Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que são jogos do tipo CMS?

É muito comum no meio gamer se usar o termo RTS ou Real Time Strategy (Estratégia em tempo Real) para se referir a jogos como Age of Empires 2 e Warcraft 3. Graças a isso acaba se gerando a ideia errônea de que todos os jogos de visão isométrica em que se pode construir algo são RTS, e então muitos se confundem principalmente na hora de se buscar um jogo do estilo CMS.


Esses dias eu estava na página do blog do facebook, e resolvi montar uma lista de jogos de construção e administração, infelizmente a maioria dos jogos citados foram jogos de guerra, eu fiquei sem saber o que dizer poque até então eu só conhecia os termos City-building e Business simulation, que são termos não usados por quase ninguém, então obviamente não adiantaria falar eles, e em português o termo que eu conhecia para descrever os jogos que eu me referia é Simulação, o que também não iria dar certo, afinal existem muitos simuladores de voo por exemplo, que é um gênero nada a ver com o que eu procurava.

Resolvi então buscar mais sobre um nome para diferenciar Sim City de Age of Empires e foi assim que descobri a sigla CMS (Construction and management simulation) ou em português "Simulador de construção e Administração". Exatamente o termo perfeito para se referir a esses tipos de jogos.

Enquanto nos jogos RTS o objetivo é destruir o inimigo, os CMS tem como objetivo administrar algo, pode ser um parque, uma cidade, um governo. Então você deve construir, expandir e cuidar da economia, precisa gerar mais dinheiro pra continuar evoluindo. Para quem fica louquinho olhando coisas como o LEGO Architecture, esse tipo de jogo encanta naturalmente, bate aquela vontade de você criar algo e ver indo pra frente.

Sei que isso acaba confundindo muitos pelo fato de que o RTS muitas vezes tem também uma administração de recursos. No entanto nem sempre! Isso não é obrigatório em um RTS, mas sim criar estratégias boas para conseguir vencer, o fato de alguns terem esses recursos só significa que RTS tem elementos de CMS, mas não os torna um. Assim como existem também CMS com recursos de RTS, Pharaoh é um bom exemplo, o principal dele é construir uma cidade e PODE ACONTECER de aparecer um exército e você ter que se defender se sua economia estiver muito ruim, mas em geral o centro do jogo não é esse e sim fazer o que você estiver administrando crescer e gerar dinheiro. Mas também existem híbridos em que você pode escolher o caminho que deseja seguir.
Existem subgêneros para jogos CMS, que são:

City-building: Construa uma cidade ou parte dela.
Business simulation: Administre um centro comercial.
Government simulation: Seja um político e controle toda uma nação ou parte dela.
Sports management: Esse é o que achei mais nada a ver, mas está incluso como subgênero e você pode controlar um técnico de futebol por exemplo ou algo relacionado a esportes.

E você? Recomenda algum jogo do gênero? =)

Postar um comentário

5 Comentários