Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jogos Difíceis de Digerir

É incrível como com os anos, os nossos gostos para jogos vão evoluindo, alguns ficam mais tolerantes para certos jogos, outros simplesmente mudam de gosto completamente, é possível que jogos que você nunca imaginou que jogaria um dia, comece a ter paciência para jogar, então a matéria de hoje é sobre isso, jogos difíceis de digerir. '-'

Eu estava pensando em criar aqui no blog um bloco chamado "JQVSQJMNTC", pequena a sigla, não? Uahahahaha, ela quer dizer "Jogos que você sempre teve vontade de jogar, mas nunca teve coragem", e nesse blog eu ia testar uns jogos bem antigões que todo mundo conhece hoje em dia mas não jogou as primeiras versões e nem pretende, porém foi quando eu percebi que tem uns que nem eu ia conseguir jogar.


Nos anos 90 eu não gostava de jogos de RPG de videogame nem a pau, eu via meu amigo jogando Final Fantasy e ficava impressionado em como era ruim aquele negocinho de turno, ter que ficar parado la, e esperar a vez de atacar, isso era uma decepção pra mim porque como eu era muito fã de RPG de mesa, esperava algo diferente, não aquilo, eu queria andar livremente e atacar os monstros, quem diria que futuramente eu iria jogar Final Fantasy I? Ninguém! Eu descia o pau mesmo, e pra piorar, ainda era em inglês, eu não tinha a mínima noção, então queria jogar coisas fáceis, que era só andar pra frente e matar os inimigos, e no final aparecer "VOCÊ GANHOU!"

Porém o tempo passou e comecei a gostar de RPG, achar realmente um tipo muito divertido, mas esse não era o único estilo que eu não gostava, tinha alguns que eu simplesmente tinha tentado e odiado. Por exemplo, Age of Empires 2 sempre foi um dos jogos que eu adorei, perfeito demais aquilo, então um dia marquei de jogar o 1 com um amigo, ficamos horas tentando entender que erro que tava dando que nós não conseguíamos jogar online, mas não desistimos, e então quando finalmente conseguimos foi aquela coisa "AEEE VAMOS JOGAR ATÉ DIZER CHEGA!!! Ò_Ò".

E então nos primeiros 10 minutos de jogo, eu olhei pra aquela porra e disse "Hããã?" e nunca mais olhei pra cara daquele jogo, achei feio demais, acho que esse foi o primeiro jogo da minha vida que eu deixe de jogar porque achei feio pra porra, eu simplesmente não conseguia prestar atenção, eu perdia a concentração vendo um jogo que pra mim era tão feio, eu era acostumado demais com Age of Empires 2 e fiquei até fiquei impressionado comigo mesmo de não aturar aquilo.

Porém há também os jogos que dá muita vontade de jogar, mas não dá pra digerir simplesmente, eu vejo muita gente aqui no blog que vê minhas análises sobre alguns jogos antigos e tem muita vontade de jogar pelos elementos que apresentei e/ou história, mas a pessoa acha o jogo tão feio que simplesmente não consegue aguentar jogar, eu também tenho isso, Deus Ex que o diga, eu morro de vontade de jogar aquele jogo desde que foi lançado, mas eu não consigo, durante todos esses anos, de vez em quando eu tento mais uma vez pra ver se eu já aguento a pressão, e simplesmente acabo não suportando por achar a jogabilidade muito desagradável e lenta, porém a história e elementos sempre me fazem voltar.
Então existem esses jogos, que você quer jogar, e que um dia você consegue, você primeiro acha terrível, porém depois você chega tímidamente, vai experimentando e quando percebe, está se divertindo com aquilo e então você zera e vê que consegue jogar jogos no gênero e passa a jogar outros do ramo, tranqüilamente. E há também, os que você simplesmente não aguenta mais, por exemplo quando somos crianças, jogamos uns joguinhos de puzzle e é super divertido, passamos horas, porém muita gente quando cresce, simplesmente não aguenta mais jogar aquele estilo de jogo, passa a ser um estilo que se gostou mas já não passa a mesma diversão que antes.

Há também os estilos de camera, por exemplo os jogos em primeira pessoa, antigamente eu não suportava, pra mim, jogos em primeira pessoa eram sempre horríveis, só a mesmice, andar e dar tiro, era raro os que eu gostava, como half life 1, mas em geral sempre que um jogo era anunciado em primeira pessoa, eu pensava "Ah não, mais um desses jogos que é só ir andando e atirando e nem dá pra ver o personagem e os movimentos, que ruim..." porém com o tempo o próprio gênero vai se superando, portanto é sempre bom conferir novos jogos, tem pessoas que ficam traumatizadas com jogos de estratégia porque jogou um ruim no passado e todos parecem a mesma coisa, mas quando vai jogar mais pra frente, se surpreende com as mudanças, hoje em dia eu jogo numa boa os jogos em primeira pessoa, isso porque sei que não é mais aquela chatice que eu achava antes, tem tantas novidades, os caras conseguem inovar.
E por fim, existe o tipo que eu mais temo, que são aqueles jogos que você adora, jogou e achou foda demais, mas quando você vai jogar novamente, simplesmente não suporta, porque com a evolução dos jogos, nos tornamos acostumados a certas coisas que não incomodavam na época em que jogamos a primeira vez, mas hoje podem incomodar, por exemplo antigamente haviam muitos jogos que a câmera girava juntinho com o personagem, de forma totalmente dura, ou simplesmente não girava e precisava ir a tal lugar pra aparecer.

Ninguém reclamava disso, as paredes invisíveis eram super comuns, cenários pequenos que do nada tinha uma parede invisível bem ali e as vezes até em lugares como em calçadas e coisas mais simples, e as pessoas não se importavam com isso, afinal era normal, porém hoje em dia você tem tantas coisas novas em um jogo, tantos itens que se tornaram padrão, que as vezes você lembra de um jogo e ele é lindo demais.

E eu falo quanto a tudo, gráficos e tal, e aí você vai jogar ele e pensa "Mas que diabos?" afinal quem hoje em dia não iria se incomodar de mandar o personagem ir pra cima da calçada e ele não subir porque o nível é mais alto e os caras não quiseram programar isso só porque não era necessário subir ali? E ocorre até mesmo de não conseguir jogar, tem uns joguinhos mesmo que hoje em dia eu não aguentaria, na época era legal, era diferente, superior, mas a qualidade nos deixa mal acostumados e sem empolgação muitas vezes para jogar coisas que no passado consideramos fodonas.

Mas enfim, a vida de gamer é assim, vamos experimentando coisas novas, com o tempo o que era bom pode passar a ser um pesadelo, e o que era horrível pode fazer você pensar "Po, por que diabos nunca joguei isso antes?" os gostos vão mudando e às vezes o preconceito com coisas que não gostamos de primeira, pode estar apenas fazendo com que nós estejamos perdendo a oportunidade de ter horas de diversão, então experimentem novas coisas, tentem jogar coisas diferentes de vez em quando, quem sabe vocês não estejam deixando passar um dos melhores jogos de suas vidas apenas por um ressentimento do passado? Uahahahha.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Cara, tanto o Fallout quanto o Bioshock tiveram antecedentes muito bons...

    Eu tinha um medo de jogar o Falltou de novo por causa daquele esquema de turno, mas depois de 5 minutos você pega a manha, e o jogo fica mais ágil até que o Falltou 3.

    E pra mim, o System Shock 2 foi o FPS mais foda que eu já joguei, ainda mais que eu tinha jogado o Syndicate na época e os 2 tem uns lances cyberpunk no meio.

    Mesmo assim, eu gosto de remakes, dá pra quebrar muitas das coisas que você citou, mas isso quando o remake é bem feito.

    ResponderExcluir
  2. ^^ A postagem me lembrou muito Do Dino Crisis 2 Ò_Ó
    Esse foi na minha opinião Uns dos melhores jogos que ja teve... Alguns podem até discordar mais é porque Não jogaram,Esses dias eu fui voltar a jogar dino crisis 2 Bem... Senti que o jogo ja estava meio que "velho" Mais aquele jogo é unico! A historia dele é perfeita.. E foi isso que me levou a jogar ^^

    ResponderExcluir
  3. é cara nunca joguei um Final Fantasy por desinteresse,mas muita gnt fala,lembro-me quando decidi jogar pokemon fire red em um emulador pra saber como era,é no começo estranhei mas quando vi ja estava com 150 horas G.G e começei baixar varias versões de pokemon até o de DS baixei mas não prestava :/,acho que depois desce post vou testar algum ff aqui,se gostar do estilo compro o ffxii(jogo que estou indeciso de investir).
    Jogo que joguei bastante na quando criança foi o mk3 e resident evil 2

    ResponderExcluir
  4. Não importa o que os outros dizem,

    SUPER MARIO FOREVER!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. nossa cara, falou tudo
    abriu minha cabeça, tenho o pensamento exatamente igual o seu, com as mesmas experiencias xD
    gostei do post :)

    ResponderExcluir
  6. Silent Hill que hoje to virando cada vez mais fã, eu nunca tive paciência pra jogar! Achava que sempre ia ser um jogo bobo sobre demônios e bla bla bla e também tinha medo mas enfim a gente se surpreende!

    Ou mesmo Dragon Age, nossa... Eu ficava "RPG americano, com estratégia?? NEM FUDENDO" E hoje acho um dos melhores jogos que já joguei...

    Tambem teve meu retrocesso com Castlevania. joguei os 3D, gostei, joguei os 2D, gostei ainda mais, e finalmente comecei a jogar os de NES HUAUHUHAHUA Muito bons *-*

    E por muito tempo também tive preconceito com jogos de luta que hoje é meu gênero favorito.

    Ótima matéria! xD

    ResponderExcluir
  7. Realmente há os jogos que envelhecem mal, mas não vamos generalizar! Eu por exemplo, jogo com freqüência os jogos mais novos e tb os antigos. Nem por isso eu fico com essa sensação de "EU já gostei disso?!"... Mas, realmente, tem uns jogos que vc enjoa (Super Metroid...), ou simplesmente envelheceram mal demais para serem jogados (Civilization que o diga, não dá pra entender nada que tá acontencendo).

    ResponderExcluir
  8. victor2347 mas eu não disse que todos os jogos velhos ficam ruins, eu disse exatamente o contrário e com uma visão mais ampla da coisa, a matéria é sobre o que pode ser ruim e bom para outros e o que pode se tornar bom para uma pessoa que considerava aquilo ruim, como cito por exemplo o Final Fantasy que eu adoro agora e achava uma droga, ou jogos que eu amava e atualmente não consigo mais jogar, mesmo eu sabendo que o jogo é foda demais, não consigo mais ter a mesma visão.
    Como podemos ver, há até grupos radicais que só jogam coisas dos anos 80 e nada além disso, e os caras se divertem pra valer.

    ResponderExcluir
  9. e ae, eu jogava final fantasy 7 ou 9 (num lembro agora) pra ps1, qdo tinha 10 anos, tenho 16 agora, ^^

    concordo com meu amigo dali de cima, super mario forever, eu gosto de rpgs, principalmente mmorpgs e mmosgs, mmorpg como MU, Runescape, jah joguei diablo que parece que inspirou o Mu, jah jogueitibia, achei a jogabilidade namoral mas nao gostei do jogo, jah jogueik metin e kabal, e mmosgs como Naruto game, OConfronto, tribal wars, ikariam, travian, Tanoth, e outros

    abraço sua lista de games ta otima, e meu cunhado joga magic entao vou jogar tbm pra vencer ele ^^

    ResponderExcluir
  10. Post oldíssimo, mas não pude deixar de comentar. Morro de vontade de jogar Diablo 1, mas aqueles gráficos lixo não me atraem, o que fazer? .-.

    ResponderExcluir
  11. O castlevania 3 e aquele sonic hedgehog 4, um fanmade do sonic, cara eu adorava a mil, hoje não consigo mais jogar, muito bug que antes eu não percebia, pena D:

    ResponderExcluir