Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Pyxel Edit - Um programa maravilhoso para pixel art!

Antes de tudo eu tenho que explicar que Pixel Art basicamente são desenhos feitos com um estilo pixelizado que lembra a era do Super Nintendo pra baixo, por isso os personagens não são "lisinhos" e sim com claros pixels, dando uma beleza toda especial nos tempos modernos e perfeito para aqueles que gostam de fazer visuais simpáticos e incríveis no estilo antigo. Perfeito não apenas para imagens legais, mas também para quem quer fazer jogos.



Eu estava no grupo Criadores de jogos indie iniciantes, e um dos membros estava postando o visual do jogo que ele tava criando no estilo retro, daí perguntei que programa ele usava para fazer aquilo, e ele disse que era o Pyxel Edit. Fui dar uma conferida no programa e descobri que inicialmente foi feito como uma ferramenta gratuita, que continua disponível para download, e também há a versão paga, com bem mais opções. Fui testar e realmente o negócio é muito bom!

Pyxel Edit é um programa perfeito para edições, permitindo que você crie e edite as suas imagens de uma maneira simples e rápida. Ele vem com diversas ferramentas apropriadas para se criar pixel art e uma grade com muitas divisões que deixam a coisa bem mais fácil, isso sem contar com duas telas, uma para editar, e uma pequena que apresenta como a arte fica em tamanho menor, ou seja você pinta na tela grande pixelizada, e do lado vê a imagem sendo gerada pequena e "redonda".

As ferramentas pra edição que tem no programa ajudam muito em criação de cenários, por exemplo. Quando se cria uma pixel art, é comum ver partes de um solo se repetirem, por isso você pode selecionar um certo número de quadrados e configurar para que todos os pixels contidos nele sejam pintados iguais, dessa maneira você facilmente pode fazer com que um cenário se encaixe no outro, porque enquanto você pinta uma área, todas as que você selecionou vão fazendo o mesmo desenho na hora.

Ainda tem muitas ferramentas boas para se testar efeitos e retocar, como por exemplo a de recorte, que te deixa retirar um pedaço da imagem e dar uma editada ali, ou o sistema de "camadas" que é como se fossem várias telas de plástico, uma em cima da outra.

Por exemplo você pode pintar em uma camada o corpo do personagem, na outra pintar a roupa, e na outra o cabelo. Sendo assim você não precisa pintar por cima e pode modificar a hora que quiser a roupa ou o cabelo do mesmo personagem, pois estarão em camadas diferentes.

Esse efeito pode ser usado pra várias outras coisas como acessórios, cicatrizes, objetos que o personagem leva, etc. Esse sistema também permite que você pegue fotos reais e transforme em desenhos pixelizados! Colocando a foto atrás e criando camadas por cima, onde você pode pintar e ir colocando os efeitos de sombra aos poucos, até ficar incrível.

Enfim, se quiserem entrar pro mundo do pixel art, ta aí um programa perfeito para isso, a primeira arte que fiz ficou horrorosa, porém essa imagem do nerd maldito aí no topo da postagem foi a minha segunda tentativa, e eu sei que precisa de uns retoques que eu poderia dar, mas foi uma grande evolução do primeiro pro segundo desenho. Combinando essa maravilha com cursos que ensinam a desenhar, você pode fazer coisas maravilhosas. Quem se interessar pode baixar a versão gratuita no site do cara, e se ficar interessado compre a versão pro que vem com muito mais coisas! Clique aqui para baixar.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. hey sky, uma ideia pro blog, escrever artigos sobre jogos que você gostaria que fossem desenvolvidos,tipo sei la, um jogo de pokemon puxado muito mais pro lado ação, no quesito das batalhas, uma possível mistura de ni no kuni, com naruto ou dbz budokai tenkaichi, mas sei la, fazer o artigo mais bem trabalhado e escrito com imagens legais e tal, com a qualidade e estilo que você tem, é muito interessante ler ideias descartadas de jogos produzidos, mas eu nunca achei ideias de jogadores por ai pra ler.

    ResponderExcluir
  2. se liga nesse link então: https://game-assets.zeef.com/andre.antonio.schmitz#block_53732_pixel-art-tools

    ResponderExcluir