Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Fantasy Grounds - Para quem quer jogar RPG na internet

Sem dúvidas uma das coisas que o mundo moderno acabou naturalmente modificando, foi a prática de jogar RPG de mesa. As pessoas hoje em dia são muito mais caseiras e não há tanta empolgação para se sair de casa e juntar-se com os amigos. Antigamente, sem a internet, as pessoas estavam muito separadas e não havia uma motivação para se ficar em casa, sair valia muito a pena, hoje em dia a quantidade de opções caseiras é tão grande que todos acabaram naturalmente se acomodando, e assim passaram a surgir certas alternativas para práticas que eram comuns, e hoje vou falar de Fantasy Grounds, um jogo que facilita bastante aqueles que amam o RPG de mesa.

Esse programa faz uma simulação de uma mesa onde outros jogadores podem se conectar e assim conversarem e jogarem dados, organizarem fichas, interagirem com mapas, entre outras coisas, fazendo com que lembre bem como é se divertir com um grupo de amigos, e até mesmo agilizando muitas coisas que não são tão simples de se organizar quando se está jogando fisicamente as partidas de RPG.

Eu sei bem que existem diversos programas por aí que fazem isso, mas o diferencial desse, é a complexidade, isso porque são colocadas tantas ferramentas, que é obrigatório o mestre dar uma analisada nas possibilidades antes de começar uma campanha, afinal de contas é fácil ficar perdido com as coisas que são oferecidas, até mesmo pode ser assustador para alguns. Sendo assim, é aquela coisa de se esforçar para ter uma recompensa maior ainda, até mesmo porque só é preciso que um dos jogadores queira aprender e o que os outros aprenderão só são coisas básicas, vídeo tutoriais ajudam um bocado.

Mas apesar da complexidade inicial, o programa tem um visual atraente, facilitando bastante as coisas e assim não deixando ninguém perdido. Você tem uma boa quantidade de ferramentas do lado direito, que são apresentados em brasões, cada um com uma cor diferente, e nele há notas, mapas, personagens, NPC's, e outras coisas. Cada lugar você pode clicar e adicionar coisas só esperando para serem usadas.

O mestre deve preparar a campanha antes e ir guardando os arquivos nos brasões, por exemplo você pode criar fichas de personagens e guardar ali para somente na hora certa retirá-las e colocar na mesa para que os jogadores possam ver. Isso deixa tudo de uma maneira bem confortável e organizada, facilitando bem as coisas e gerando uma ótima sessão, além de já mostrar o quanto compensa aprender a mexer.

Outro detalhe interessante é que é possível criar coisas em que se dá para interagir, como por exemplo os mapas, você pode criá-los e adaptar a escala para o tamanho perfeito, além de usar fichas para simbolizar os personagens e colocá-los para andar pelo mapa, isso dá aquele toque especial de tabuleiro real.

Enfim, fica aí a dica de um ótimo programa para quem quer jogar uma sessão bem completa de RPG, e ainda há suporte para DLC's onde é possível pegar suplementos de sistemas prontos e carregar suas regras já no programa. Quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial de Fantasy Grounds.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Tem br nele? porque se não tiver ai é foda.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Nerd Maldito a muito tempo eu procuro 1 jogo desse

    ResponderExcluir
  3. O grupo você precisa arrumar, é RPG de mesa, então normalmente é jogado com conhecidos.

    ResponderExcluir
  4. A magia esta na imaginação, e os gráficos aí são limitados. No rpg2ic é cheio de brasileiros, com uma tela de chat nas salas e dá para por músicas também. Fiz bons amigos lá.

    ResponderExcluir