Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A importância de se atualizar drivers da placa de vídeo

Sabem, eu lembro quando joguei Prince of Persia The Warrior Within e ele rodava muito bem no meu computador, era super gostoso de jogar, mas um dia tive que formatar e quando instalei novamente, simplesmente o jogo rodava todo bugado, era muito esquisito ver aquilo e eu ficava pensando "Como é possível? No meu windows anterior que tava lento já, o jogo rodava maravilhoso e nessa instalação que é nova e ta limpinha o jogo é uma carroça!".


O fato desse jogo rodar ruim pra cacete na nova instalação me levou até um fórum de computadores pedir ajuda e aquela foi a primeira vez que entendi a importância dos drivers da placa de vídeo. O negócio é, vejo que sai atualizações direto pra novos drivers mas muitos usuários simplesmente ignoram e pensam "Pra que eu vou baixar isso? Ta funcionando... Eu baixaria se não tivesse." só que as coisas não são bem assim.

Quando uma placa de vídeo é lançada, ela vem com um CD que contém um driver pra ela, que serve pra fazer a comunicação entre a peça(a placa de vídeo no caso) e o sistema operacional(O windows na maioria dos casos). No entanto placas de vídeo sempre tem um potencial incrível e que nem sempre é aproveitado ao máximo na primeira versão do driver pra ela, portanto a empresa continua sendo trabalhando nisso para melhorar e deixar mais "tranquila" a comunicação.

Mas não para por aí, principalmente gamers sempre tem que atualizar o driver da placa de vídeo do computador porque a NVIDIA por exemplo fica de olho em lançamentos e muitas vezes faz configurações específicas para ganhar performance naquele jogo, portanto é normal as atualizações dela já virem com uma listinha explicativa mostrando a porcentagem de ganho e eu não to falando de 1% esses dias mesmo vi um driver que mostrava um dos jogos da lista ter ganho de 20%! Isso é simplesmente uma maravilha, portanto deixe de ser preguiçoso, vá até a empresa de sua placa de vídeo e atualize.

E antes que venham aquele povo "Ah mas eu não tenho placa de vídeo..." existem certas placas onboard(as que já vem "coladas" na placa mãe) que também recebem atualizações. Por isso se você não sabe a empresa de sua placa, recomendo baixar o everest, que é um programinha que identifica quais são as peças do seu PC e aí procurar na internet a empresa da sua placa e baixar o driver que tiver no site deles, que obviamente é o último lançado. Pode mesmo valer muito a pena.

Confira também 17 dicas para melhorar o desempenho dos jogos no seu PC.

Tá pesquisando preços de placas de vídeo pra dar uma melhorada no PC? Aqui vai uma boa dica de comparações entre lojas.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. uso um programa chamado slim drivers que mostra as atualizações do driver de todas as peças do computador e tem um botão para baixar o driver, se todos estão atualizados quando você faz o scan(demora uns 10 segundos) ele fala que ta tudo atualizado

    ResponderExcluir
  2. E eu aqui com a minha Intel HD Graphics

    ResponderExcluir
  3. Mas cara em geral as fabricantes fazem drivers de vídeo e neles você só instala e ele mexe com a placa de vídeo do PC e não com outras coisas. Eu sempre atualizei e foi bem simples, abri o executável, fui clicando em avançar avançar avançar e ele colocou arquivos mais atuais que fazem as mesmas coisas que o anterior só que melhor. Eu não daria essa dica porque quero sacanear alguém mesmo porque não tem sentido algum a fabricante fazer algo do tipo pra suas placas, eles procuram melhorar exatamente pra os usuários terem uma melhor experiência.

    ResponderExcluir