Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Star Wars: Uma nova Esperança

O fato de eu usar o nick de Skywalker e demorar cinco anos pra fazer a primeira matéria sobre o primeiro filme lançado da saga chega a ser irônico, não acham? Mas bom, antes tarde do que nunca, não é mesmo? Uahahahahaha.

Luke Skywalker é um rapaz que cresceu com os tios em um planeta deserto com sol escaldante chamado Tatooine, ele não gosta da vida que tem e deseja sair dali. Sua vida muda quando seu tio compra dois Droids para auxiliar com o trabalho e em um deles há uma misteriosa mensagem para um homem chamado Obi-Wan Kenobi.


Eu me acho um tipo de fã de Star Wars muito estranho, sabem? Todo mundo pensa que eu sou loouco pela franquia e tenho que me vestir de Darth Vader em casa e falar o tempo todo disso, mas a verdade é que eu não tenho a mínima vontade de fazer isso. Eu acho até chato pessoas que não param de falar de Star Wars comigo, gosto de conversar sobre de vez em quando, mas isso não é minha vida. Então fora o episódio 1, eu não assisti nenhum filme da franquia milhares de vezes e não fico estudando e procurando detalhes, muitas pessoas se sentem decepcionadas com isso, mas realmente não tenho vontade de ficar fazendo essas coisas.

Agora uma coisa que eu posso dizer é que, embora eu veja pouco os filmes da série, demore anos pra eu assistir novamente algum dos episódios, o que eu sinto por Star Wars é impressionante, cada vez que vejo bate aquele aperto no peito e penso "Caracas meu, isso é muito tocante". Eu acho perfeito demais a forma que os filmes são conduzidos, as músicas e tudo mais, aquele universo é tão incrível que me sinto uma verdadeira criança querendo ir pro universo de seu desenho favorito. Sei lá, é como reencontrar um velho amigo que gosto muito e estou há tempos sem ver, uma sensação grandiosa que a forma de aproveitar que eu vejo é somente sentindo, não dá pra descarregar essa "energia" batendo papo todo santo dia falando sobre e vivendo aquilo.

Quanto ao "Uma nova esperança", como falei antes é o primeiro filme da saga, foi lançado em 1977 e eu tenho que dizer que me surpreende como esse filme foi um sucesso. Eu sinceramente não consigo entender o que foi que aconteceu porque convenhamos, quem apenas olha pra Star Wars só vê uma bagunça espacial cheia de exageros e um monte de ET.

Eu consigo entender perfeitamente como O Senhor dos Anéis foi um sucesso por exemplo, aquele é um reino medieval, todos estão adaptados com dragões e cavaleiros em batalhas épicas, as pessoas não precisam se esforçar pra se adaptar, agora Star Wars é um universo novo, embora o espaço e naves seja algo que as pessoas já viram em algum lugar antes, elas tem que se adaptar a todas as "regras" novas dali e entender tudo certinho pra só então partir pra história.

A própria filmagem do filme foi uma bagunça, ninguém sabia se ia dar certo, nem o George Lucas sabia disso, os atores nem imaginavam a que nível o filme chegaria e em Londres durante as filmagens o povo da equipe costumava ser abordado por pessoas perguntando "Que filme era aquele, com tantas babaquices e coisas sem sentido?" o que eu acho que tem um nexo puro, porque quem olha sem conhecer, em geral vê isso, sejamos sinceros né? É assim que as pessoas são.

Então caracas, ou o George fez pacto com o capiroto, ou o universo ficou muito afim dele pra deixar as coisas baterem no lugar certo e acertarem os pontos exatos na direção do sucesso. Não sei vocês, mas eu acredito que foi sorte, não que a história seja ruim, ela é maravilhosa e cheia de detalhes incríveis, só que antes de chegar até a história, o publico tem que conseguir digerir o universo de Star Wars, o que é algo perigoso, afinal existem muiiitos universos no cinema e a maioria simplesmente vai pro saco e não é mais explorada. Mas para a minha sorte e de milhares de outros, Star Wars conseguiu passar essa barreira e podemos ver centenas de coisas da franquia sendo lançadas.

Antigamente o filme não tinha o nome de "Uma nova Esperança", era apenas Guerra nas Estrelas e mais nada, só que depois com os outros filmes, foram adicionadas as novas coisas. Mas desde o início o filme tinha seis partes, o George Lucas escreveu a história mas como ficou gigante demais decidiu dividir em seis e pegar a quarta parte pra lançar primeiro, o motivo disso foi que como era um filme arriscado, ele lançou primeiro o que mostrasse a história de uma forma direta com maior apelo e que assim tivesse maior chance de sucesso.

E realmente acho que a escolha foi boa, afinal é bem onde começa a saga do Luke Skywalker e onde já temos o vilão Darth Vader, gosto muito de como o filme se desenvolve, nos primeiros 17 minutos de filme não vemos nem sinal do protagonista, é apenas história sendo mostrada do que levou Luke a partir para a guerra, isso é o tamanho de um episódio de alguns animes se não contar a abertura e finalização, dá pra mostrar muita coisa. Depois são muitas mudanças no filme, vemos muitos lugares e certas coisas que realmente não acho que são pra pessoa entender de primeira, afinal é muita coisa pra digerir de uma vez, mas que depois fica tão incrível. As batalhas são demais, há apenas um combate de sabre de luz nesse filme, por incrível que pareça! E é bastante rápido pro sinal, estranho não é? O primeiro Star Wars quase não tendo seu símbolo máximo!
A trilha sonora, eu não preciso nem comentar porque até quem não conhece Star Wars quando ouve sabe que é da SAGA, nasceu ali uma trilha sonora épica que me causa arrepios. E ela acompanha de forma tão maravilhosa as cenas, eu acho incrível as sensações que esse filme me causa. Na cena final tem uma parte que todo mundo sabe que vai acontecer mas mesmo assim quando acontece, nossa é perfeito! 

Eu vi hoje e pensei "Caracas meu, imagina isso em um cinema? Eu duvido que as salas que foram exibidas não fez as pessoas gritarem." e isso é algo que eu não digo pra qualquer filme, eu sei que tem muito fã de Star Wars que só é fã porque no manual nerd dele disse "Você tem que gostar de Star Wars ta?" mas nossa pras pessoas que realmente gostam, a sensação que passa é maravilhosa.

Esse é um filme que eu nem preciso recomendar pra cinéfilos, mas se você pretende se tornar um, ta aí um filme que é obrigatório pois mudou a história do cinema e influenciou com uma força enorme a cultura pop, causando um verdadeiro estrondo em referências. Para aqueles que gostariam de conhecer Star Wars e tem curiosidade, eu recomendo assistir a versão remasterizada que tem efeitos especiais mais atuais e acho que é mais fácil pra digerir, principalmente pra quem não curte filme velho e tem repulsa. 

Já para amantes do cinema que conseguem se colocar na época que foi filmado, sem dúvidas devem assistir a versão de 1977 e ficar impressionados com os efeitos especiais para nível da época além de poder ver de forma pura de onde nasceu essa história. Enfim, é isso que tenho a falar hehe, hoje em dia Star Wars não se resume mais a um filme e tem inúmeros produtos fantásticos baseados na franquia.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Acho que esse foi o primeiro filme que assisti e que realmente me fascinou. Eu tinha uns 7 anos na epoca e meu pai alugou a trilogia, infelizmente, legendada. Primeira coisa que pensei quando vi a capa foi "Espadas Laser! *_*".
    Naquela semana assisti pelo menos 5 vezes a trilogia e até fiz meu pai ler as legendas para eu entender a historia xD

    ResponderExcluir
  2. Cara eu gostava muito de Star Wars quando era mais novo, mas na época só cheguei a ver a trilogia mais nova e não a clássica, que vi quando já estava mais velho e não pirava mais tanto... É a vida, hpje eu acho legal, assim, no máximo =/

    No geral eu não me agrado muito com temáticas espaciais (salvo algumas exceções) e não consigo enxergar toda essa magia que as pessoas que curtem enxergam em Star Wars, mas é a vida, eu ainda quero tirar um tempo para assistir na sequência (de lançamento e não cronológica), todos, mas e a Pri né...

    ResponderExcluir
  3. Olá,Sky gostaria de saber qual filme de star Wars vc mais gosta e o que menos gosta ?

    ResponderExcluir