Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Susumu Hirasawa - Um compositor surpreendente


Sabem, eu sempre senti algo muito diferente enquanto lia o mangá de berserk, aquele universo criado me causa uma sensação tão fantástica. É um mundo medieval mas eu sinto algo de diferente nele, é um lugar triste, sem esperança, mas ao mesmo tempo tão fantástico. As coisas que acontecem são inesperadas, enquanto a maioria dos mundos medievais são purpurinados pela magia, Berserk faz isso de uma forma que mostra que é terrível viver naquele lugar e que a vida dos personagens é bastante dura. Também acho maravilhoso a forma que as lendas correm por aquele universo e nem todo mundo sabe da existência de demônios, então é um impacto quando descobrem que realmente existem.

Mas eu estou falando isso porque eu sempre achei essa sensação muito estranha e por mais que eu já tenha descrito diversas vezes a sensação única que o mangá de berserk me passa, eu nunca senti que realmente consegui passar com palavras que sensação é essa. Mas quando eu vi a abertura do jogo para PS2, foi um verdadeiro choque pra mim. Isso porque o cara que criou aquela musica, conseguiu converter musicalmente a sensação exata do que eu sinto quanto ao mangá. Achei fascinante e ainda em uma musica sincronizada.

Essa abertura mostra partes animadas que combinam com um clima de aventura, mas ao mesmo tempo tem partes que os sons ficam muito sombrios parecendo algum tipo de oração para algum culto obscuro. Eu não enjoei de assistir a abertura diversas vezes e achava realmente linda a melodia da musica, mandei então para um amigo e disse "Cara olha que musica mais incrível!" mas a resposta dele ao ouvir foi "Credo, que musica ruim!". E foi então que eu percebi que não era qualquer pessoa que sentia o mesmo e parei para analisar e notei que realmente não é uma musica que qualquer um acharia exatamente bonita, afinal ela é um tanto esquisita.

O tempo passou e finalmente lançaram o primeiro filme do berserk, e chegou a hora da abertura, eu tomei um choque:

E pensei "Caracas! Essa musica lembra muito aquela do PS2! Será que é o mesmo cara?!" eu achei a musica legal, não tanto quanto a do PS2 mas gostei muito de sentir aquele climinha novamente sendo passado musicalmente. E foi então que eu pela primeira vez parei para pensar se o cara não tinha mais musicas, e quase imediatamente percebi o quanto o estilo era familiar, ele me lembrava também a abertura de Paranoia Agent, que por acaso eu amo pra caramba também. E foi assim que me toquei de que deveria dar uma pesquisada, e acabei descobrindo que o mesmo cara realmente era o responsável pelas três musicas, e não apenas isso, também era o responsável pela trilha sonora de Paprika que é super fantástica.

O nome do cara é Susumu Hirasawa, ele nasceu em 1954(vixeee matusalém O__O) e já teve diversos trabalhos, sendo o primeiro nos anos 70, uma banda de rock progressivo chamada Mandrake, depois teve outros trabalhos mas acabou seguindo a carreira solo como compositor de eletropop japonês. Ele fez diversas trilhas sonoras e para os que gostaram das que citei, vale a pena dar uma pesquisada porque o estilo do cara é muito interessante. E olha que eu não sou fã de musica japonesa não ein, eu acho um idioma feio pra cacete(e antes que venha algum otaku do tipo fresco desmunhecar, saiba isso é questão de gosto e acabou Ò_Ò), mas mesmo eu achando o idioma feio, o cara conseguiu criar uma combinação de sons que me deixa hipnotizado, as melodias são fabulosas. Berserk foi publicado no Brasil pela Panini.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

9 Comentários

  1. sky, você já viu o anime full metal alquimist brothehood? muito maneiro po, cara a historia é muito bem elaborada. Não quero falar muito do anime, mas recomendo você ver. Mas tipo tem o dublado que foi o primeiro que fizzeram que não segue o mangá e teve outro legendado que segue o manga(que é o brotehood) ve ele é bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a começar mas nem terminei...

    ResponderExcluir
  3. Uma abertura que eu achei bem legal foi a primeira do Death Note, eu achei que realmente combinou com o anime ^^ (mas a segunda eu pulei toda vez que assisti, achei um lixo)

    Sky, voce já assistiu Detroit Metal City? Cara eu achei pelo nome que seria um dos marketing da banda Kiss (sabe aquela musica Detroit Rock City, por isso), mas depois que eu assisti cara... Fiquei sem palavras, só pude pensar mas que porra foi essa! 13 min. e 1 episódio, mas a bagaça simplesmente não tem palavras pra ser descrita! Foi legal, mas a estranheza foi muito grande! Não sei se é por ser japonês, mas se tivesse mais episódios, não sei se assistiria...

    Bom, eu não sei porque eu escrevi tudo isso, mas já que já escrevi (e minha internet estabilizou) vou mandar °-°

    ResponderExcluir
  4. Não entendi se voce disse que gostou ou não gostou... Porque parece que voce gostou mas no final voce diz que não sabe se assistiria se tivesse mais, então você ta me recomendando perder tempo com uma desgraça horrorosa é isso? Ò______Ò

    Mas bom, ja me recomendaram, falaram que é muito bom. '-'

    ResponderExcluir
  5. Aah aproveitando que minha internet ta boa, sabe aquela imagem que voce colocou numa matéria sobre jogos cooperativos? Então, ela vai "virar" um game!!! Eita pouha!

    E sobre o DMC (não Devil May Cry) não sei se foi porque eu assisti enquanto esperava a net voltar, mas eu achei esquisito, porém legal... É confuso!

    PS: Vou acabar transformando os comentarios em msn kkk'

    ResponderExcluir
  6. Eu achei essa abertura do filme e do jogo de PS2 muito legais, mas aquela do Paprika ninguém merece...

    Estou ouvindo a música "Mandragora" desse Mandrake que ele tinha e, putz, isso sim é bem interessante, mas ele viajava (viaja até hoje) nesses efeitos sonoros estranhos no fundo, todos desconectados da música. Mesmo assim, é bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante DEMAIS!, tipo eu acho massa qualquer idioma, pra mim nao tem lingua feia huahahahahaha sky vc ja ouviu a musica Seigi N Shisha?

    ResponderExcluir
  8. FantasminhaCamarada muito obrigado pelo comentário, mas não posso publicar ele porque não coloco links aqui no blog, desculpe, sei que fez por boa vontade e tal. =/

    ResponderExcluir