Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Séries que deveriam ter no máximo 13 episódios

Sabem antigamente eu não tinha muito noção do tamanho de uma obra e nem sabia o que era uma temporada. Quando eu era criança apenas via episódios passarem na televisão e assistia, mas pensava que tudo tinha uns 100 episódios.
Quando tive o meu primeiro contato com animes percebi que era normal se ter de 22 a 26 episódios, eu ficava sempre pensando o quanto era uma pena um anime ser tão pequeno e logo vi que séries seguiam o mesmo formato. Também fiquei impressionado ao ver que os episódios saiam semanalmente e não diariamente como as novelas brasileiras por exemplo ou até mesmo a forma que animes são passados no Brasil, todo santo dia. Mais pra frente descobri ainda que alguns dos animes que eu pensei que tinham inúmeros episódios seguiam o padrão de 26, a única diferença é que eles passavam todo dia, mas eu nunca tinha visto até o final e por isso tinha a falsa impressão de que tinham muito mais episódios que eu não tinha visto.

Na mesma época eu fiquei desanimado demais e logo descobri os animes de 13 episódios, era uma baita decepção ver que animes que eu amava demais como Serial Experiments Lain e Hellsing(Eu adorava antigamente) tinham só 13 episódios. Era tão triste ver algo assim. E com séries a mesma coisa, aquele desejo de ver muito mais da obra era enorme.

Porém hoje em dia apesar de eu ficar ansioso por serem maiores algumas séries, eu penso duas vezes antes de desejar que seja um seriado de mais de 20 episódios. Isso porque já percebi que na maioria dos casos a qualidade também é dividida entre os episódios ao invés de se manter alta em cada um deles.

Esses dias eu estava frustrado comentando na internet o quanto depois de um tempo Supernatural passou a me decepcionar, eu estava me referindo à oitava temporada. Em geral os episódios são sobre um monstro que aparece em um lugar e mata geral, isso chama a atenção de Sam e Dean, que vão até o lugar e matam o monstro, daí no final existe uma ceninha em que um dá uma lição de moral no outro e acaba o episódio. Tirando o primeiro e o último episódio da temporada, o resto tem quase 100% de chance de ser assim. Isso sem contar que o primeiro episódio de uma temporada ainda tem chance de seguir o mesmo padrão também.

No começo de uma série que tem um formato pronto é legal ver aquilo se repetir durante duas ou três temporadas, afinal você está vendo aquele universo sendo explorado, os tipos de criaturas sendo apresentadas, além de que a história principal está presente ainda. Porém depois disso as coisas começam a ficar simplesmente massantes, qual é o ânimo que dá em assistir algo que você sabe exatamente o que vai acontecer? Uma pessoa chegou até a comentar que era Power Rangers, e eu não tinha parado pra pensar, mas realmente Supernatural é Power Rangers, os caras vão lá, enfrentam o mal e existe uma história principal que vez ou outra PODE ser apresentada.

Isso cansa nessas séries, e o pior é que dá uma bela de uma tristeza porque existem séries maravilhosas que realmente merecem ter menos episódios e uma concentração maior na história. A própria supernatural tem um universo que me atrai demais, acho lindo aquilo que é mostrado, mas é quase sempre a mesma coisa, fico pensando como seria se os caras fossem como em Game of Thrones e tivessem um limite de 10 episódios por temporada, nossa não ia dar tempo dos caras ficarem enrolando com esse negócio de pegar monstro não, teriam que por isso como algo secundário nos episódios, sem enrolação e ao mesmo tempo por a história principal se desenvolvendo.

Enfim, é triste ter uma quantidade menor de muitas séries, mas é um verdadeiro mal necessário, não que isso signifique que a série seja boa é claro, tem umas séries aí de 13 episódios que eu dava graças aos céus de ter só 13 e ter chegado ao fim.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Achei que era somente eu que estava frustrado com Supernatural. Achei que era o único. Mas não é só Supernatural, há mtas série que deveriam ter parado no episódio 13.

    ResponderExcluir
  2. nona temporada de supernatural nem foi lançada ainda.

    ResponderExcluir
  3. Erro meu, quis dizer oitava, valeu.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post... e concordo 66,6% com ele. Preciso desconsiderar o fato de Supernatural ficar focado no molde inicia, afinal, é completamente o contrário, porém igual... Supernatural era bom, tinha uma história legal, e como você disse, era legal acompanhar a exploração do universo apresentado la, dando foco a uma história principal, divida por todos os episódios. Recentemente, desde a 4° temporada, Supernatural vem seguindo um padrão no estabelecido... que é o que você mencionou: Caça um monstro (sem ser novo, tem que ser um antigo e já apresentado anteriormente)derrota ele, depois os protagonistas conversam sobre algo preso no passado e fim. De quebra, algo que ao invés de melhorar apenas piorou, foram os efeitos especiais. Um exemplo legal disso são os próprios monstros... todos são humanoides... sem exceção. Anjos conversam entre si, no paraíso (8° temporada) usando o receptáculo humanoide. Leviatãs (7° temporada) São monstros que plagiam a forma física de humanos e sangram preto. Dragões (6° temporada) São humanoides que raramente assumem a forma de um dragão, que não pode ser vista ou mostrada nunca. Demônios (Todas as temporadas) são uma fumaça preta, completamente sem poderes que só se torna uma ameaça caso hospede um humano. Efeitos especiais quase não são utilizados e quando são fica hiper repetitivo, a ponto de enjoar. Um maravilhoso exemplo disso é o flashback no final da 8° Temporada, bem na introdução do episódio, com aquela clássica musica que sempre apresenta o começo e o fim de Supernatural. Eu não contei, porém vi que foram mostradas mais de 10 decapitações. A temporada inteira se focou apenas nesse efeito. Todos os monstros passaram a ser derrotados com esse ataque. Isso se repete nas temporadas anteriores... como a dos Leviatãs onde, todos os monstros abrem a boca deslocando completamente a mandíbula como forma de mostrar que são monstros e atacar. É uma coisa tão idiota que nem parece que o seriado evoluiu, parece que regrediu. Saudades da época em que um monstro simples, como um humano canibal modificado pela sua dieta, se tornava algo horripilante e muito assustador.

    ResponderExcluir