Acho que em poucos anos o serviço será muito popular.

    ResponderExcluir
  3. Acho que um estouro vai acontecer quando lançarem algo que pode ser acessado por qualquer aparelho. As empresas estão focando muito em fazer o cliente comprar um determinado produto. Acredito que na hora que lançarem pra algo popular como um PC comum sem precisar ser de marca X, o negócio estoura. Desconfio inclusive que esse negócio aí que a steam adotou de streaming de jogos possa ser um teste pra fazer algo do tipo. Se a própria steam adotar, o povo enlouquece kkkk. =)

    ResponderExcluir
  4. Só Divo uma coisa, nada, jamais irá vencer a steam, primeiro porque as coisas lá são super baratas, isso porque toda hora tem umas promoções bem fodas... E segundo porque Gabe Newll é foda, simples assim.

    ResponderExcluir
  5. @Sky VC já viu uma série chamada 13 medos, eu sei que não tem nada haver com matéria aí de cima, mas se dé uma sobre essa série.

    ResponderExcluir
  6. *faz uma matéria sobre essa série.

    ResponderExcluir
  7. *faz uma matéria sobre essa série.

    ResponderExcluir