Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe pra que servem os protetores de tela?

Uma coisa que antigamente fazia mais sucesso e que hoje as pessoas não ligam tanto, mas ainda se ache quem usa, são os protetores de tela. No entanto você já parou pra pensar pra que serve? Para muitos isso é bastante óbvio e é apenas algo divertido de um sistema operacional, não tendo um objetivo em si. Mas a verdade é que as coisas não são bem desse jeito e que protetores de tela já tiveram uma utilidade um tanto maior.

Antes de tudo, uma coisa que chama a atenção quando uma pessoa tem o primeiro contato, mas depois ela se acostuma tanto que passa a simplesmente ignorar, é o nome "Protetor de tela". Afinal de contas poderia ser um nome mais direto como "Telinha animada" ou outra coisas do tipo, mas "Protetor de Tela"? Como assim? É um tipo de cavaleiro que está ali defendendo a tela de ser atacada? Talvez em meio a ingenuidade quanto ao nome, seja uma dedução a ser tirada, mas a verdade é que existe um motivo bem mais lógico para esse nome.


Antes das telas de LCD começarem a ser popular e dominarem o mercado, usavam as telas CRT (Cathode Ray Tubes), aqueles monitores largões brancos que vocês devem lembrar bem e já visto em algum lugar que usa computadores bem antigos. Ou até mesmo pode usar uma dessas telas ainda, lembro que só fui comprar o meu primeiro monitor LED em 2012 por aí, e ainda tenho um outro PC aqui em casa que usa aquele tipo de monitor hehehe. Mas o que importa é que esse tipo de monitor manchava quando ficava muito tempo apresentando uma mesma imagem, gerando assim uma sombra na tela, ou "fantasma" que era chamado também de "Queimadura de tela", graças a isso, para evitar que as coisas ficassem paradas muito tempo, o Protetor de Tela foi inventado.

O primeiro monitor foi feito para o  IBM PC por John Soscha, e foi ele que inventou esse nome porque tinha tudo a ver com o software, e em inglês é Screensaver, para então ser traduzido de maneira semelhante para o nosso português. Na configuração original esse programa limpava a tela deixando tudo branco depois que a pessoa ficasse três minutos sem mexer nela, e não dava pra mudar esse tempo, somente em 1983 que surgiu o primeiro protetor de tela onde era possível mudar o tempo, e foi lançado para Apple Lisa.

Enfim, hoje em dia os protetores de tela não tem mais utilidade, a não ser dar um pouco de personalização e toque especial aos computadores das pessoas, como ficar mostrando fotos delas, mas houve um tempo em que eram essenciais para manter os monitores com a tela bonitinha e sem manchas. =)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. "papel de parede foi criado"

    Deveria ser o Protetor de tela...
    Não tenho muito mais tempo pra comentar mas resolvi dar este toque... E JOGUE BROFORCE!!!!

    ResponderExcluir
  2. Arrumei! Ò__Ò Jogarei um dia! Ele está na minha lista há um tempo! è_é

    ResponderExcluir
  3. Bacana isso... aprendi numa das aulas de informática básica... mas bem legal compartilhar essa informação.

    De toda forma, adoro seu blog, principalmente pra consultar jogos indies legais por ai... continue ASSIM... ok?!

    ResponderExcluir
  4. Shady Morte

    Muito obrigado, fico feliz que goste do conteúdo. *-*

    ResponderExcluir