Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe como funcionam as cartas da steam? Confira!

Para muitas pessoas a steam pode ser algo completamente comum, no entanto tem gente que não tem a mínima ideia de como muitas coisas funcionam. Exatamente por isso que eu fiz aquela matéria explicando rápido tudo sobre a steam e também aquele tutorial de como ativar uma key na steam. E agora chegou o momento de falar sobre os tais Steam Cards que muita gente pega e não tem ideia de pra que serve.

Como ganhar cartas steam?

Você ganha cartas da steam de quatro formas, a primeira é jogando jogos que ofereçam cartas, você vai jogando e depois de algum tempo elas vão aparecendo no seu inventário, pode só deixar o jogo aberto e minimizado que funciona também. A segunda é abrindo pacotinhos de cards (também chamados de boosters), em cada booster vem três cartas aleatórias de um jogo específico, a terceira é trocando com outros usuários da steam, e a quarta é comprando no mercado steam.


Pra que servem as cartas?

As cartas steam podem ser usadas para forjar insígnias, quando você consegue todas as cartas de uma coleção é possível forjá-las e uma insígnia daquele jogo ficará registrada em seu perfil steam, deixando-o assim mais luxuoso. Os perfis da steam tem níveis, quando se forja uma insígnia, você ganha XP (experiência), com uma determinada quantidade de XP você vai subindo de nível, quanto maior o nível, mais XP é necessário para passar pro próximo, cada insígnia forjada dá 100 de XP.  Você pode vender as cartas e usar o dinheiro para comprar itens da steam ou jogos. Você pode trocar cartas com os amigos e as colecionar.

As cartas somem quando uma insígnia é forjada?

Sim, elas desaparecem e por isso você pode forjar mais de uma vez. Insígnias podem ser forjadas mais de uma vez se você conseguir juntar todas as cartas da coleção novamente e vão ganhando formatos diferentes, quanto mais vezes elas forem forjadas, mais luxuosas ficam, sendo que a maioria tem limite de 5 "forjadas", mas algumas podem ser forjadas mais vezes.

Pra que serve o nível da steam?

Primeiramente tem o status, quanto maior for o seu nível, mais você é respeitado pela comunidade, tem usuários que não aceitam amigos com nível inferior a 10, isso porque se você tem nível alto, significa que não é só um fake, mas alguém que valoriza seu perfil mesmo e se esforçou para deixá-lo cada vez melhor. Mas além do status, você ganha boosters (pacotes de cartas) com maior facilidade. Todo jogador que tem um jogo que dá cartas e já pegou todas as cartas disponíveis começa a receber boosters de tempos em tempos, tendo apenas que se conectar ao menos uma vez na semana pra continuar elegível pra isso. Mas se o seu nível for alto, as chances aumentam, a cada 10 níveis as chances aumentam em 20%, sendo que no nível, ou seja nível 20 = 40%, nível 30 = 60%, nível 40 = 80%, nível 50 = o dobro de chances de ganhar um booster em relação a jogadores com nível inferior ao 10, e assim vai, sempre aumentando 20%.

O que mais se ganha ao forjar uma insígnia?

Quando você forja uma insígnia, além do XP, você ganha um emoticon e um papel de parede, os dois são personalizados baseados no jogo da insígnia. Eles também podem ser vendidos ou transformados em gemas.

Qual a diferença das cartas normais para as cartas brilhantes?

As cartas brilhantes oi foil cards são basicamente a mesma coisa que as normais e podem sair aleatoriamente tanto em boosters quanto direto do jogo quando estiver aberto. Elas são raras portanto é mais difícil de conseguir, mas forjá-las dá uma insígnia brilhante, que também é mais difícil de se ter, assim como você ganha mais XP e mais itens.
Pra que servem as gemas?

Gemas são itens que podem ser obtidos quando você transforma itens do seu inventário, cada item dá uma quantidade diferente de gemas. Elas podem ser convertidas em boosters (pacotinhos de cartas), mas só boosters de jogos que você já tem, portanto não dá pra pegar qualquer booster.

Como consigo boosters (pacotes de cartas)?

Existem quatro formas de se conseguir boosters, a primeira como já dito é transformando gemas neles. A segunda é recebendo todas as cartas que um jogo pode oferecer e se conectando pelo menos uma vez por semana no steam para uma hora ganhar um booster aleatório de um dos jogos que você já pegou todas as cartas. A terceira é no sistema de trocas da steam, achando um usuário disposto a trocar ou te dar um booster. A quarta é no mercado steam, comprando boosters.

Quantas cartas um jogo dá?

As coleções de cartas de um jogo variam de tamanhos, ele normalmente dá metade das cartas arredondado pra cima. Ou seja se o jogo tiver uma coleção de 8 cartas, ele certamente dará 4 cartas, se tiver uma de 15, ele certamente dará 8 cartas (15 dividido por 2 arredondado pra cima). As cartas podem sair repetidas, isso é um incentivo da steam para que os jogadores troquem cartas para conseguir completar a coleção.

Como sei se um jogo dá cartas?

Você entra na página dele e dá uma olhada na fichinha onde mostra se tem multiplayer, se tem salvamento em nuvem, etc. Alguns jogos não tem cartas e podem ganhar depois, portanto de vez em quando vale a pena abrir o steam, colocar o mouse em cima do seu apelido no programa, e então no menu clicar em "insígnias", lá mostra quais jogos você tem que dão cartas e quantas você ainda pode pegar.

Enfim, espero que a matéria seja proveitosa, confira também o homem que gastou 3 mil dólares com cartas da steam.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sky, meu nível de Perfil no Steam é 4. Eu tenho 2 medalhas, uma por ter mais de 4 anos de conta e outra por ter mais de 50 jogos...
    Eu nunca ganhei um booster... nunca... será que é preciso ter um nível mínimo?
    Eu nunca curti essa historinha de comprar carta porque acho um sistema muito "caça-níquel", afinal, se eu for gastar grana no Steam, que seja em jogo, certo? Por isso que pensei que ganhar booster era mais fácil... mas nunca ganhei.

    ResponderExcluir
  2. Você precisa pegar todas as cartas que um jogo pode oferecer para ser possível ganhar boosters daquele jogo. Que eu lembre não tem nível mínimo, mas se tiver certamente é o nível 10, pois ele é o nível que a steam exige que você tenha para receber cartas grátis nas steam sales.

    ResponderExcluir