Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Muri - Um belo jogo de ficção à moda antiga!

Após a era do Super Nintendo e a ascensão dos jogos em 3D, aos poucos começaram a surgir timidamente alguns jogos que imitavam os tempos dos 8 bits e 16 bits, e aos poucos foram surgindo mais e mais. Hoje em dia já é comum se ver muitos jogos que são homenagens a essa época e acredito que tenha se criado um público específico de nostálgicos, que adoram jogos nesse estilo. E Muri é um desses jogos, que foi feito inspirado em tempos antigos.

A trama do jogo apresenta a exploração e colonização de marte, no entanto ao construírem uma poderosa armadura capaz de fazer uma enorme destruição. Isso faz com que o povo passe a temer a forma que isso será usado e surge a suspeita de que pode ser um tipo de arma do apocalipse. O conflito começa porém repentinamente marte desaparece, e assim é enviada uma mulher chamada Adwoa para explorar, a mesma usa uma armadura conhecida como Muri, feita especialmente para combate.

Ao ver o jogo, acho que se torna bem óbvio que é uma clara referência a Metroid, o estilo da armadura da personagem, o fato de ser uma mulher e o estilo de jogo em geral tornam bem claro. Apesar disso esse jogo é de fases, portanto você vai até um lugar, explora até achar um caminho para a saída e então parte para o ambiente seguinte, não havendo uma passagem para retornar.

Existem muitos itens para se coletar durante as fases, sendo que alguns deles melhoram o seu personagem, isso gera uma baita sensação de satisfação, principalmente porque nem tudo é facilmente é acessível, às vezes você vê o item, porém não sabe como alcançar ele e assim tem que descobrir uma forma. Alguns lugares estão presos por campos de força que você tem que desativar, outros contém passagens secretas ocultas que precisam ser encontradas. Alguns itens geram efeitos imediatos, como por exemplo tiros diferentes, já outros geram efeitos diferentes.

Eu adorei a variação de inimigos, alguns são bastante simples e apenas ficam andando de um lado para o outro, porém existem alguns bem interessantes, como o personagem que fica invisível e de repente aparece uma luz com a silhueta dele, indicando que está prestes a aparecer próximo a você, isso gera uma baita emoção de que há um tipo de caçador de recompensas na sua cola. Ou mesmo uns personagens muito ágeis que você destrói, mas um pedaço dele continua lutando e te perseguindo hehehe.

Eu vi na descrição oficial que os gráficos de MURI são da era 16 bits, no entanto levando em consideração as cores bastante saturadas e os pixels um pouco expostos, acho que ele fica bem mais adequado ele ser classificado com a mesma descrição que o pessoal do Mutant Mudds Deluxe usou para seu jogo, ou seja a de 12 bits, o colocando como uma mistura entre as duas eras.


Enfim, esse é um jogo que visivelmente foi feito com amor, muito divertido mesmo para se passar o tempo e que gera uma ótima sensação de ser recompensado por recolher os itens espalhados pela fase. Quem se interessou pode dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

2 Comentários