Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que são jogos do gênero TBS, TBT e TRPG?

São tantas siglas não é mesmo? E essas do título são só algumas desse gênero, pois existem muito mais, porém elas são as mais comuns, portanto resolvi criar uma postagem aqui para explicar um pouco sobre esse gênero e sub-gêneros que vemos tanto, mas nem sempre se sabe exatamente qual o termo adequado para se referir, e que certamente acaba ajudando um bocado na hora em que você está com vontade de jogar algo nesse estilo.



Bom, vamos começar pelo gênero TBS, que é a sigla para Turn-based strategy, ou seja jogos de estratégias baseados em turnos, mas ao contrário do que muitos pensam, esses jogos não nasceram no mundo virtual, sendo que o símbolo máximo de jogo de estratégia, é o Xadrez. Mas naturalmente quando surgiram os computadores, passaram a surgir jogos do estilo no PC. Esse tipo de jogo não é tão óbvio de se imaginar qual é, pois apesar de muitos já pensarem em algo no estilo Civilization, acaba sendo uma coisa um tanto mais ampla, portanto não precisa ser complexo, pode ser algo bem simples, desde que seja em turnos, como por exemplo HIVE, e pra falar a verdade os TBS não precisam nem ao menos de representação gráfica, existem até mesmo em jogos que só tem texto.

O TBT por outro lado é uma visão mais conhecida, normalmente quando as pessoas pensam em jogo de estratégia baseado em turnos, já veem por esse lado. A sigla é de Turn-based tactics, e representa jogos em que se há uma simulação militar da coisa, ou seja os jogadores são colocados em ambientes que terão que se adaptar a aquilo, e assim há coisas mais complexas, vantagens e desvantagens de se estarem em um lugar, TBT's normalmente não colocam todas as condições exatamente iguais para todos os jogadores, pode até serem parecidas, mas em geral é preciso se adaptar às condições presentes. Warlock 2: The Exiled é um bom exemplo desse sub-gênero.

E por fim temos os TRPG's (Tatical Role Playing Games), que também são um subgênero, e que apesar de serem confundidos com os TBT's, não são a mesma coisa, já que esses te colocam no papel de personagens principais e completamente importantes para a a trama, não são como os heróis dos TBT's que podem até ganhar nível e tudo mais, mas se morrerem podem ser substituídos, nos TRPG, os personagens que você controla são os principais. Também acaba sendo muito fácil achar jogos do gênero ao se procurar por SRPG (Strategy Role Playing Game), isso porque é assim que são conhecidos no Japão, e lá o gênero é bem mais comum. Um bom exemplo do gênero é Agarest Generations of War Zero. Esse sub-gênero se popularizou e ganhou esse padrão com o lançamento de Final Fantasy Tactics, portanto assim que você vê um jogo que tem "Tactics" no final, normalmente se refere a TRPG's e não a qualquer outro sub-gênero de TBS.

Enfim, é isso aí, espero que isso ajude algumas pessoas a procurarem melhor por jogos de certos gêneros. =)

Postar um comentário

1 Comentários