Na industria do entretenimento acontece de tudo, acordos vem e vão, ideias que parecem idiotas podem passar a ser idolatradas e grandes projetos desmoronam. E no meio de toda essa ligação entre figurões do entretenimento, em algum momento do passado o diretor John Woo quase foi responsável pelo filme de Metroid!
Na época no entanto, a Nintendo estava preocupadíssima pois após seu simpático encanador bigodudo ter ido para Hollywood em um futuro sombrio bizarrismo, a empresa ficou traumatizada com o futuro de seus outros personagens na telona e passou a ser linha dura. Mas ela tentava fazer com que John Woo levasse o projeto para frente. O ex-produtor Brad Foxhoven fez algumas declarações à IGN:
“A Nintendo estava definitivamente desencorajada [pelo filme de Super Mario Bros.], mas sentia que com John [Woo] eles estariam em mãos melhores”
“O desafio para nós era que sentimos que a maior lição que a Nintendo aprendeu com Mario foi a de que era preciso manter as suas marcas com ainda mais rigidez, limitando a colaboração quando foi preciso traduzir Metroid para a telona. Nosso tempo de desenvolvimento inteiro foi gasto explorando o mundo de Metroid e o que poderíamos, ou não, fazer dentro dele”.
O que não levou pra valer a o filme pra frente, foi principalmente a história da personagem do jogo. Já que mesmo jogos como Super Metroid serem maravilhosos em questão de jogabilidade, a história quase não é explorada e naturalmente no filme os personagens não poderiam ficar só no tiroteio o filme todo, ele comentou sobre os personagens dizendo:
“O que eles estão fazendo quando não estão lutando? O que eles fazem no cotidiano e quais são os seus relacionamentos?"
“Quais são os desejos, a história e os medos de Samus? A Nintendo foi grata pelas questões, mas nunca havia pensado muito a respeito e, no fim das contas, não tinha muitas das respostas. No fim, eles se sentiram desconfortáveis com nosso time sendo aquele propondo as respostas”
E aí, vocês acham que poderia ter saído um bom projeto?
4 Comentários
Putz, o cara foi bem sensato, ao contrário de certos diretores que parece que tragou altas doses de alucinógenos pra escrever um roteiro nada a ver.
ResponderExcluirnão botaria fé não
ResponderExcluirO negócio é que algumas obras são fantásticas justamente por serem jogos, mas em filmes ficariam ridículas, geralmente extremamente batidas. A forma como Half Life te coloca mesmo na pele do protagonista e te faz sentir estar lutando de verdade é foda, mas um filme sobre um cara que faz a diferença numa resistência contra o "governo alienígena" seria uma chuva de granizo no molhado, por exemplo. Ou então um filme sobre uma ameaça galática e um comandante humano militar salvando a galáxia e todas as suas raças (Mass Effect), ou então um simples filme de bandido que não teria nada a acrescentar aos outros (GTA), um policial amargurado que mete bala em geral em câmera lenta (Max Payne, que apesar disso até que tem um filme legal), um torneio de artes marciais com um participante de cada parte do mundo e uma corporação vilânica por trás (Tekken, Street Fighter, KOF...), etc. Alguns jogos são fodas justamente pelos elementos que só fazem sentido de serem colocados em um jogo, como escolha e consequência aliado a uma jogabilidade de tiro fluente, a liberdade de explorar uma cidade e trabalhar pra vários patrões da bandidagem, matar vários oponentes com cenas foda em câmera lenta, ou ter um jogo de xadrez enorme onde cada ação pode te foder e se arriscar pode trazer grandes consequências, aliado a reflexos bons...
ResponderExcluirAff é sempre assim, invés de comentar eu vou e mando uma dissertação, daí só percebo o que eu fiz quando já é tarde!
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