Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Entre a Foice e o Martelo | E se Superman fosse soviético?

E se a nave do Super Homem tivesse caído em solo russo ao invés de terras americanas? Esse é daqueles quadrinhos que conseguem impressionar bastante especialmente pela proposta apresentada, mas quando você vai ler, vê que é uma coisa que vai bem além e mostra uma história intensa pra caramba e muito bem trabalhada. Lançada em 2003, Entre a Foice e o Martelo é um baita de uma obra de arte e que muitos consideram como a melhor história em quadrinho do Superman.


A história tem início na década de 1950, durante a guerra fria, quando a União Soviética revela ao mundo algo que causa pânico aos norte americanos, um alienígena que os serve e tem poderes capazes de esmagar qualquer nação. Rapidamente relatos em todos os Estados Unidos passam a aparecer, dizendo que avistaram o ser voador nos céus e simultaneamente em lugares muito distantes, o desespero toma conta do país e rapidamente o presidente dá permissão ao gênio Lex Luthor, de fazer o que estiver a seu alcance, para mostrar a superioridade norte americana.

Essa história em quadrinho é realmente fantástica demais, te faz viajar, ir acompanhando e se apaixonando, as coisas são mostradas através dos anos e você percebe os personagens envelhecendo, os planos estratégicos de Luthor e Super Homem e as falhas, as dores e pesos de consciência em suas atitudes, é realmente algo muito bonito de se ver e tão bem trabalhado que chega a dar arrepios, foram poucas as coisas que não gostei nos quadrinhos, como por exemplo o fato de Luthor ficar o tempo todo se gabando de sua inteligência incrível em momentos que não tem nada a ver, mas fora isso é fantástico!

Existem outros heróis nesse universo, por exemplo você verá um Batman russo que é um terrorista e faz o caos para o governo, pois não acredita na forma que ele é conduzido e assim tem todo um grupo liderado por ele, além de boas adaptações de ambientes como a Batcaverna, que são várias partes dos esgotos onde ele se esconde. Também é incrível ver a liderança de Superman, a forma que ele pode observar a cidade inteira de uma vez e como vai ficando exausto em todos exigirem tantos.

Essa é uma HQ que te faz pensar e refletir sobre certas atitudes que são tomadas e em como existe o bom e ruim nas coisas. O fato de se passar durante a guerra fria deixa as coisas ainda mais charmosas, parece tudo tão luxuoso, existe um brilho especial em mostrar a história sendo recontada em um mundo onde super heróis existem e as coisas são diferentes do que conhecemos.

Enfim, fica aí essa dica maravilhosa de história em quadrinhos, você pode encontrar ela também pelo nome de Superman: Red Son. E aproveitando, confiram também Superman Identidade Secreta, que também sou apaixonado por apresentar uma ideia também bem diferente. Se você fala inglês, também foi lançado em Motion Comic e é possível assistir inteiro no youtube, confiram:

Postar um comentário

8 Comentários

  1. rapaz...ta ai algo que eu preciso muito ler, pois deve ser muito engraçado por conta da nossa visao do super homem como um "alienigena americano" kk

    ResponderExcluir
  2. Eu já li ,achei boa pra caralho.Adoro revistas desse tipo ,lembrei do Hipertempo e dos Elsewords(essa revista faz parte deles se não tiver me enganado) da DC e "O que aconteceria se " da Marvel

    ResponderExcluir
  3. Acho que existe um jogo cancelado do Batman que se passa na Inglaterra vitoriana e o Batman iria a procura do Jack the Reaper.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem nada a ver com a matéria. Falei pq me lembrei agora. Hehehehe

      Excluir
  4. Ant Girl

    Isso mesmo é dessa mesma coleção.

    Gabriel

    Tem a ver sim, você está falando do Gotham By Gaslight, ele foi cancelado, mas foi baseado em uma HQ da coleção que a Ant Girl citou, ela apresenta heróis de forma alternativa, cheguei a fazer uma matéria sobre esse jogo e a HQ do Batman citada, aqui:

    http://www.nerdmaldito.com/2012/04/gotham-by-gaslight-assista-um-video-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ambientação seria fenomenal no jogo, mas como de todos milhares de jogos do Batman só vi os da série Arkhan bem sucedidos.
      Pena que esse foi pro cemitério dos jogos que nunca irão ver a luz do dia... Junto com Star wars 1313, Mario 128, The last Guardian (não, pera aí, esse vai \o/)

      Excluir
  5. Batman na era vitoriana seria show de bola, ai falta bolar um batman na pré história.

    ResponderExcluir
  6. Quando estava lendo a HQ de Injustice, soube dessa HQ e logo fui lê-la. É muito interessante ver o que a diferença de cultura, pode mudar num personagem tão icônico como o Superman, seu comportamento, seus conflitos, enfim... muito boa

    ResponderExcluir