Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Entenda a classificação indicativa de jogos nos EUA

No Brasil é muito fácil compreender a classificação indicativa, já que os selos adotados no Brasil são muito óbvios, colocando um número em relação a idade que algo é recomendado. No entanto nos Estados Unidos os selos são diferentes, adotados pela organização ESBR (Entertainment Software Rating Board).

Sei que alguns devem estar se perguntando "Pra que é que eu vou querer saber disso?", bom se fosse a classificação para outro país, não teria muita importância, mas levando em consideração que o Estados Unidos é o país onde está o público alvo principal de empresas de video games, isso já começa interessante pela própria curiosidade de entender como as coisas são classificadas lá, porém vai além e pode nos afetar.


Quer um bom exemplo de como isso pode nos afetar? Dá uma olhada na comparação entre Left 4 Dead 2 comum e a versão australiana, que tem diferenças na brutalidade da coisa, ou mesmo as diferenças de  Bulletstorm normal e Bulletstorm na versão alemã, que também foi alterado. E o motivo? As organizações responsáveis pela classificação não gostaram, fazendo assim com que o jogo fossem alterados.

Só que os jogos citados estão fechados a aqueles países e a diferença de alteração nos Estados Unidos é que o que é mudado lá, o mundo inteiro pode acabar recebendo exatamente o mesmo produto. Ou seja, o que poderia ser de um jeito tão mais legal, acaba saindo. E não estou falando apenas de violência, existem pequenos detalhes que são simplesmente mudado, é só ver as capas censuradas de Left 4 Dead 2, que mudaram coisas bem bobas. Então vamos para as classificações:

 RATING PENDING (Classificação pendente)

Não sei se vocês já prestaram atenção nos trailers de alguns jogos, mas as vezes um narrador fala bem rapidamente "Not yet rating", isso significa "Ainda não foi classificado", ou seja, é um selo temporário que talvez o produto final não tenha sido avaliado ainda, ou talvez ainda esteja em análise.

EARLY CHILDHOOD (Primeira infância)

Essa é a classificação colocada para criancinhas pequenas mesmo, aqueles jogos completamente inocentes e sem problemas, geralmente educativos, contendo músicas e visuais muito coloridos.


EVERYONE (Todo mundo)

Esse selo é destinado a material bem leve, pode sim conter violência suave e linguagem um pouco agressiva, mas sempre coisas bobas, na brincadeira. Por exemplo um personagem dar um empurrãozinho leve no outro, ou dizer que ele é feio. Mas geralmente se encaixa bem em jogos como de música e de dança, coisas tranquilas e saudáveis.

EVERYONE 10+ (Todo mundo +10)

Esse é como o anterior, mas já um pouco mais malicioso, pode conter uma coisa um pouco maior caso tenha violência e linguagem mais agressiva, por exemplo um jogo de super heróis, mas sem ser nada muito complexo como Super Man Identidade Secreta e muito menos algo brutal como Spawns, mas sim aquelas histórias básicas de heróis, um vilão roubou um banco, você vai lá, dá uns socos nele, salva o dia. Também pode ter um pouquinho de temas sugestivos, mas nada muito exagerado.

TEEN (Adolescente)

Esse conteúdo é voltado para pessoas com 13 anos para cima, pode conter violência, temas sugestivos, humor negro, e um pouco de sangue mas nada muito exagerado quanto a isso. Também é permitido um uso não muito frequente de linguagem agressiva.

Mature (Maduro)

Esse selo é voltado para jovens especificamente de 17 anos, ou seja, no nível máximo da adolescência. E em obras desse tipo é permitido violência intensa, muito sangue, coisas grotescas, conteúdo sensual e linguagem grotesca.

ADULTS ONLY (Só para adultos)

Aqui pode conter qualquer coisa abominável, perturbadora, é praticamente impossível uma desenvolvedora criar um título com esse selo, a não ser que o intuito seja realmente atingir a marca, pois normalmente a brutalidade em video games é grande, mas quase sempre cai no selo Mature. É aquele tipo de coisa que não é puramente uma violência comum, mas sim algo perturbador, estupro por exemplo é o tipo de tema que tá na mira do selo AO. Mas mesmo as empresas que conseguem a façanha de criar algo bizarro o suficiente para receber esse selo, tem medo e modificam o conteúdo imediatamente para cair ao nível Mature. Eu fiz inclusive uma matéria explicando o motivo de ser tão terrível ganhar um selo que é meramente 1 ano a mais que o anterior, clique aqui para dar uma lida.

Bom, é isso aí, caso ainda não tenham entendido, é só olhar o quadrinho lá em cima que mais claro é impossível, hahaha. Espero que a matéria tenha sido útil pra alguém.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Onde você achou essa primeira imagem? Bem explicativa e engraçada.
    E o seu post ajudou muito, nunca entendia isso muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria!!!! Gostei tanto que aproveitei pra entrar no site da ESRB e lá descobri que a grande maioria dos games com Adults Only são porque envolvem Conteúdo Sexual forte O_O. Fiquei surpreso com Indigo Prophecy estar nessa categoria não lembro de nada muito pesado no jogo....

    ResponderExcluir
  3. Amo o jeito qe o Sky escreve os textos, fica muito mais facil o entendimento @_@

    ResponderExcluir
  4. Gabriel

    São as cenas sexuais, a mulher do Tyler dança pra ele nua e tal e aparece a perseguida dela. Inclusive a "Indigo Prophecy" é a versão censurada, pois o nome do jogo mesmo é Farenheit, lançado na Europa, e não foi lançada nos Estados Unidos, daí para não receberem o selo, alteraram o jogo e lançaram como Indigo Prophecy, é um daqueles casos "temporários". Já a versão remasterizada, que não tem censura nem nada, ganhou só Mature, pois foi lançado muito tempo depois e hoje aquilo não é nada demais.

    Alex

    Obrigado. *-*

    ResponderExcluir