Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Share - Jogue muitos jogos sem precisar ter o jogo!

A tecnologia é algo simplesmente maravilhoso e a evolução acabou fazendo com que naturalmente algumas coisas fossem inevitáveis. E hoje vou falar exatamente sobre uma delas que anos antes eu já comentava com meus amigos sobre isso acontecer uma hora, a possibilidade de jogar um multiplayer com seu amigo, sem precisar ter esse jogo no seu PC.

Como vocês sabem bem, existem diversos jogos que tem apenas multiplayer local. Muitas pessoas não conseguem entender o motivo de um negócio desses, afinal de contas POR QUE? Eu cheguei a fazer uma matéria explicando os tipos de multiplayer e motivos de serem assim, mas até então a maioria das vezes as pessoas simplesmente ficaram de mãos atadas para jogos com multiplayer local como o fantástico Discstorm.


É claro que a gambiarra já rolou solta como tudo na internet, algumas alternativas possíveis foram usadas, por exemplo o emulador Project64 permite algo que nem o próprio console da Nintendo permitia, que é jogar seus jogos online! Outras coisas como compartilhadores de tela também já foram alternativas de alguns e é o tipo de coisa que me fez começar a pensar que um dia essa tecnologia seria inevitável.

O negócio é, compartilhadores de tela permitem que um usuário veja a tela do outro e mexa nela, o que já me fez pensar nessa ideia de jogos, mas vi que não dava certo quando conheci. O problema delas é que a taxa de atualização de quadros pra se mexer no windows não é grande, mas a de um jogo é. Ou seja, você vê o mouse do seu amigo mexendo normalmente quando o move, mas se você abre um vídeo, vê que ele passa todo cortado, dando pulos como se tivesse travando, isso porque tem mais quadros passando por segundo do que a quantidade que se tem ao ver um mouse mexendo bem lento.

Mas como falei, algumas pessoas já usaram como alternativa, isso porque embora alguns jogos agitadíssimos como Bulletstorm não aguentavam, mas assim como existem jogos ultra rápidos, existem jogos super quietos, um bom exemplo é o maravilhoso Catan,  que é baseado em um jogo de tabuleiro real e só tem suporte a multiplayer local graças a um problema com direitos autorais. Mas sendo o jogo de tabuleiro, simplesmente não é necessário um monte de respostas rápidas a acontecimentos e muitos quadros passando.

E quando a era do streaming de gameplays acontecendo constantemente, várias empresas começaram a ficar de olho, como a valve que adicionou o recursos ao steam para permitir que os usuários mostrasse os jogos para os amigos durante a partida. Naturalmente esse tipo de recursos precisa de muito mais quadros do que um simples compartilhador de tela.

Dessa forma a Nvidia lançou o maravilhoso recurso Share, com alguns elementos muito legais, o de capturar enquanto se joga, permitindo duas coisas, mostrar para os amigos uma partida e poder conversar sobre o jogo e a segunda coisa é fazer upload direto e salvar o vídeo. Mas a coisa mais maravilhosa foi o recurso de cooperativo adicionado.

Você pode deixar o seu amigo assumir o controle do jogo totalmente, o que deixa que jogadores mais bacanas permitam que seus amigos joguem seus jogos e zerem mesmo sem ter ele instalado no PC. O segundo elemento é o acesso ao multiplayer do jogo se ele tiver suporte, permitindo assim tanto partidas cooperativas quanto versus, como se a pessoa estivesse do seu lado!

E para quem está preocupado com a velocidade da internet não aguentar, existe a opção de resolução, ou seja... O vídeo pode ser transmitido em baixa resolução pra coisa ficar mais leve ao ser transmitida e dessa maneira você pode jogar com conexões piores. Obviamente quanto mais diminuir a resolução, mais o gráfico fica feio. É como um vídeo do youtube quando você assiste em baixa resolução, mas pra quem tem PC ferrado o que importa é a diversão né? Hahaha.

Agora imagina que bacana o tanto de gambiarras que um negócio desse não permite? O tanto de amigos que poderão ser mais felizes? Simplesmente o tipo de recurso abre muitas portas, jogos que pessoas sempre sonharam em jogar com amigos de outro canto do país mas não puderem por ter só suporte local deixaram de ser uma barreira. Clique aqui para baixar a beta e testar.




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Show cara! Valeu pela dica!
    Sabe, eu tenho um amigo dos tempos de escola com o qual eu jogo online até hoje. Ele é praticamente meu único amigo para jogos, salvo as poucas vezes que conseguimos organizar alguma "Lan" com a galera aqui do trabalho.
    No meu ambiente de "jogo" em casa, tenho tudo instaladinho:
    - No-Ip para ter um endereço lógico permanente para que eu não precise ficar dizendo "qual é o IP" toda vez que vamos jogar algo;
    - Team Speak server, para conversarmos por headset enquanto jogamos;
    - IP interno fixo do meu PC, configurado no roteador;
    - Forwarding em todas as portas do meu roteador para esse meu IP interno (dessa forma, toda requisição que o roteador recebe, em qualquer porta, aponta para minha máquina. Enfim, meu PC é um verdadeiro servidor de jogos onlines, basta saber meu endereço "NO-IP" que você se conecta tranquilamente no meu TS server e no jogo que estou hostando. Inclusive, as vezes estou no trabalho e deixo meu PC ligado, hostando o jogo para esse meu amigo poder ir "grindando", ou construindo casinha, como no caso do Terraria.

    Porém, as vezes existem os famosos "multiplayer local", os quais eu também chamo de "couch multiplayer" (ou multiplayer de sofá), que são legais, pois realmente ter um amigo sentado no sofá jogando contigo é uma experiência sempre melhor. E por isso que os consoles que mais amo são da Nintendo, que promovem muito bem essa "experiência do sofá com os amigos", como já falei uma vez aqui nos comentários.

    Mas bem, atualmente tem um jogo com "couch co-op" que gostaria de experimentar com esse meu amigo, que (por mais gay que possa parecer) é o "Lovers in a dangerous spacetime". Porém promover alguma tarde de algum sábado para nós jogarmos em casa dá muito trabalho para mim. Prefiro jogar de madruga com ele pelo TS, mais fácil. Vou dar uma olhada nessa sua dica. Valeu!

    Pena que acho que a minha internet, e a dele, não vão ser suficiente para jogar jogos co-op por streaming.

    ResponderExcluir