Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O ciclo dos sonhos - O reino mágico criado por Lovecraft!

Ao se pensar em H.P. Lovecraft, é muito comum associar o autor aos Mitos de Cthulhu, que no caso é o panteão de criaturas que o mesmo fez. No entanto além desse panteão ligado diretamente à nossa realidade, uma coisa que nem todos sabem é que o autor criou também o seu próprio universo fantástico e que não precisa ser visto necessariamente como o caos, mas pode ser visto como a mais pura beleza dependendo do ponto de vista.



Bom, o conjunto de obras de Lovecraft apresenta uma série de criaturas, sendo algumas com características divinas e juntas formam os Mitos de Cthulhu, porém em algumas dessas obras é apresentado uma outra coisa, um reino de sonhos que é acessível quando as pessoas dormem, ele é real, uma outra realidade e pode ser um lugar maravilhoso, mas ao mesmo tempo pode ser perturbador e simplesmente horrível. Esse conjunto de obras ganhou o nome de Ciclo dos Sonhos, ou no original em inglês "Dream Cycle", lembrando que nem todas as obras do autor fazem parte e mostram alguma conexão com essa dimensão de sonhos.

A forma convencional de se chegar à Terra dos Sonhos é achando uma escada esquisita em um sonho e começando a descer, até encontrar seus guardiões, se eles julgarem o sonhador digno, ou seja, se acharem que ele é capaz de sobreviver ao que tem lá, permitirão a ele o acesso. A pessoa está fisicamente em segurança no mundo dos sonhos, apenas levando um choque e despertando, porém uma morte permanente pode acontecer, banindo a pessoa de retornar à Terra dos Sonhos.

Mas essa não é a única forma de se entrar no mundo dos sonhos e existem alguns lugares da terra que permitem acesso, porém esses lugares são perigosos e o próprio ritual de entrada usando o corpo físico é perigoso, fazendo com que a pessoa acesse uma área nada amigável da Terra dos Sonhos, por isso acaba sendo necessário pensar bem ao acessar dessa maneira e a pessoa pode morrer de verdade.

O tempo na terra dos sonhos passa de maneira diferente ao "Mundo Desperto" e assim cada uma hora de sono no mundo real é equivalente a uma semana na terra dos sonhos. Isso garante que a pessoa possa gastar o seu tempo tranquilamente, porém nem todos acessam à Terra dos sonhos e tem esse controle sobre o seu corpo. Mas aqueles que conseguem tem uma liberdade enorme e mesmo que esse mundo não se modifique naturalmente, os sonhadores que lá estiverem podem causar grandes estragos ou fazer obras gigantescas.
Nos Mitos de Cthulhu existem os "Great Old Ones" (algo como os "Grandes Antigos") que são as poderosas criaturas com poder inimaginável para a mente humana e que veem a humanidade com indiferença, podendo ser comparados ou até mesmo serem deuses. Já dentro da dimensão do ciclo dos sonhos existe o próprio panteão conhecido como os "Great Ones" (Que é algo como "Os grandes"), e são nomeados como os "Deuses fracos da terra", eles tem o poder equivalente ao dos Grande Antigos, no entanto a sua fraqueza vem do fato de terem uma ligação direta com os mortais, podendo ser seduzidos, enganados e até mesmo feridos por humanos enquanto esses estiverem na Terra dos Sonhos. Mas apesar disso, os mesmos são protegidos pelo deus Nyarlathotep, que tem poder superior aos "Grandes Antigos".

Na obra de Lovecraft não existe apenas a terra, mas há muito mais no universo, por isso a presença alienígena existe, sendo que habitantes de outros planetas também sonham, porém eles não vão para a Terra dos sonhos que os humanos vão, e sim uma outra dimensão do próprio planeta deles, no entanto através da Terra dos sonhos que os humanos vão, é possível chegar a outras Terras dos sonhos.

E por fim, o Ciclo dos Sonhos ainda divide áreas, Norte, Sul, Leste e Oeste, com descrição de certos lugares dessas áreas, como cidades e portos. Além disso existe também outras áreas como a Lua, e o "Submundo" que é o subterrâneo da Terra dos sonhos, onde vivem Ghouls e muitas criaturas monstruosas, sendo que algumas até mesmo podem atingir o mundo físico através de criptas.

E você aí pensando que o Lovecraft criou apenas um monte de monstrengo sem nenhum universo épico, ein? Ruuuum Ò__Ò! Mas e aí, o que acharam dessa belezinha? Você pode conferir o ciclo dos sonhos nas várias publicações feitas por Lovecraft.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Sky o site www.spearheadgames.ca/cyber/ ta dando uma key de project cyber na steam de graça e so assinar a newsnetter dele que eles mandam uma key em 24hrs para o seu email.

    ResponderExcluir
  2. A steam também ta dando o Heroine's Quest: The Herald of Ragnarok
    é só ir na loja e pegar igual o left 4 dead 2

    ResponderExcluir
  3. sr.chrono trigger

    Olá, tinham me mandado o do Project Cyber, ma snão me atrai muito já que meiop que não tem nada sobre o jogo kkkk. Já o Heroine's Quest eu vi hoje mais cedo, só que é temporário? Tipo, não é um jogo gratuito naturalmente?

    ResponderExcluir
  4. Em relação a "cada uma hora de sono no mundo real é equivalente a uma semana na terra dos sonhos", lembrei-me do filme "A origem".. Sugoii \o/

    ResponderExcluir