Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

As aventuras de Mark Twain - Chocante filme infantil


Hoje eu vou falar sobre um filme infantil de 1986 que chocou na época de seu lançamento e até hoje continua causando um grande impacto. Vou falar alguns spoilers na matéria mas nada que estrague a diversão.

Em 1910 três crianças entram escondidas no balão de Mark Twain, um homem que tem como objetivo subir até o cometa halley e com isso acabam aprendendo muito sobre vida, morte, pós morte, humanidade, entre outras coisas.

O filme é realmente muito interessante e foi feito com duplo sentido, ou seja ele é feito para crianças visualmente mas suas mensagens são totalmente adultas, seus acontecimentos são muito bem pensados e cada diálogo é bem trabalhado pra caramba.

O filme tem diversas referências à religião só que de uma forma muito filosófica, por exemplo aparece a história de Adão e Eva só que de uma forma muito mais profunda e ao mesmo tempo divertida, com muitas coisas simbólicas, por exemplo antes deles aparecerem os personagens podem ver eles nus e então o senhor Twain faz uma explicação sobre nudismo e como a sociedade poderia simplesmente não ver diferença entre estar e não vestido e então surgem roupas nos personagens e durante toda a história de Adão e Eva eles estão vestidos mas quando o pecado finalmente surge aparece uma cena em que Adão fica se cobrindo, mesmo com roupa e então é que você percebe que é exatamente a explicação que Twain deu inicialmente, na verdade ele sempre esteve sem roupa e nós estávamos olhando para ele de forma natural, como se deve ser, as roupas é que o tornam fora do natural.

O filme é considerado por muitos como uma obra illuminati e uma baita blasfêmia por contar com temas considerados muito fortes, como o suicídio e a falta de esperança, você tem que prestar atenção em simples diálogos que podem ser profundos, em momento algum a palavra suicidio é falada, porém durante todo o filme eles sabem que o Senhor Twain irá morrer quando entrar no cometa e ele sabe disso. Na história de Adão e Eva não é mostrado por exemplo a morte de Eva, mas sim os dois em seus momentos finais fazendo anotações sobre viver com uma pessoa a vida inteira e envelhecer com ela e seus desejos de morrerem primeiro, em como será horrível perder alguém que se está ligado tanto tempo, e a morte de Eva embora não seja mostrado para crianças veem, acaba saindo algo simbólico pois os dois aparecem sentados escrevendo em seus diários e a câmera vai se aproximando de Adão e quando ela se afasta novamente, Eva não está mais ali, apenas ele bem velho. Há falas também relativas a falta de esperança, uma piadinha que me chamou a atenção é quando um dos garotos fala algo e o Senhor Twain  diz "Não há nada mais horrível que um jovem pessimista" daí ele para pra pensar um pouco e fala "A não ser um velho otimista" isso certamente irá gerar umas risadinhas de alguns porque parece que Twain está zoando a ele próprio já que ele é velho e bem otimista, só que na verdade se você pensar, ele está falando exatamente que não é otimista, afinal ele é velho, perdeu sua amada e está indo cometer suicídio. Então é aquela coisa, cada frase do filme tem que ser bem analisada porque são mais profundas do que parecem ser.
O filme tem momentos muito sombrios e alguns bem pesados, foi banida da versão para televisão a parte em que Satanás aparece e conversa com as crianças, mas sinceramente eu acho que a parte que realmente deveria ter sido banida é uma em que aparece um assassino horrível com uma faca pronto para matar uma delas e ela fica gritando de horror pra que o Senhor Twain  a ajudasse e ele fica parado observando. Em certos momentos há algumas coisas também um tanto pesadas para crianças como a porta que na entrada está escrita "A maldita raça humana".

As cenas do filme são uma série de pedaços extraídos de obras do escritor Mark Twain, e por isso o nome ficou como "As Aventuras de Mark Twain", porque diversos momentos vistos nos livros são apresentados aqui. E inclusive os livros foram lançados no Brasil, quem tiver curiosidade clique aqui pra dar uma olhada.

Esse filme é pra pessoas que gostam de ter pensamentos mais profundos, filosofar e vale a pena assistir ele quando se estiver bem calmo e preparado para prestar atenção com muita calma para poder entender a profundidade. Pessoas que gostam mais de filmes de ação com explosões e vadias talvez não curtam e considerem apenas um filminho infantil.

OBS: Confiram também a análise especialmente focada na cena em que o diabo aparece clicando aqui.

E para ver muito mais coisas interessantes CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Nossa que fantástico, vou ver sim. AGORA. To colocando baixar. Agora.

    ResponderExcluir
  2. Legal hein, adoro esses filmes com cara de infantis e tematica adulta com reflexao filosofica, vou chamar meus amigos pra assitir, vai acontecer mais ou menos assim:

    Amigos- Pow Drino, que porra é essa? Filme infantil?

    Drino- Calma manolos, vamo assistir...

    30 minutos depois...

    Amigos- Ow Drino, explica ae pra nós esse filme, tamo boiando.

    Drino- Huahahahaha!!! (fuck yea)

    ResponderExcluir
  3. Vc não sabe o quanto eu queria ver esse filme... Já faz tempo que ouvi falar, mas não encontro! =/

    ResponderExcluir
  4. eu amo esse filme,assisti a minha infância toda *---*

    ResponderExcluir
  5. o sky esse filme dai e esse da ki ?http://www.youtube.com/watch?v=HDGDl1P_kfo&playnext=1&list=PLA2553DA1D6599E00

    ResponderExcluir
  6. Gostei da matéria!! vou abixar pra ver... abrço

    ResponderExcluir
  7. Mano, parece ser muito bom.........
    vou colocar para baixar!!! abraço

    ResponderExcluir
  8. gente procura no youtube tem por partes eu vi interinho tds as partes juntas tem +- uma hora

    ResponderExcluir