Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O hacker que roubou Half Life 2 e distribuiu gratuitamente

Em setembro de 2003 a valve tomou um baita de um susto quando viu o código fonte de Half Life 2 simplesmente aparecer em páginas de compartilhamento disponível para quem estivesse afim. Naturalmente isso é um verdadeiro pesadelo para qualquer empresa, afinal esse tipo de coisa normalmente fica longe do público por anos e até mesmo décadas antes de liberarem, isso porque custa uma fortuna.

O jogo ainda estava em desenvolvimento na época e assim Gabe Newell (O diretor da valve) lançou no forum um aviso para informar o ocorrido e também pediu ajuda:

"Se você tiver alguma informação sobre esses ataques de 'denial of service' ou sobre a infiltração em nossa rede, por favor nos enviem detalhes. Existem alguns lugares bem óbvios para começar como posts e gravações no IRC, então, se vocês puderem nos apontar a direção certa, seria de muita ajuda.

Nós da Valve sempre nos consideramos uma parte da comunidade, e eu não posso imaginar um grupo melhor de pessoas para nos ajudar com esses problemas do que essa própria comunidades.

-Gabe Newell-"

A valve começou então um trabalho em conjunto com o FBI (Por mais que alguns pensem que isso é só um joguinho, o ocorrido foi algo muito grave.) e duas fontes anônimas entraram em contato e começaram a enviar informações sobre terem visto pessoas conversando a invasão que ocorreu no IRC.

Aparentemente até então o responsável não tinha notado o quanto era grave a coisa, e provavelmente nem imaginava que o FBI estava envolvido, pois em fevereiro de 2004 recebeu um e-mail do responsável pela invasão pedindo os créditos pelo feito, esse se intitulava DaGuy. Mas ele avisou que não fez sozinho. Em meio a investigação ele convenceu que era mesmo o autor já que teve acesso por seis meses à rede da valve e assim pôde dizer coisas que ninguém saberia.

O motivo dele ter entrado em contato é porque queria trabalhar na valve e assim começou a se corresponder com Newell, o cara tinha 21 anos na época e se chamava Axel "Ago" Gembe, logo ele teve uma entrevista de emprego e por fim o diretor pediu para que o cara viajasse aos Estados Unidos para uma entrevista pessoal oferecendo pagar todas as desepesas de ida e volta, alimentação e hospedagem. Inicialmente o hacker concordou porém antes de ir a justiça alemã achou bem estranho e levou ele em cana por lá mesmo.

No final eles realmente estavam certos pois era tudo uma emboscada da valve(uahahaha é estranho se referir desse jeito à situação, mas foi realmente isso.) que ia estar esperando lindamente com o FBI prontinho para levá-lo em cana, provavelmente como terrorista já que esse atacou uma rede americana. Em 2011 em uma entrevista para a Eurogamer ele se pronunciou sobre o assunto:

“Eu sinto tanto pelo que fiz com vocês [Valve]“, disse DaGuy. “Eu nunca quis causar nenhum problema. Se eu pudesse desfazer tudo, eu desfaria. Pensar no assunto ainda faz com que eu me sinta mal. Eu adoraria ter ficado simplesmente olhando vocês fazerem seu trabalho, mas no fim das contas estraguei tudo. Vocês são minha produtora favorita e eu sempre comprarei os seus jogos."

Pois é, quem quer jogar Half Life antes de todo mundo no final pode acabar muito mal na jogada.

Postar um comentário

2 Comentários