Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Esse foi o primeiro mapa do Brasil! Confira!

Como vocês sabem muito bem, o Brasil não foi descoberto todo de uma vez, e naquela época era necessário exploradores entrarem a pé em um lugar desconhecido cheio de animais selvagens, não bastando isso, havia um constante medo gerado por superstições e ainda tinham os índios para completar a festa, ou seja, não foi tão rápido o processo de homens entrarem nesse matagal que é nosso país e vascular tudo, mas mesmo assim já faziam mapas, e essa postagem é exatamente essa curiosidade, o primeiro mapa do Brasil!

O engraçado é que o mapa aí em cima não é português, mas sim francês, descrito pelo navegador Jean Parmentier e publicado em veneza no ano de 1556 no "Atlas Delle Navigazione e Viaggi" de Giovanni Battista Ramusio. Nele é descrito detalhes sobre a navegação pelas terras desconhecidas, e detalhes sobre a relação francesa com os povos indígenas descobertos, extração de pau-brasil e animais silvestres capturados.

Eu sei que a primeira vista o mapa pode parecer muito confuso, porém isso acontece porque ele foi publicado deitado, sendo assim observe que o norte na verdade está na parte direita e o sul na parte esquerda. Também veja que há monstros marinhos nas águas, acredito eu que eles podiam até mesmo acreditar nisso, afinal o mundo era pura aventura e desconhecido, homens poderiam ver algum animal no mar e achar que era um monstro gigantesco hehehe.

No centro do mapa, veja que há um vulcão ativo, o que é bem interessante e fantasioso, visto que os vulcões brasileiros ficaram inativos há 65 milhões de anos. Observe também que no topo do mapa está escrito "Terra Non Descoperta", devia ser de arrepiar ein? Afinal que mistérios se esconderia no resto do mapa? =)

Postar um comentário

1 Comentários