Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é um Spin-Off? Descubra!

O termo Spin-Off está cada vez mais sendo usado hoje em dia, no entanto ainda há muitas pessoas que não sabem que diabo é um Spin-Off! Ò_Ò
No caso da mídia em geral, o termo é usado quando se faz referência a uma obra que surgiu a partir de uma franquia. Normalmente essas franquias já tem um bom sucesso e por isso as criadoras arriscam fazer um Spin-Off dela.

Ao contrário do que muitos pensam, um Spin-Off não é exatamente uma continuação, mas apenas algo referente à obra inicial, pode ser a história de um dos personagens da obra original, uma versão alternativa, um grupo de personagens completamente novo que usa apenas o mesmo mundo da obra original, entre diversas outras coisas. Em jogos é muito comum nós vermos Spin-Off surgirem aos montes, com jogos que não tem a ver com o primeiro e às vezes nem ligação alguma com a história, mas que com certeza venderá já que apresenta personagens da obra original. Um exemplo é pegar personagens e fazer um jogo de luta ou corrida. O mesmo acontece com séries, filmes e cultura pop em geral.


Em vários tipos de mídia essas coisas acontecem. O filme Annabelle por exemplo apesar de ser uma franquia própria, é um Spin-Off de Invocação do Mal, sendo assim é errado ver ele como se fosse o Invocação do Mal 2, pois não é! Fear the Walking Dead é outro exemplo, a série não é uma continuação de The Walking Dead, mas algo próprio.

Alguns Spin-Offs ganham uma popularidade tão alta que chegam a ser extremamente mais famosas que a obra original. Por exemplo The Witcher 3 foi o jogo da franquia que fez a coisa explodir, mal as pessoas sabem que a franquia de jogos não é uma adaptação, mas um Spin-Off da saga que nasceu no livro O último desejo. Isso mesmo, não são as mesmas histórias, mas aventuras extras! Assim como Os filhos da raposa são Spin-Offs dos jogos, ficando assim um Spin-Off do Spin-Off, uahahahaha.

Muitas pessoas não gostam de Spin-Offs e acham uma tremenda falta de originalidade ficar forçando. Já eu acho bem legal muitos deles, desde que respeitem a primeira versão caso a história tenha ligação com ela, porque se for um Spin-Off feito com ligação direta à obra original e não ter qualidade na história, mas sim apenas mais uma franquia reciclada, aí realmente é difícil de aguentar.
E vocês, o que acham? Gostam? Odeiam? Tem algum Spin-Off que acham que se destaca?

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Pink e o Cerebro é o melhor Spin-Off animado que existe. o/

    Feliz ano novo e próspero, e sem hipocrisia aos que alegam!

    ResponderExcluir
  2. Metal Gear Solid Snake Eater eh um Spin-Off? --' duvida.... se for eu gosto, mas tbm acho dificil p/ karalho aqle jgo

    ResponderExcluir
  3. Tem um FF q é spin off mais eskeci o nome ;p
    Sky,pode fazer um post do rpg 2 ic
    é pra joga rpg online bem legal

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião a maioria dos spin-offs lançados são muito bons, alguns podem ser melhores do que a historia original, como shena ou cory na casa branca (exemplo fraco esses 0_0) bem, acho que isso acontece porque com por que os produtores podem pegar as melhores partes do jogo original e adicionar alguma outra coisa nova.

    ResponderExcluir
  5. Sei la né, tem uns spin offs bem interessantes mesmo, tomando como exemplo half life 1,que lançou os titulos "opposing force", "blue shift" e "decay"...eu achei mt legal, nesse caso eles abordavam a historia de outros personagens durante o acontecimento do half life 1,muito legal q em alguns jogos voce podia ver partes ou personagens de outros, mas no geral se n fugir muito o rumo da historia, spin offs sao sempre bem vindos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa da primeira vez q eu li eu entendi: "Muitas pessoas não sabem que o diabo é Spin-Off. E isso até q fez até um sentido na minha cabeça, mas depois eu li novamente...

    ResponderExcluir
  7. FF 7 Dirge of Cerberus é um dos melhores jogos que eu ja joguei, não sabia que ele era uma spin off, eu nem sabia o que era uma spin-off

    ResponderExcluir