Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

GameGuru - Crie seu próprio jogo em poucos minutos!

Por muito tempo existiu aquele sonho intocável de se fazer um jogo próprio, antigamente essa ideia era realmente algo surreal demais para uma pessoa comum. E quando alguém descobria a existência do clássico RPG Maker, era algo que abria portas e deixava a pessoa a mais um passo desse sonho, mesmo assim era algo que estava limitado a um certo público e não se podia criar algo muito além, ao menos não sem saber programar.

Felizmente com a popularização dos computadores e jogos se tornando algo cada vez mais atraente no mundo todo, novas tecnologias também passaram a ser desenvolvidas, ferramentas acessíveis começaram a surgir, como a Leadwerks Game Engine e qualquer pessoa teve a liberdade de fazer o seu próprio jogo, mas ainda com a limitação da programação, só que começaram a surgir ferramentas de criação cada vez mais fáceis, entre elas o GameGuru, um programa ótimo para criar jogo sem a pessoa precisar saber programar nada!

O que torna a ferramenta tão interessante é que ele é apresentado em forma de editor de nível, sendo assim aqui você se sente "desenhando" o seu jogo, ou seja, vai pegando os elementos colocando no cenário, retocando, adicionando pontos como onde o jogador vai começar a partida, onde tem um checkpoint, etc. A coisa é direta ao ponto, muito fácil e em questão de minutos você pode construir um nível inteiro e jogar nele.

Aqui você começa realmente do zero e vai montando a coisa, portanto inicialmente você tem o terreno, que vai usando ferramentas como aumentar, diminuir, as áreas do mapa você não precisa se preocupar com a textura, pois elas também são pintadas, ou seja você pega um pincel com o tipo de terreno que quer ali e vai passando para ele surgir naquela área. Dessa maneira você pode fazer o ambiente ideal com montanhas, lagos, desfiladeiros, etc.

Depois disso você coloca os elementos do terreno, árvores, pedras, cercas, troncos caídos no chão, o que for, é possível criar um vasto ambiente natural. O nome dado a cada elemento do jogo é "entidade", e existem várias entidades além de elementos de terreno, como por exemplo casas, móveis, jarros, armas, são centenas mesmo.

Após distribuir os elementos do cenário, você distribui os personagens, eles já vem com inteligência artificial, portanto é algo que também não é necessário se preocupar, eles já andam, atacam, tem sons próprios e etc. E com isso pronto, você já pode apertar o botão e jogar, ou mesmo exportar o arquivo para jogar.

O programa vem com vários temas para diversos tipos de jogos, por exemplo você pode criar um jogo infantil, todo colorido e cheio de coisas fofas, mas pode também criar um jogo de terror. Existem grupos de objetos e personagens para diversos tipos de jogos, então ao mesmo tempo que você pode criar um jogo de tiroteio cheio de ação e explosões, pode criar um jogo medieval com vila, personagens vestidos com roupas rústicas e tudo mais.

Mas claro, dei um exemplo rápido aqui, existem várias configurações mais avançadas, quando você seleciona uma entidade, pode movê-la, mas também pode apertar em opções e personaliza-la, deixando a coisa mais avançada, por exemplo pode ir em propriedades e modificar uma série de fatores na inteligência artificial de um inimigo. O mesmo serve para todo tipo de entidade e até mesmo o cenário em geral, como o céu, a tonalidade de cor que vai bater no ambiente e tal.

Você também pode criar jogos multiplayer! E isso sim é uma baita de uma surpresa, imagine criar jogos e rapidamente se conectar a amigos? Aqui você pode fazer isso e assim aproveitar bem de suas criações de uma maneira mais avançada.

Existe suporte a objetos extras, então você pode pegar mais objetos na comunidade e usar, ou pode comprar novos objetos, e uma coisa fantástica é que você pode também vender! Ou seja, se você sabe modelar, pode muito bem colocar suas criações a venda, ou mesmo fazer umas amostras grátis e por outras mais sofisticadas a venda. Os preços dos objetos variam bastante, por exemplo é possível achar um moinho animado por 1.50, um cachorro com inteligência artificial por 4 dólares, e um pacote de 30 objetos por 15 dólares.

Outra coisa legal é que a desenvolvedora não cobra se você publicar seu jogo, então você pode criar algo e vender, os direitos são todos seus. E isso é algo que acaba sendo animador, pois você pode sim criar um jogo usando apenas os editores de personagens e objetos do próprio programa, mas pode também levar o projeto mais a sério e fazer algo como gastar 100 reais em objetos diferentes e gerar uma criação bem diferente.

Mas, apesar de tanta coisa boa, é preciso deixar claro que esse é um programa limitado e as coisas podem sair extremamente travadas, as vezes a inteligência artificial fica bem estranha e o seu jogo dá uma certa impressão de genérico demais, portanto é algo que você tem que criar com cuidado e pensar bem no que quer aplicar. Felizmente a equipe criadora trabalha constantemente em cima, e assim aperfeiçoamentos vão sendo feitos e aos poucos as coisas vão ficando mais polidas, além do suporte da própria comunidade.

Enfim, é claro que GameGuru é algo para iniciantes e pessoas que querem fazer jogos mais simples, e especialmente é um programa feito para pessoas criativas, não basta saber mexer, você tem que ter boas ideias pra fazer algo realmente legal aqui. Então se você sempre quis criar um jogo sem precisar programar e acha que tem ideias realmente boas, esse programa pode ser perfeito! Já se você é um usuário mais avançado e que sabe programar bem, fique atento que essa engine é mais para um editor de nível mesmo. Quem se interessar é só dar uma conferida no site oficial para mais informações.  Também recomendo darem uma olhada na fantástica Glue Engine, que faz algo semelhante, porém com opções bem mais avançadas, sendo assim atraente até mesmo para quem já programa.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Quais são os requerimentos mínimos pra fazer funcionar?

    ResponderExcluir
  2. OS: XP, Vista, 7, 8
    Processor: Intel Dual-Core 2GHz or AMD Dual-Core 2GHz
    Memory: 2 GB RAM
    Graphics: NVIDIA GeForce 400 series or AMD Radeon HD 6000 series, 1GB Video Card (Minimum Shader Model 2.0)
    DirectX: Version 9.0c
    Hard Drive: 4 GB available space
    Sound Card: DirectX Compatible Sound Card with latest drivers

    ResponderExcluir