Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como a tecnologia destruiu barreiras para gente comum

Uma coisa que eu sempre falo é que os tempos mudam e o que antes era limitado a um pequeno grupo acaba virando coisas espetaculares e acessíveis a todos. Hoje em dia é impressionante como o mundo dá oportunidades espetaculares a pessoas comuns, que estavam completamente limitadas ao que grandes empresas tinham a oferecer, mas o mundo muda e as coisas ficam cada vez mais espetaculares.

Começando pela impressora por exemplo, qualquer pessoa que olha para uma impressora pode pensar "O que tem demais nessa bagaceira?", mas antes se você quisesse ter uma impressão era bom estar preparado pra ir a uma gráfica e pagar valores absurdos. Na matéria sobre o Super Homem ter sido um vilão antes de ser um herói eu falei sobre os criadores tentando ganhar algum dinheiro durante a era da crise de 1929, eles criaram sua própria revista usando uma máquina de escrever pra imprimir e pagando por cópias, imagina se tivessem uma impressora disponível?


Claro, hoje em dia uma impressora é só mais um item, não dá para usá-la para competir até porque revista é um dos entretenimentos que foram consumidos pela internet, mas é uma boa amostra de que se hoje te der vontade de ter uma revista exclusiva você pode ir lá e ter, ou mesmo outras coisas como o Cthulhu de Papel que o povo me vê tanto usar em vídeos e fotos e em outra era eu teria que pagar pra ter um negócio desses. Isso sem contar com as impressoras 3D né? Os personagens de Final Fantasy VII impressos em 3D são uma amostra de algo que antes só poderia sair de uma fábrica.

Com a vinda da internet para todos então a coisa realmente foi uma revolução, o mercado online permitiu que as pessoas pudessem vender o que bem entendessem e um público gigantesco estivesse disponível sempre. E é impressionante como pessoas podem liberar seus talentos das mais variadas maneiras, a cultura pop e underground são coisas que impulsionam isso ainda mais, por exemplo se você compra massinha de modelar e monta um personagem de Fallout, seja super realista, seja com um toque mais fofinho, não vai demorar pra surgir gente de olho na coisa.

E então veio as campanhas Crowdfunding e aí sim a coisa se tornou outro nível, as pessoas sempre tiveram boas ideias em todos os tempos, é algo natural, quantos gênios não nascem na roça e morrem sem mostrá-la ao mundo porque não tiveram oportunidade? E com o financiamento coletivo uma legião de pessoas com ótimas ideias puderam mostrá-la ao mundo inteiro, fazendo jorrar dinheiro e se mostrando capazes de mudar o mundo sem precisar esperar empresas.

Tem outras coisas que parecem impossíveis as vezes só de se falar, como criar um jogo, mas é como falei na matéria sobre o seu e o meu sonho de criar um jogo próprio, as coisas mudaram tanto que hoje nós podemos ver crianças criando jogos tranquilamente, é uma realidade do nosso mundo que antes era simplesmente impossível.

Isso sem contar com uma penca de outras coisas que são tão comuns hoje em dia que nem notamos né, criar um blog ou vlog por exemplo, isso de ter público era exclusivo da imprensa. Então criei essa matéria para lembrar muita gente que se sente inútil, mas que computadores e internet garantem espaço para todos, é só saber usar seus talentos, por mais que sejam uma droga existe público pra tudo.  Fica a dica Ò_Ò!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito interessante a matéria, realmente a internet muda as pessoas, e ajuda também, como foi mais ou menos comigo, eu tive poucos amigos na minha infância, e durante o fundamental eu quase não conversava com ninguém no meu colégio, apenas com meu melhor amigo que estudava na mesma sala, mas se algum dia ele faltasse era osso de aguentar ficar sozinho, era assim simplesmente porque não tinha mais ninguém do meu colégio que gostava das mesma coisas que eu, e então eu acabava indo para internet, jogava online, e conhecia e fazia amigos nos jogos mesmo, e tinha minha vida social lá. Apenas mudei mesmo quando fui pro ensino médio (2013), que me tornei mais social, conheci pessoas novas, fiz novas amizades, me tornei menos tímido, algo que trabalho pra melhorar, alias minha timidez é algo foda, sou tímido no nível de as vezes falar até baixo de mais com medo de sei lá, desrespeitar a pessoa, e dai acaba que eu falei baixo de mais e a voz quase não saiu e dai eu fico puto comigo mesmo e reflito porque diabos fiz aquilo... mas enfim a internet é um bem tão grande quanto um mal que assola a sociedade, isso vai depender de quem você for aqui.

    ResponderExcluir