Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

FRAPS - O programa de gravação que você precisa ter!

É impressionante como tem alguns programas clássicos que nós usamos de tempos em tempos, mas acabamos sempre adiando experimentar a versão completa, e no caso FRAPS é um desses, acredito que seja o programa mais conhecido que exista quanto a gravar vídeo de jogos. See você for a algum lugar da internet e perguntar se alguém sabe um programa para gravar vídeos, é completamente improvável que uma pessoa não diga "FRAPS", e atualmente acabei resolvendo testar a versão completa e decidi escrever também uma matéria sobre esse programa.



Lembro que a primeira vez que usei o FRAPS foi há muitos anos atrás e eu fiquei abalado com o tamanho que o vídeo ficou, era muito espaço no HD para se usar em um vídeo e na época eu não conseguia entender, me parecia ser demais pra mim, e nem imaginava como tinham pessoas que armazenavam vídeos assim. O que acontece é que eu não entendia ainda, mas o tamanho dos vídeos é devido ao codec, gravar um vídeo enquanto se joga é pesado demais, além do computador estar processando o jogo, o FRAPS vai ter que processar a gravação, portanto fazer essas duas coisas e ainda ter que converter ao mesmo tempo para um vídeo de tamanho pequeno seria um absurdo. Sendo assim o que o FRAPS faz é pegar o vídeo puro e por no HD.

Hoje em dia com os tamanhos dos HD's pode não ser um problema, mas é sempre bom dar uma economizada, portanto uma solução simples é pegar um conversor, e assim que terminar de gravar, apenas converter um vídeo para um codec que o deixe com tamanho curto e o problema estará resolvido.

Mas sobre o FRAPS em si, o programa é bastante luxuoso ao meu ver, muito simples de usar, com um visual que vai direto ao ponto, e com um resultado gratificante. As configurações dele acabam deixando fácil dar uma aliviada no peso do jogo, como por exemplo a opção para capturar metade do tamanho que estiver sendo exibido na tela, fazendo assim com que seja bem mais leve o resultado final, ou a opção de pegar uma quantidade menos de FPS.

Testei a versão PRO muito atualmente, decidi fazer isso porque quando fui gravar um vídeo de teste, vi que o resultado estava bom, porém tem duas limitações, o primeiro é a marca d'água que aparece no topo do vídeo, e a segunda é que a cada 30 segundos de vídeo gravado, ele corta, fazendo assim com que no final você tenha que gravar vários vídeos de 30 segundos, a versão final retira essas duas limitações, o que é ótimo.

Então para quem não quiser pegar uma placa de captura pra fazer o serviço e estiver procurando um bom programa de gravação de vídeos, fica aí a dica, esse é o tipo que vale a pena compra a versão PRO. Quem se interessar em baixar a demo para experimentar pode dar uma conferida no site oficial.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Você não poderia, posteriormente, pegar os vários vídeos de 30 segundos e unir com um programa de edição de vídeo?

    ResponderExcluir
  2. Poderia, assim como eu poderia fazer um recorte e tirar um pedaço do vídeo para aparecer só a parte onde não tem a marca d'água. Mas isso não é nada prático, ainda mais pra um programa que vai durar a vida toda, é o tipo que vale a pena comprar a versão pro.

    ResponderExcluir
  3. Nerd Maldito!
    Poderia fazer um Post de "Manual de Intruções para o Fraps"?
    Eu sou meio ruim com ele!

    ResponderExcluir
  4. Skywalker, experimenta um dia usar o bandicam crackeado, deixei de usar o fraps pra usar esse bandicam.

    ResponderExcluir
  5. O ShadowPlay da NVidia é bem melhor. Ele usa a própria placa de vídeo para codificar o vídeo em H.264. A única restrição é que, para usá-lo, você precisa de uma placa de vídeo NVidia de última geração.

    ResponderExcluir