Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Final Fantasy IV - Finalmente uma boa história!

Hoje vou falar do remake 3D de Final Fantasy IV, que inicialmente foi lançado como um jogo exclusivo para o Nintendo DS, mas que hoje em dia felizmente também pode ser achado para celular, e melhor, até mesmo celulares baratos conseguem rodar e a versão de PC nem preciso explicar que é leve pra caramba também né? O Final Fantasy 4 original em 2D foi lançado em 1991 para Super Nintendo.

Um rei começa a tomar decisões extremamente cruéis invadindo vilas e matando inocentes de forma desnecessária para atingir seus objetivos e com isso o líder de seus cavaleiros começa a questionar o motivo do rei agir dessa forma e assim acaba sendo afastado do cargo, e em sua última missão percebe que já não pode mais cumprir ordens tão absurdas, tornando-se um inimigo do reino.

Até Final Fantasy 3, os jogos tinham uma historinha e tal, mas sempre tão clichê e padrão que não chamavam a atenção nem um pouco, e quanto a história desse jogo, tenho que assumir que a história principal também não é das melhores, no entanto a forma com que é desenvolvida é impressionante. 

Esse é o primeiro Final Fantasy que eu me envolvi com a história de verdade, isso porque acontecem coisas surpreendentes como por exemplo personagens cometendo sacrifícios para salvar os outros, mas não qualquer sacrifício, eles acontecem de forma épica, do tipo "Caracas, eu não tava esperando por isso O___O". Parece que os caras finalmente pensaram "Quer saber? Vamos fazer rolar umas coisas muito loucas dentro do jogo?" e conseguiram mesmo, principalmente para aqueles que antes jogaram apenas os três primeiros jogos.

Dessa vez os caras aproveitaram muito o 3D do jogo e criaram cenas para serem apresentadas dentro da história que ficaram cinematográficas, como por exemplo um momento em que o personagem principal está sentado em sua cama perdido em pensamentos sobre o acontecimento do reino, e atrás é mostrado uma janela do castelo e um céu com duas luas.

Isso é espetacular, ainda mais sendo o primeiro Final Fantasy que vejo com dublagem, isso da dublagem dá um outro tom ao jogo, faz parecer algo muito mais sério ver os personagens falando de verdade e também há cenas que são realmente grandiosas e é incrível ver elas acontecendo na telinha do DS, como por exemplo um gigante com quilometros de altura atacando o mundo.

O sistema de combate mais uma vez mudou e é diferente dos três jogos anteriores, dessa vez foi adicionado o sistema de "carregamento" sendo assim cada personagem na tela, seja inimigo ou herói, tem sua barra de carregamento e quando ela chega ao máximo você pode escolher uma ação, isso também simula como alguns personagens são mais rápidos que outros, sendo assim há aqueles que tem barras que demoram muito carregar e aqueles que a barra fica carregando sem parar.

Eu tenho que assumir que esse sistema de combate me incomodou muito no começo porque sou muito lerdo e gosto de pensar bem antes de escolher o que fazer,mas isso me obrigou a agir rápido pois se ficasse enrolando a barra do inimigo terminava de carregar de novo e ele me dava mais uma voadora na fuça e com o tempo comecei a achar normal, certamente para alguns o sistema não incomodará nem um pouco.

Dessa vez não é possível mais escolher as classes dos personagens como acontecia no jogo anterior, elas vem pré determinadas e as habilidades também não são compradas mais em lojas, o que gostei bastante pois achei mais realista o personagem aprender de acordo com os níveis que vai evoluindo do que comprar magias. Cada personagem também tem habilidades especiais voltadas para suas classes.

O mundo é parecido com os anteriores, mas acredito que esse seja o primeiro Final Fantasy a dar um grande passo em relação à tecnologia, isso porque existe uma forte ligação na história com um ambiente completamente novo, que é fora do planeta e isso acaba envolvendo naves alienígenas, eu sei, é bem estranho a primeira vista, mas quando se joga dá pra perceber que é bem natural a forma que isso é passado.

Eu não acho que seja à toa que esse jogo esteja em diversas listas de "Melhores jogos do Nintendo DS" pois quem jogou sabe o quanto o jogo tem certos momentos realmente empolgantes e que te fazem pensar "Caracas, essa cena foi muito massa!" então para fãs de JRPG é um jogo obrigatório. =D

Enfim, apesar de eu ter zerado no Nintendo DS, você pode encontrar a venda para celular. Mas se quiser em tela grande, existe a versão de PC na steam. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois muitas vezes eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ah e não esqueça que Final Fantasy IV tem uma continuação direta em que tu joga com o filho de Rosa e Cecil.

    Eu não joguei ela mas a história parece ter sido bem elogiada.

    ResponderExcluir