Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Lista de jogos baseados nas obras de H.P Lovecraft

Acho que a esse ponto do blog, todo mundo que já visita constantemente sabe bem quem é o H.P Lovecraft, e sei que apesar de muitos aqui não gostarem tanto assim de suas obras, tem aqueles que amam, assim como eu. Então resolvi criar aqui uma listinha que pode ser do interesse de muita gente. Como vocês sabem bem, a influência do autor na cultura pop foi enorme e ele moldou muitas coisas que temos hoje em dia, sendo assim os jogos não poderiam estar de fora, e aqui está uma lista de jogos que tiveram influência em suas obras:

Anchorhead

Esse é um jogo de aventura em texto de 1998, ou seja você lê um texto e no final dele, pode interagir, escrevendo algo e dizendo o que quer fazer. Isso te leva ao que acontece em seguida, infelizmente é um jogo que está limitado a pessoas que sabem inglês, mas pode ser levado como uma forma de se aperfeiçoar absurdamente, é claro.


Alone in the Dark

O primeiro jogo da franquia era em um ambiente um tanto "lovecraftiano", se passando no ano de 1924 e te colocando para investigar um caso envolvendo o sobrenatural e inclusive com a aparição de livros criados pelo lovecraft.

Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth

Jogo de 2006, em primeira pessoa obviamente com um toque no conto o chamado de cthulhu, no entanto baseado especialmente no livro "A Sombra sobre Innsmouth" (também do Lovecraft) e te coloca no controle de um detetive particular mentalmente instável.

Call of Cthulhu: The Wasted Land

Esse jogo se passa durante a primeira guerra mundial, e tem uma jogabilidade de jogo de estratégia tática, ou seja a queles jogos em turnos que primeiro você joga, depois é o turno do computador, e assim vai. A história acontece durante a primeira guerra mundial.

Cthulhu Saves the World

Esse jogo tem uma temática diferente, nele Cthulhu está prestes a ressurgir na terra, mas seus poderes são tirados e a única forma de recuperá-los é fazendo algo nobre, e assim ele decide salvar o mundo, pra recuperar seus poderes e então poder destruí-lo! Ò_Ò

Sherlock Holmes: The Awakened

Esse é um adventure point and click lançado em 2006 e tem forte ligação com Lovecraft, colocando você para investigar desaparecimentos misteriosos e que de alguma maneira tem ligação com os Mitos de Cthulhu.

Digital Pinball: Necronomicon

Esse é um jogo de 1996 lançado para Sega Saturn e como o jogo já deixa bem claro, é um jogo de Pinball baseado no livro dos mortos, o Necronomicon, criado pelo H.P Lovecraft. Só foi lançado no Japão.

Elder Sign: Omens

É a versão virtual de um jogo de tabuleiro, você assume o papel de um grupo de investigadores e deve impedir que os deuses antigos invadam a terra e destruam tudo.

Eldritch

Esse é um maravilhoso jogo do gênero Roguelike, que te coloca como uma pessoa presa em uma biblioteca, porém acaba sendo teletransportado para templos quando lê certos livros e neles há diversas criaturas criadas por Lovecraft, é realmente muito bom e viciante!

Magicka: The Stars Are Left

Essa é na verdade uma expansão de Magicka, porém completamente temática para os Mitos de Cthulhu, colocando inclusive criaturas do Lovecraft pra você enfrentar. Ò_Ò

Magrunner

Jogo que se passa no futuro e te coloca no controle de um homem que faz uma série de teste em câmaras usando a inteligência para passar por cada um dos lugares, no entanto as coisas começam a dar errado com faltas de energia e sangue em algumas das salas, até que criaturas esquisitas passam a surgir. O climinha é muito bom e você tem que usar bastante a inteligência pra sair dos lugares.

Necronomicon

Esse é um jogo de 1994 que se passa na cidade de Arkham, uma cidade ficcional criada por Lovecraft, o jogo foi desenvolvido para NEC PC-9801, e é uma aventura visual, ou seja aquelas histórias com imagens que vão mudando de acordo com o que você vai jogando.

Necronomicon: The Dawning of Darkness

Esse é um jogo de 2001 lançado para PC e Playstation, a história se passa em 1927 e conta a história de um homem chamado William, que começa a ter a sua vida afetada pelo ocultismo e começa a investigar. O jogo é um point and click com narração, onde o jogador deve resolver uma série de enigmas e explorar fazendo perguntas e aos poucos avançando com as informações que tem.

The Hound of Shadow

É uma aventura em texto baseada nos mitos de cthulhu, lançada em 1989 e que se passa durante a década de 1920 colocando você para investigar mistérios.

Prisoner of Ice

Um dos jogos mais conhecidos baseados na obra de Lovecraft. Esse foi lançado em 1995  e segue a história de muitas coisas das obras do autor, mas especialmente de "Nas montanhas da Loucura". O jogo é um point and click muito aclamado.

The Secret World

Um MMORPG que adota muitos elementos da obra de lovecraft, apresentando que o universo é algo muito grandioso para ser compreendido pela mente humana, e com especial toque em Solomon Island, onde muito do trabalho lovecraftiano é apresentado. Esse não é um MMORPG qualquer onde só se mata monstros, ele é investigativo, o que combina muito com os personagens criados pelo autor.

They Bleed Pixels

Jogo ultra violento em que uma garotinha vai para um tipo de asilo para garotas problemáticas e acha um livro onde com um ritual de sangue acaba indo para outra dimensão feita de horror e muito sangue sangue. O jogo é assumidamente baseado de forma direta na obra de Lovecraft.

Shadow of the Comet

Esse é o antecessor de Prisoner of Ice, embora o mesmo não seja uma sequencia direta. O jogo foi lançado em 1993 pela infogrames e segue o mesmo gênero point and click, e envolve muitos elementos de Lovecraft, especialmente "O Horror de Dunwich" e "A Sombra sobre Innsmouth"

Outros jogos com toque de Lovecraft!

Terraria (Eye of Cthulhu e Brain of Cthulhu são dois chefes no jogo).
Scribblenauts (Você pode fazer o Cthulhu aparecer se escrever o nome dele).


E você, conhece algum jogo que é baseado na mitologia de Lovecraft ou que tenha alguma referência?

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Don't starve tem essa pegada de deuses antigos e forças malignas que fariam as pessoas no caso o player a ficar insano

    ResponderExcluir
  2. Ah mas isso acaba sendo um pouco vago quanto a referência a Lovecraft... Esses deuses tem nomes iguais os dos Mitos de Cthulhu e tal?

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente sim pois o legal do jogo é que a historia dele é ocultada e nada é o que parece ser
    no caso você procura essa ligação principalmente nas atualizaçãos que
    ele tem.força o fan de verdade a procurar pistas e tal.
    quanto a referencia é um pouco difícil pois o mal que aflige os personagens não tem um nome conhecido ainda se quiser saber um pouco mais acesse para entender um pedaço da historia http://www.youtube.com/watch?v=JB-T2KUYeW0

    ResponderExcluir