Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Esse foi o animal que inspirou a criação de Pikachu

Na época da grande febre pokemon, uma coisa que eu sempre achei estranho foi o Pikachu de rato, afinal de contas o seu visual com orelhas enormes, corpo grande demais e rosto em geral não parece nem um pouco com um rato. Mas pokemons nunca tiveram a obrigação de serem iguais a algum animal, não é? Portanto todo mundo simplesmente engole o papo de "Rato elétrico" e pronto, mas não é que ele realmente teve uma inspiração?

O bichinho em que Pikachu foi inspirado está em extinção, é raro e se chama Pika de Ili, sendo que quando pokemon foi lançado em 1995, o animal é tão raro que tinha sido descoberto apenas doze anos antes, diferente de alguns pokemons de origem óbvia que a humanidade tem noção da existência desde sempre.


Tudo aconteceu no longíquo ano de 1983, quando o cientista Weidong Li, que trabalhava no Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, estava fazendo uma expedição pela cordilheira Tian Shan, na China. Para a surpresa do cientista, ele acabou dando de caro com um bichinho estranho. E assim foi batizado como Pika de Ili.

Dei uma pesquisadinha aqui sobre o nome Pikachu, e a maioria das resposta que encontrei foi que significa "Raios Luminosos", mas pelo jeito não é bem assim, mas sim uma mistura de palavras. Talvez o criador de pokemon, Satoshi Tajiri , tenha colocado o nome, porque em japonês "pikapika" é uma onomatopeia para coisas brilhantes, e chūchū é o som de chiado.  Sendo assim pelo jeito ele se identificou com a primeira palavra e complementou com alguma outra que também se repetia, cortando as duas ao meio e juntando (acredito, né, nada oficial).

Desde então o bichinho teve pouquíssimos registros, e nos anos de 2002 e 2003, o mesmo cientista decidiu que também iria reencontrar o animal para tirar algumas "fotos do pikachu", mas as expedições de 37 foram um fracasso. No entanto mais de três décadas depois, em 2014 o cientista voltou ao lugar e finalmente conseguiu encontrá-lo mais uma vez para realizar seu sonho de registrar mais algumas imagens do pikachu!

O Pika de Ili tem alguns semelhantes, pois é uma espécie que faz parte de um gênero chamado Ochotona, composto no total por 29 espécies. A China os considera uma praga ruim para o pasto e desde 1958 tenta levá-los a extinção (o gênero, não a espécie Pika em especial que até então não tinha sido avistada) com veneno, mas em 2014, que o povo ficou mesmo revoltado com isso, pois com o anúncio do cientista que descobriu, o tema passou a ser falado.

Em uma descrição mais precisa do bichinho, a National Geographic China explicou em uma publicação que trata-se de um mamífero com uma média de tamanho de 20 cm, orelhas grandes e pelo acinzentado com manchas marrons. Agora sim bate mais com a descrição de um Pikachu, não? No entanto o que achei mais legal, é que a própria "voz" dele é muiiito semelhante a de um pikachu do anime, você praticamente espera o momento dele falar "Pi ka chu!". Confiram:

Uahahahham muito maneirinho né? Hoje em dia muita gente se diverte tendo réplicas fofas do Pikachu, que fazem barulhinho e tudo mais, porém não tem ideia de que a base para esse Pokemon foi um bicho real! Uma pena que é proibido ter um desses em casa, muita gente certamente mataria por um kkkkk. E aliás, não duvido que deva rolar altos Pikas clandestinos na casa de fãs não ein. Confira também como é a versão japonesa da música de pokemon.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Eu sabia que o Pikachu tinha sido inspirado em um rato, mas não nisso ae...

    E sim, os pokémons tem a obrigação de se aprecer com animais, afinal eles são os animais do mundo pokémon, afinal não existem animais lá, apenas pokémons... e pensando nisso pense: se existem apenas pokémons, TODAS AS CARNES, e até mesmo alguns vegetais, são na verdade pokémons mortos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pokemon é de pocket monsters (monstros de bolso) e Nem sempre serão representações de animais. E sobre eles comerem pokemons mortos já vi num episódio um restaurante que raptava o Psyduck para cozinhar

      Excluir
  2. Isso que você falou me lembrou uma curiosidade, existem animais no mundo pokemon, mas apareceram de forma modesta, tipo alguém passeando com um cachorro. Acho que depois vou dar uma pesquisada mais a fundo e fazer uma matéria sobre. Ò__Ò

    ResponderExcluir
  3. O cara, eu quero ser um veterano em algum site na Net, então incentiva mais o pessoal a comentar, porque ai eu vou poder dizer ''Eu tava aqui desde o começo'' e também vou poder zuar os novatos que porventura irão vir. (esquece o nome que minha conta tem, é que eu criei pra zuar o Planeta chewbacca.

    ResponderExcluir
  4. e quanto essa história de existirem animais no ''pokemundo'', na primeira temporada eu me lembro de dois casos: No primeiro é quando o Ash usa o pokedex num pokemon aéreo, e faz uma comparação com um pombo, e no outro é um episódio em que existe uma lenda de um fantasma de uma mulher que fica a beira de uma colina, esperando o seu amado voltar do mar, então eles descobrem que na verdade é um pokemon fantasma e blá, blá, blá, o importante é que o fantasma vira uma lontra (nem sei o que era aquilo, mas era um animal)

    ResponderExcluir
  5. Ah eu lembro desse negócio do pombo, quando eu era criança assisti mas não percebi na época, depois ouvi alguém falando sobre. Já o da lontra nunca ouvi falar nãi kkkk. Acho que uma matéria com diversos casos pode ficar realmente interessante. =D

    ResponderExcluir
  6. Acho que você já escreveu sobre a teoria do Ash em coma, certo Sky? Porque essa história de existir referências à animais na primeira temporada e depois os bixos irem se deformando até virarem poké-eletrodomesticos, tem tudo a ver com a teoria do coma.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Sim, postei uma matéria aqui sobre kkk. =D

    ResponderExcluir