Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Leadwerks Game Engine - Para quem quer fazer jogos!

Um sonho que muitas pessoas tem é o de criar jogos, porém é o tipo de coisa que muitas vezes pode parecer impossível e estando ao alcance apenas de pequenos grupos que estudaram por anos para chegar a esse objetivo. No entanto esse tipo de pensamento é quase que um mito, já que os tempos mudaram e hoje em dia criar o seu próprio jogo já não é uma coisa tão difícil, e realmente basta a pessoa querer para conseguir fazer. A Leadwerks Game Engine é o tipo de ferramenta que demonstra bem que ter um jogo para chamar de seu é algo bastante possível.

Para quem não sabe, explicando de uma maneira de fácil compreensão e direta, engine é o software usado para se desenvolver jogos, basicamente é um editor, onde você vai montando o jogo e escolhendo o que deve acontecer em cada situação e aos poucos vai formando o que imaginou inicialmente. Essa ferramenta é muito poderosa e te dá um verdadeiro leque de possibilidades.

Existem engines que são realmente complicadas de se dominar e requer muito esforço, porém a Leadwerks é uma engine de fácil domínio, onde as ferramentas são bastante intuitivas e colocaram a linguagem de programação LUA para se fazer coisas mais complexas. Mesmo assim facilitaram bastante as coisas, fazendo um modelo onde você pode conectar elementos diretamente, por exemplo você pode colocar um botão em uma parede que faz um elevador descer, e para ligar os dois clicar em um e puxar até o outro, criando um "fio invisível" que indica a ligação, e isso torna muitas coisas bem fáceis e diretas para serem feitas.

Quanto a criar cenários, você tem uma vasta ferramenta de criação, com quatro telas indicando vários pontos de visão diferentes e permitindo assim que você posicione vários objetos de forma precisa e se assemelhando aos editores de níveis presentes em alguns jogos, isso é realmente bastante prático e permite que em alguns minutos você faça surgir do nada um cenário completo e jogável.

A física dessa engine é impressionante, permitindo fazer de forma realista com que vários objetos batam uns nos outros e caiam das mais variadas formas, graças a isso é também possível se fazer uma boa quantidade de quebra cabeças envolvendo física, como por exemplo empilhar objetos, colocar peso em algum lugar para que o outro lado se erga, entre outras coisas, realmente isso depende de sua imaginação.

Outra coisa maravilhosa são os efeitos de luz e sombra , e o de partículas, graças a isso você pode criar diversos momentos em seu jogo envolvendo o clima, com ventania, e mudança de horário fazendo com que um sol apareça e se vá, a luz dele faz com que tudo ao redor seja afetado, isso também funciona com luzes artificiais, como o de lâmpadas, e como vocês sabem bem, a luz é algo que dá um realismo enorme a paisagens.

Enfim, para aqueles que se interessam em criar jogos, recomendo entrar no grupo do facebook Criadores de jogos indie, onde pessoas se reúnem para compartilhar conhecimento e experiências. E para quem se interessou pela Leadwerks Game Engine, pode conseguir mais informações no site oficial.

Postar um comentário

2 Comentários