Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Lista de ferramentas gratuitas pra você fazer seu jogo!

É natural que muitos fiquem empolgados quando descobrem que qualquer um pode fazer seu próprio jogo, porém uma coisa que pode assustar, é achar que vai ter que pagar uma fortuna em direitos autorais e ferramentas necessárias para fazer diversas coisas que podem até mesmo parecer bobas, mas que em alguns casos são caras até demais. Porém o que muitos não sabem é que existem diversas ferramentas disponibilizadas gratuitamente na internet e que te permitem fazer um jogo sem ter que pagar um centavo, pedindo apenas que você coloque o nome nos créditos, o que é uma beleza! E aqui vai uma lista que certamente irá dar uma bela ajuda para quem não quer gastar dinheiro!


Existem diversas engines liberadas para o público, no entanto uma das vantagens que mais gosto no Unity, é o fato de ter um enorme suporte nacional. Então quem quer desenvolver jogos e não tem ideia por onde começar, Unity é uma ótima ferramenta, pois é lotado de vídeo tutorial na internet, incluindo cursos completos.


Apesar de eu não usar esse, considero o blender como o irmãozinho do Unity, isso porque normalmente os dois trabalham muito bem em conjunto. Esse programa é usado para modelagem em 3D, e também é lotado de vídeo tutoriais na internet, permitindo assim que qualquer um aprenda facilmente a modelar e exportar o jogo com a sua cara pro Unity.


Você é uma desgraça em modelar pessoas? Pois esse programa pode não apenas facilitar a sua vida, como te poupar muito trabalho, ele é nada menos do que um gerador de modelos humanos, permitindo editar várias partes do corpo. Outro detalhe incrível é que se você pretende fazer um jogo com gráficos modestos, é possível diminuir a quantidade de polígonos, ou seja, você pode tanto criar modelos fodões super detalhados, quanto modelos mais quadrados e leves, adequando assim o modelo ao seu jogo.


Naturalmente quando se cria um modelo 3D, é preciso haver uma textura na maioria das vezes, não apenas nos personagens, mas no cenário em geral, afinal não é comum ver jogos que usam puramente cores. Isso faz com que muitos recorram ao photoshop para fazer suas texturas, no entanto o que nem todos sabem é que o principal concorrente do photoshop é gratuito, o GIMP. Ele é simplesmente perfeito para quem  quer editar imagens e tem muitas funções.

CG Textures

Você quer texturas para dar mais realismo aos objetos de seu jogo, mas não quer perder tempo fazendo? Então esse site é perfeito para esses momentos, com texturas variadas de diversos materiais prontinhos e em resoluções variadas, vale a pena se cadastrar para ter acesso a maiores resoluções.


Apesar desse não ser um editor de audio extremamente complexos, ele é ótimo para se quebrar um galho, permitindo editar sons de forma simples, fazer dublagem em microfones comuns e retirar o ruído, adicionar efeitos variados, entre outras coisas. Então se você quiser que seus personagens tenham sons, ou improvisar, ta aí um ótimo programa grátis.


Você quer dar um toque especial com gráficos no estilo super nintendo para os seus personagens? Pois o Pyxel Edit é perfeito, apesar de existir uma versão paga, a "demo" desse programa trata-se na verdade da primeira versão dele, que era gratuita, ou seja ela não tem algum tipo de limitação, apenas não tem as ferramentas que vieram depois quando o criador decidiu fazer a versão paga.


Você precisa de uma trilha sonora pro seu jogo, mas não tem grana pra contratar um músic? Então ta aí um ótimo site, basta escolher o tipo de música que você quer, apertar em search e ver a listinha aparecer pra você ouvir e escolher, se gostar é só apertar no botão do disquete e você pode baixar pra usar em seu jogo gratuitamente.

Esses são só alguns programas, mas existe muito mais, vocês podem também dar uma olhada no grupo Criadores de Jogos Indie Iniciantes, onde poderão receber muitas informações sobre desenvolvimento de jogos e facilitar bastante na busca de coisas novas. E vocês, conhecem alguma ferramenta que ajude bastante no desenvolvimento de jogos? Se sim, compartilhem! =)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Alguns programas e sites que eu conheço e se encaixam na lista:

    - Inkscape: excelente editor de imagens vetoriais que permite produzir bons recursos gráficos a partir da manipulação de formas simples, além de redimensionamentos sem perda de qualidade, algo muito útil ao lidar com múltiplas resoluções;

    - Free Screen Capturer, programa de captura de screenshots e vídeos que podem ser usados para fins de divulgação/demonstração;

    - FamiTracker: um programa para compor trilha sonora 8-bit (não é muito fácil de usar para quem não manja de música, mas nada impossível);

    - Color Scheme Designer: um site que compõe esquemas de cores, muito útil ao desenvolvimento de interfaces e paletas, principalmente para quem não tem muita noção de quais cores usar;

    - ErgoList: ainda falando em interfaces, este site oferece uma lista com recomendações para boas (intuitivas, fáceis de usar) interfaces.

    ResponderExcluir
  2. Tem algum programa grátis para fazer jogos de nave?

    ResponderExcluir
  3. Conheço 2 engines, no caso o RPG Maker e o Construct 2, que acho que são as melhores pra iniciantes já que são simples de se fazer e você só tem que lidar com a lógica do seu jogo, foi com elas que aprendi pixel art

    ResponderExcluir