Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Tree of Life - Um MMO que me surpreendeu demais!

É muito difícil um MMO me encantar, e isso com certeza ao menos em parte, acontece devido a como Ultima Online me deixou mal acostumado, que era um MMORPG robusto demais, e os que vieram depois pareciam ser apenas jogos onde o objetivo era bater eternamente em inimigos pra poder ficar mais forte e bater com novos golpes, essa ideia de só evoluir me deixou cansado do gênero, em geral apenas jogos que eu ia passar um tempo, e depois parava para nunca mais voltar, fora algumas pequenas pérolas que eu voltava mais por ter criado algum tipo de carinho pelo jogo e não pela jogabilidade em si.

Eu lembro que certa vez, enquanto conversava com um amigo há muitos anos atrás, lá por 2005, ele comentou algo do tipo "Já pensou um MMORPG onde você pode destruir as coisas do mundo?", claro que aquela era só uma ideia na época, e que nós dois sabíamos que era inviável, no entanto com o passar dos anos e a evolução, a coisa foi ficando cada vez mais incrível e as possibilidades aumentando.


Quando fui jogar Tree of Life, mais ou menos uma década após a conversa que tive com meu amigo, eu lembrei na hora daquilo que ele disse. Claro, eu já tinha visto MMO's bem mais impressionantes do que os de 2005, mas a semente da discórdia já tinha sido plantada em mim, e aquela sensação de que MMO é um gênero sem criatividade fez com que eu fosse bem mais rigoroso ao julgar jogos desse tipo.

Apesar de tudo, tomei um baita susto quando olhei a página do jogo pela primeira vez e as análises estavam como "Extremamente Positivas", se no steam já é muito difícil que um jogo fique com "Muito Positivas", imagine um nível a mais? Pra se ter uma ideia melhor em números, até então tinham menos de 50 análises negativas, e mais de 2000 análises positivas. Isso foi o suficiente para despertar minha curiosidade.

Não procurei me informar muito, apenas entrei no jogo, comecei no meio do mar, a noite, achei estranho, estava escuro demais, nadei até a praia e logo fui atacado por um monte de criaturas que me mataram. Me tornei um fantasma e comecei a coletar umas pedras, que diziam diminuir o tempo morto em 30 segundos. Quando voltei a vida, vi um acampamento a distância com um monte de jogadores reunidos, fui então até lá dar uma conferida.

O povo estava conversando, alguns ao redor da fogueira, outros mexendo em mesas de trabalho, achei estranho tanta gente reunida em um acampamento, normalmente em MMO's são cidades que reúnem o povo, estranhei não ter ninguém distante. Porém como morri rapidamente para criaturas da noite, logo deduzi que só estavam ali para ficarem seguros por enquanto, mesmo assim achei estranho tanta gente junta em um só lugar.

No entanto quando amanheceu, que as pessoas começaram a se espalhar é que notei o que realmente estava acontecendo ali, pessoas chegando e trazendo caixas, outros indo extrair carvão, alguns lutando com monstros próximos, quando dois caras se aproximaram com peixes imensos em cima dos ombros e um deles falou "O jantar de hoje a noite tá garantido" é que percebi que aquilo era um trabalho em equipe!

E o jogo é exatamente sobre isso, comunidade! Aqui você acha outras pessoas e pode entrar em conflito com elas, se matarem. Ou pode conversar e se unir a ela. Um grupo pode formar uma equipe e juntos criarem um acampamento, que logo pode virar uma vila, ou talvez até mesmo uma cidade!

Existem várias skills, e cada jogador pode se especializar em algo, um pode ficar construindo ferramentas, outro pode ir coletar madeira, outro pode pescar, e assim vai, é realmente grande a quantidade de habilidades que se pode desenvolver, mas você tem que ficar treinando elas.

É lindo de se ver uma comunidade crescendo, e surgindo do nada, plantações, criações de animais, áreas de trabalho, cercas, e depois até mesmo muralhas! Você pode fazer uma cidade surgir e ficar gigantesca. É lindo ver você preparando ferramentas de trabalho, juntando itens, criando novos e construindo coisas. Com esse jogo eu tive uma sensação semelhante a que eu tive em Unturnerd, com aquele climinha de trabalho em equipe

E uma das coisas mais emocionantes, é que você tem que ir interagindo e não sabe o que esperar, por exemplo, eu estava jogando sozinho e vi um acampamento, me aproximei, os caras me mataram imediatamente, voltei e mataram de novo. Depois fui pra um lugar distante dali e cheguei em um lugar, perguntei pra um cara se eu poderia ficar ali, e ele disse que poderia passar a noite, me deu comida e tudo mais. E ainda em outro exemplo, eu e um carinha estávamos em um acampamento de noite, e vimos um outro jogador se aproximando, com o nick vermelho, ou seja, ele tinha cometido algum crime. O cara começou a conversar, e nós ali quietinhos só esperando ele tirar a faca haha, mas no fim acabou sendo tranquilo.

E além de construir uma cidade, tem também os perigos que a rondam, ataques de animais selvagens, hordas de monstros, ou até mesmo outros jogadores, uma cidade rival querendo atacar e destruir tudo. E você mesmo pode jogar de uma maneira diferente, uma guilda de bandidos, invadir lugares estrategicamente e detonar tudo hahaha, esse jogo é simplesmente muito bom!

Se você não fala, recomendo aprender inglês urgente se quiser falar com os outros jogadores, mas ainda assim o jogo é bem intuitivo e você pode participar sem saber exatamente o que fazer, é bem bacana. Mas recomendo mesmo é que arrumem alguns amigos para jogar, isso sim com certeza vai gerar muitas horas de diversão.

Enfim, se você é apaixonado por climinhas como o de Treeker: The Lost Glasses, aquela sensação de estar na beira da praia, mas também ama jogos em que se pode contar com a ajuda de outros jogadores, certamente vai gastar muitas horas nessa maravilha aqui! Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Não sei se é costumeiro do seu blog, mas já ia sair sem comentar mais uma vez, mesmo me identificando com seu sentimento no jogo e querendo te agradecer por compartilhar essas maravilhas que rolam nesse seu espaço!

    Desculpe por não comentar nos outros jogos que conheci aqui, e que me diverti e ainda me divirto. Eu sou alguém que não tem tanta paciência pra comentar sempre, mas sou de reconhecer quando as pessoas merecem!

    Parabéns, pelo trabalho, dedicação e força pra continuar fazendo o que gosta.

    Você é uma inspiração.

    Grande abraço!

    Ass: John!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, fico feliz que te agrade. =D

    ResponderExcluir
  3. Que legal se der vou dar uma conferida... mas eu estou mesmo esperando o Everquest Next, vai ter tudo isso ai e MAIS! O mundo vai ser completamente destrutível... eu quero ver a bagaça que vai virar.

    ResponderExcluir
  4. comecei a jogar ontem, passei pouco tempo pq terminei de baixar ja era 23 hrs, gostei bastante do que vi e o pouco que aprendi foi com a ajuda de algumas pessoas que eu encontrava e me tiravam duvidas na hora.
    gostei do post :)
    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Cara você presta um serviço de utilidade publica pra comunidade gamer. De alguma forma vc terá de ser recompensado por este trabalho que faz. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Espero que seja em dinheiro Ò_________Ò!!! Uahahaha, obrigado cara. =D

    ResponderExcluir