Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O intrigante caso do Playstation perdido da Nintendo

Eu já tinha comentado aqui no blog na matéria sobre o controle esquecido do Playstation 1, sobre a Nintendo quase ter sido a dona do Playstation. E claro, acontecem muitas parcerias em empresas e algumas apenas são esquecidas no tempo, no entanto mais de vinte anos depois, no começo de julho de 2015 surgiu na internet um suposto console original fruto dessa parceria que deixou todo mundo intrigado e gerou a dúvida sobre ser ou não real.

Mas primeiro é melhor falar um pouco sobre a parceria inicial. Quando a Nintendo foi criar o Nintendo 64, ela tinha muitas ideias em mente e pensou em abandonar as fitas da era do Super Nintendo e passar para a geração CD da coisa, e assim entrou em contato com a SONY, que já trabalhava com CD's de música e fazia aparelhos como o Discman.

E assim surgiu o protótipo chamado de "Play Station" que tinha suporte a fitas e a CD's, certamente o Super Mario FX teria sido lançado pra esse negócio aí. No entanto quando a Nintendo viu o preço que iria sair para fazer aquele negócio, e algumas cláusulas que estavam nos contratos, não gostou nem um pouco e caiu fora, decidiu fazer um novo video game de fitas mesmo e assim começou a desenvolver o Nintendo 64.

No entanto a SONY decidiu seguir o seu próprio caminho e assim o "Play Station" virou o Playstation e em 1994 foi lançado. Eu imagino como a Nintendo não deve ter ficado irritada com isso, afinal de contas no final ela poderia dizer "Eu criei um monstro!" hahaha, pois além de ter uma nova rival com um console bem mais potente em plena época do Super Nintendo, o Nintendo 64 só foi lançado dois anos depois, em 1996.
Daí sobraram só os falatórios e boatos sobre como a coisa seria, e vez ou outro surgindo alguma novidade como os três protótipos de controle do PS1 que tentavam se diferenciar do Super Nintendo. Mas o console em si ficou oculto, e é nesse ponto que entra nossa história de hoje, sobre o console que surgiu em 2015.

Tudo começou no fórum do site AssembleGames, um dos membros criou um tópico que chamou a atenção. Ele disse que o pai trabalhava em uma empresa que era parceira da Nintendo, mas que acabou falindo e sobraram um monte de caixas com coisas antigas. Daí enquanto fuçava acabou encontrando o que parecia ser um Super Nintendo, mas com o nome SONY, entrada para CD e no controle de SNES o nome "Play Station".

Aí já viram né? A internet ferveu com as notícias pra todo lado, as pessoas falando sobre o assunto sem parar. Não demorou muito para que o site francês PXLBBQ concluísse que era um console falso e que tinha sido feito pelo grupo especializado em customização Vadu Amka (também francês) que é especializado em fazer mudanças incríveis em consoles tipo aquele Nintendo 64 Slim. O grupo assumiu pelo twitter que foram eles mesmos e parabenizou o site por descobrirem.

Maaasss, nem todo mundo concordou com isso, inclusive o próprio criador do tópico, que criou um vídeo mostrando o console e falando que tinha achado mesmo e que não era falso. Já o grupo francês deletou o tweet em que assumem que foram eles, e isso esquentou um bocado a coisa, com pessoas perdidas sobre o negócio ser ou não real.
Já no começo se falava em vender pelo ebay, então isso fez ficar meio estranho o grupo simplesmente assumir e parabenizar. Afinal de contas seria como dizer "É isso aí galera, nós queríamos mesmo vender o negócio falso como se fosse original e lucrar uma fortuna hahaha parabéns, vocês são bons =D ".

Então pode ser que seja falso e eles tenham ficado sem graça por descobrirem e assim na tentativa de desandar as coisas por terem falado em venda, parabenizar, mas depois com a pressão do povo em cima, decidiram deletar o tweet para achar uma forma melhor de "sair dessa".

Por outro lado pode ser que o negócio seja verdadeiro, mas o grupo decidiu aproveitar para tirar uma casquinha da fama da coisa e assumir que fizeram para que assim os olhos de todo mundo se voltassem pra eles, no entanto a coisa pode ter ficado igual ao HOAX da montagem do turista que um brasileiro assumiu ter sido ele que fez sem realmente ter feito e por isso tiraram do ar tão rapidamente a mensagem.

Há ainda quem diga que a SONY ou a Nintendo entraram em contato com o dono e falaram pra ele não vender aquilo, por ser um equipamento que ele nem ao menos deveria ter em mãos, muito menos vender, e assim o próprio cara ficou confuso sobre o que fazer, já que aquilo pertencia a uma outra empresa que faliu. Confiram o vídeo que foi postada por ele após a mensagem dizendo que era falso:

No vídeo ele fala "Não é falso, não é feito por algum cara russo..." hahaha, também fala que está escrito no cartucho "Outubro de 1992". Muita gente diz que é cedo demais para um protótipo, no entanto levando em conta o tanto que ele parece com um Super Nintendo, eu acho uma data bem adequada. O cara chama o console de "Sony Nintendo Superdisc".


No vídeo ele também explica que não tem cabos de força, anteriormente (no fórum) ele já tinha falado que procurava por uma fonte pra abrir o drive de CD e ver o que tinha lá, além de checar qual o jogo da fita. Uma coisa interessante na parte de baixo é que tem um adesivo que ele diz não saber se é um Z ou um 2, caso seja um 2, será que não é um segundo modelo da coisa? Podendo ser uma cópia ou mesmo um "Protótipo 2".

Poucos dias depois do console ser apresentado, em uma entrevista em Hong Kong com o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, foi perguntado a ele sobre o assunto e se era mesmo real aquele console, o que respondeu foi o seguinte:

"Quando entrei na equipe do Ken Kutaragi em 1993, tinha um sistema chamado 'Play Station', que tinham suporte para os cartuchos do Super Nintendo e também para discos de jogos. Eu até cheguei a jogar alguns jogos nele."

"De certa forma, acho que é mais divertido se deixar isso como um mistério. Além disso faz bastante tempo..."

Isso deixou ainda maior o mistério, com o povo achando que talvez ele simplesmente não lembrasse mesmo, talvez tivesse sido orientado a não falar sobre o assunto, ou talvez fosse falso, mas ele achou graça e quis deixar a brincadeira continuar. E vocês, o que acham?

Conheça também o emulador do Playstation 1 que fez a SONY tremer.

Postar um comentário

1 Comentários