Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Conheça como começou a história dos video games!

Quem não sabe o que é um videogame ou quem nunca jogou pelo menos uma vez na vida um  desses? O mercado de videogames está em grande expansão. Existem muitos consoles, para muitos tipos de jogos. Como vocês sabem os lançamentos normalmente custam muito caros pra caramba, por exemplo o PS3 quando foi lançado, que saiu mais de 1.000 reais.  Ainda bem que no Brasil, hoje em dia, é possível comprar de tudo parcelado porque se não a coisa ia ficar preta para nossa carteira... A única vantagem é que para quem deseja comprar um console que não seja de última geração, o preço melhora muito. Outra vantagem são os sites de classificados online onde é possível comprá-los com o preço muito acessível, para a nossa alegria! Eita sufoco que passamos pra ter um pouco de diversão ein? Mas afinal, onde começou tudo isso? Por incrível que pareça, ela começou muito antes do que a maioria imagina, vindo direto dos anos 50! Dá pra imaginar?

A história dos videogames é bem antiga, ao que tudo indica o primeiro videogame foi criado por um físico chamado William Higinbotham, que fazia parte da equipe que produziu a primeira bomba atômica, em 1958. Para ampliar o número de visitantes do Brookhaven National Laboratories, ele inventou um jogo de tênis com apenas dois traços primitivos e uma bola, se chamava Tennis Programming ou Tennis for Two e era processado em um computador analógico. Inconsciente da sua obra-prima essa produção não foi patenteada.  Em 1962, Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz colegas do MIT, desenvolveram o que depois seria conhecido como o primeiro videogame da história. Era um jogo de batalha espacial arcaico rodado nos computadores DEC-PDP-1: o space war!
  
Em 1966, o mundo dos videogames, ganhava um novo importante capítulo, o engenheiro eletrônico Ralph Baer, alemão refugiado nos EUA durante a segunda guerra mundial, percebeu a oportunidade de criar um equipamento que processava jogos por meio da televisão. Com a ajuda de amigos e companheiros de trabalho em 1967 ficava pronto o rústico game de ping pong, chasing games eram duas figuras no formato quadrado manuseadas pelo jogador e assim se moviam ao longo da tela. Essa invenção foi patenteada, e um ano depois ficava pronto o primeiro modelo de videogame para a Brown Box. Consistia em partidas de futebol, vôlei e tiro.

Já no quesito comercial mesmo, ou seja o video game como conhecemos, que podemos comprar e levar para casa para nos divertirmos por horas, o primeiro videogame foi Odissey no ano de 1972, portanto pode ser dito que a história dos video games começou nos anos 70 se estiver se referindo ao sistema que conhecemos e não ao ato de jogar em si, o Odissey foi elaborado pela Magnavox. Logo depois surgiu o fenômeno que todos conhecem como o vovô dos videogames, o Atari 2600.

Depois disso, muitos impérios foram erguidos graças a esses consoles, Nintendo com Mario e Donkey Kong, Sony com a nova geração de consoles e etc...

Uma coisa é certa esse mercado cresce cada vez mais e a prova disso é que de 1999 a 2004 o faturamento dos jogos, bateu em mais de duas vezes o lucro dos filmes de Hollywood! Então imaginem o quanto essa belezinha não vende? Enfim, fico feliz em tudo ter dado certo, e imaginar que as coisas começaram como um mero "acidente" ein? Espero que no futuro, mais invenções magníficas surjam assim. E você? Qual foi o seu primeiro video game?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. meu primeiro foi um Mega Drive mas aqueles mini games de um milhão de jogos de tetris sempre foram constantes na minha infância.

    ResponderExcluir
  2. Ralph Baer pra mim será sempre o pai dos videogames. com certeza ele deveria ser canonizado e adorado por todos nós. com o Oddissey parece que ele já adivinhou todo o mundo que estaríamos vivendo hoje..

    ResponderExcluir