Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é um jogo Beat 'em up?

Bom, hoje vou falar sobre um gênero de jogos que provavelmente todo gamer já jogou esse gênero, mas provavelmente nem todo mundo sabe que existe um nome próprio para o estilo e regras que o definem, e portanto hoje está aqui mais uma matéria sobre um gênero específico de jogos.

Indo direto ao ponto, Beat 'em up é o tipo de jogo em que você e o seu amiguinho saem no meio da rua descendo o cacete nos inimigos. Acredito que o primeiro jogo do gênero que eu tenha jogado foi o clássico Double Dragon para Super Nintendo, e que marcou a infância de muita gente, no entanto não a minha, porém o que realmente posso dizer que ficou marcado e que é um jogo inesquecível pra mim é o Final Fight 3.




Um nome que esses jogos ganharam aqui no Brasil durante os anos 90 e que hoje ainda vejo algumas pessoas falarem, porém é raro, é o apelido "Briga de rua", que define perfeitamente o que se trata. Ao contrário do que alguns podem vir a pensar, um Beat 'em up não é classificado pra qualquer jogo em que se saia atacando múltiplos inimigos e o fato de ter armas de fogo tem que ser algo completamente secundário. O principal elemento desse gênero é a pancadaria.

A maioria dos Beat 'em up se passam em ambiente urbano onde se é mais adequado para uma história do gênero, algo envolvendo gangues e combate ao crime é extremamente comum de se ver. Ambientes medievais também se tem jogos desse tipo porém normalmente se adequam mais o gênero hack and slash, onde o principal elemento são armas de curto alcance. Muita gente pode achar que é a mesma coisa, no entanto não, um hack and slash tem como foco matar inimigos com armas de curto alcance enquanto um Beat 'em up se concentra em espancar.
Claro que pode se sair uma coisa muito semelhante como são alguns dos jogos das tartarugas ninjas, em que os personagens também só vão andando e matando, porém Beat 'em up é o melhor termo para se referir ao gênero pois ele deixa claro do que se trata, lembrando que hack and slash pode ser um subgênero, sendo assim o caso das tartarugas ninjas é um Beat 'em up com elementos de hack and slash. Mas para deixar mais claro, normalmente quando a pessoa fala de hack and slash ela se refere a um jogo como Castlevania Lords of Sorrow e não a um jogo como Fighting Force.

Enfim, é isso,esse tipo de jogo tem um nome específico, portanto se você for falar sobre um "Jogo de Porrada" que não seja um jogo de luta em que os jogadores se enfrentam, mas sim um cooperativo, pode se referir como Beat 'em up. Se você se interessa por artes marciais, mas sabe que não pode sair fazendo a festa na rua, esse é o tipo de jogo pra se libertar hehehe.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Quando eu era criança, ao invés da clássica nomenclatura "briga de rua", nós chamávamos esses jogos de "Jogo de sair batendo nos carinha." HOPASHPDOADPHOAOPSHDO Sim especificamente com essas palavras, inclusive a falta de plural no final kkkkkkkk

    Como eu cresci na época do PS1 e só vim a jogar jogos de consoles mais antigos bem depois, os que marcaram a minha infância foram 2: Um deles foi Fighting Force, o outro não era um jogo de beat em' up mas sim um modo beat em' up dentro de um jogo de luta, o Tekken Force Mode, no Tekken 3! AHUEHAUEU Bons tempos. =')

    Menções honrosas pra mim: Captain Commando e Golden Axe!

    ResponderExcluir
  2. Os melhores jogos Beat em up na minha opinião é Final Fight, Sengoku, Spider Man & Venom - Maximum Carnage e claro, Cadillacs & Dinosaurs.

    ResponderExcluir
  3. Sky, não sei se tu conhece Arad Senki é um MMO beat n up... e é tesão véi.
    Tem uma versão da nexon que é o Dungeon FIghter só que tem IPblock pro Brasil ¬¬.

    ResponderExcluir
  4. O melhor Beat em' up para min é o Bare Knuckle III, que na versão ocidental se chama Streets of Rage 3. Um clássico da Sega que muitos devem se lembrar.

    Ele era muito mais rápido e dinâmico que a maior parte dos outros jogos do gênero.

    Se você quiser jogar, procure por Streets of Rage Remake, ou apenas SORR. Como o nome diz, é um remake feito por fâns que agrega todos os elementos dos três jogos da série e com um monte de extras. Sky, você devia jogar, é fodastico.

    ResponderExcluir
  5. Também já joguei Streets of Rage, muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Também já joguei Streets of Rage (1,2 e 3) são muito bons!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, me identifiquei muito com essa postagem.
    Eu cresci na época do PS2 jogando PS1 também, e como meus irmãos já eram das antigas eu acabava aprendendo os termos deles, "briga de rua" foi um deles kkk.

    Final Fight foi o jogo Beat'em up que mais me marcou, o 2 principalmente, mas achei muito foda o 3 mesmo jogando pouco.
    Golden axe acredito que tenha uma mistura Hack And Slash, mas foi outro que marcou minhas jogatinas, assim como os jogos das Tartarugas Ninjas.

    É interessante ver como termos são criados e "extintos" todo dia, em uma época que não tinha tanta informação, os animes são um exemplo, não conhecia ninguém que chama anime de anime, era só desenho, mas com a vinda da internet tudo isso mudou, embora ainda prefira usar alguns termos antigos.

    ResponderExcluir
  8. Se puderem me ajudar queria saber de um jogo do gênero Beat em up antigo que vc podia jogar em 4 pessoas escolhiam entre uma mulher de biquíni vermelho ou 2 ninjas um azul e um vermelho um deles se chama speed não lbro qul o último personagem e quando matamos os chefões emes explodem liberando Life e pontos

    ResponderExcluir
  9. Se puderem me ajudar queria saber de um jogo do gênero Beat em up antigo que vc podia jogar em 4 pessoas escolhiam entre uma mulher de biquíni vermelho ou 2 ninjas um azul e um vermelho um deles se chama speed não lbro qul o último personagem e quando matamos os chefões emes explodem liberando Life e pontos

    ResponderExcluir