Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Strain - Ficção científica com toque de horror clássico

Essa é uma série que me surpreendeu com o seu episódio piloto, especialmente pela reviravolta no tema. O trailer dela foi me mandado algum tempo antes do lançamento e eu realmente fiquei bastante fascinado, mas ao ver, tive um grande impacto, percebendo que não era bem o que eu estava imaginando. Sendo assim, essa é uma das matérias que eu já digo logo que se você quiser realmente ter uma surpresa, recomendo assistir o episódio sem ler nada a respeito. Há alguns spoilers do primeiro episódio nessa matéria, já que realmente tenho que comentar alguns pontos interessantes.


A história começa com um avião onde uma coisa surge e ataca todos os tripulantes, repentinamente o veículo aparece em um aeroporto e logo várias equipes são chamadas, pois não há contato com o piloto, e ninguém saiu de dentro, nem ao menos há um sinal do que está acontecendo. Isso imediatamente faz com que se veja a possibilidade de um tipo de ataque terrorista. Quando especialistas em risco biológico entram no avião, são surpreendidos ao ver que todos estão sentados em seus assentos, mortos, mas nenhum demonstra ter lutado, ou algo assim, e a partir daí começa uma investigação sobre a origem das mortes.

Quando eu vi o trailer dessa série, não deu outra e a primeira coisa que pensei foi no curta metragem Vessel, inclusive cheguei a imaginar que o Del Toro tinha se empolgado com aquele universo apresentado e resolvido fazer algo do gênero, o que não seria surpresa, já que o diretor anteriormente se mostrou um grande fã de H.P Lovecraft e a partir daí surgiu Círculo de Fogo. Mas ao dar uma pesquisada, vi que era pura coincidência, pois a história é baseada em um livro do diretor, lançado em 2009, com o mesmo nome e que foi lançado no Brasil com o nome de A Estirpe. O livro foi o primeiro da chamada Trilogia da Escuridão, seguido em 2010 por "The Fall" e em 2011 por "The Night Eternal". Houve ainda uma adaptação para quadrinhos em 2011, em 24 edições.

Mas sobre a série, eu jurava que era algo a ver com alienígenas, o clima do trailer junto com a lembrança do curta Vessel simplesmente deixou óbvio ao meu ver que era algo que tinha a ver com naves aparecendo a qualquer momento. A grande surpresa foi ao me deparar com uma coisa que mais me pareceu um Reboot de Nosferatu. E aliás, eu realmente acho que o Del Toro deve ter pensado nisso, porque não é possível.

Sei que alguns devem estar estranhando, mas em Nosferatu nós vemos uma criatura inimaginável, um vampiro, chegando de navio a uma cidade, porém quando o navio chega, ninguém da tripulação está viva, e então uma terrível peste começa a consumir a cidade e levar o terror a todos. Como o conde não pode sair de sua terra natal, ele leva um caixão cheio de terra.

Já em The Strain, um avião chega a Nova Iorque cheio de passageiros mortos, há uma criatura que consome sangue dentro, e quando vão investigar as bagagens, acham uma gigantesca caixa cheia de terra, é também descoberto um parasita que começa a entrar nos corpos de várias pessoas. Isso sem contar com o visual da criatura, que não aparece no primeiro episódio, mas acabei vendo sem querer na internet.

Então essa é uma série que acabou me deixando encabulado, especialmente porque essa sensação de vampiro que há nela acabou gerando aquela dúvida enquanto eu assistia o piloto, "Será que isso é um vampiro mesmo? Será que essa coisa não veio do espaço e acaba agindo exatamente como um vampiro, mas na verdade é um alien que consome sangue? E esses parasitas que fazem as pessoas ficarem loucas por sangue? Mas o que diabos está acontecendo?" O clima passado é bastante semelhante ao que tive nos episódios de Fringe, com toda aquela atmosfera de ficção científica, ainda mais com os personagens principais, tendo um cara, uma mulher e um velhinho para investigar as coisas estranhas que pareciam impossíveis.

Enfim, gostei bastante do início da série e recomendo darem uma conferida, acho que foi uma boa forma de apresentação, além de que a qualidade que ficou nem parece de série, mas sim de uma grande produção para o cinema. Caso você tenha se interessado, pode conferir aqui.

Postar um comentário

1 Comentários