Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O Aprendiz de Feiticeiro, referência a um clássico do Mickey

Ciaossu!
Como vão, caros amigos do Nerdmaldito?! Quem vos fala é seu velho (e ausente, porém, retornando a ativa) amigo da vizinhança Shinigami Vaizard!!
E para o meu retorno, trago para vocês uma matéria sobre um filme sensacional que assisti na segunda feira passada. Falarei sobre O Aprendiz de Feiticeiro.


Sobre o filme
Logo no inicio percebemos que não se trata de um filme de magia comum, pois começa contando a historia do ultimo embate entre Merlin e Morgana le Fay, no qual Morgana sai vitoriosa por ter como aliado um dos três aprendizes de Merlin, Horvath.
Quando os outros dois aprendizes, Balthazar e Veronica, chegam ao local seu mestre ja havia sido mortalmente ferido. Enquanto Balthazar luta contra Horvath, Morgana se prepara para desferir o golpe final em Balthazar, porém ela é impedida por Veronica que consegue selar a alma de Morgana em seu próprio corpo. Horvath foge, e para não ter que matar Veronica, Balthazar se vê obrigado a prender o corpo e almas de Veronica/Morgana em uma boneca russa, um tipo de prisão eterna.

Balthazar então, consegue falar com seu mestre e receber dele sua última missão: encontrar (não importando quanto tempo leve) o sucessor de Merlin, seu descendente sanguineo,
o Primeiro Merliniano, que herdará todos os seus poderes e será capaz de utilizar o anel dragão e destruir Morgana le Fay de uma vez por todas.
E é a partir dai que o filme começa pra valer, com a busca de Balthazar ao longo dos séculos e ao redor do mundo pelo Primeiro Merliniano.

Personagens
Dave Stutler é um tipico nerd de faculdade, com grandes aptidões em física, e que aos dez anos de idade numa excursão escolar foi atraido para uma misteriosa loja, onde conheceu o excêntrico Balthazar Blake e recebeu dele um dragão em miniatura, que ao entrar em contato com sua mão, se mostrou ser, na verdade, um anel. Infelizmente (ou felizmente), devido a um acidente, Dave liberta Maxim Horvath de sua prisão e este entra em combate com Balthazar, quando desaparecem dentro de uma urna. Dave é encontrado depois, porém ninguem acredita nele e ele passa a ser conhecido como um garoto pirado e mentiroso.
Dez anos se passam, Dave, agora crescido, está na faculdade e "esqueceu" tudo que ocorreu no passado. Porém, Horvath, finalmente consegue se libertar da urna e vai atrás de dele achando que o rapaz possui o Grimhold (a prisão em forma de boneca russa). Mas Dave é salvo por Balthazar e esse lhe diz que ele tem potencial para ser um grande feiticeiro e que a partir de então se tornará seu aprendiz e o ajudará a proteger o mundo contra feiticeiros do mal.

Trailer


Referência
O filme traz muitas referências a Fantasia, filme do Mickey, de 1940.
Fantasia, na verdade, é a junção de vários contos do Mickey. Um deles (o mais famoso provavelmente) chama-se Aprendiz de Feiticeiro. Esse conto, também foi lançado mais tarde como um curta/episódio do desenho animado do Mickey.
No desenho, Mickey é o aprendiz de Yen Sid, um mago muito poderoso, e é encarregado de carregar água do poço para dentro do castelo. Porém Mickey se aproveita do fato de Yen Sid ter ido dormir e utiliza seu chapéu para encantar uma vassoura, para que esta realize o trabalho por ele. Tudo vai bem, até que ele perde o controle sobre a magia e vira uma confusão...
O episódio é um dos clássicos da Disney e fez tanto sucesso que a imagem do Mickey utilizando aquele chapéu de estrela do Yen Sid é um dos simbolos da Walt Disney World. Logo abaixo, deixo o episódio, recomendo que assistam antes de ir ao cinema para enxergarem todas as conexões.
Obs: Caso não queiram ver a apresentação do video passem para 1:04.



Crítica
Bom, infelizmente, nem tudo é perfeito, então O Aprendiz de Feiticeiro também possui seus pontos negativos, como por exemplo, a velha história clichê, que todos conhecemos, do cara destinado a algo maior e que salvará o mundo de alguma forma, mas que a principio não aceitará seu destino. Entretanto isso não torna o filme ruim, pois apesar de ser um tema que conhecemos bem, ainda é agradavel e o filme é passado de forma cômica e dinamica. Prende a atenção do público de um jeito que nem vemos as 2 horas de duração passarem.
Vale dar crédito também as ótimas atuações de Alfred Molina (Horvath) e Nicolas Cage (Balthazar), sem contar os efeitos especiais com qualidade dos estúdios Disney. A ideia de como a magia funciona no filme também é muito legal e inteligente envolvendo o cérebro e física quântica.
Ahhhh, uma dica pra quem for ver o filme: fiquem depois dos créditos, pois há uma cena extra, que pode mudar o rumo da história, bem bacana mesmo e com mais uma alusão ao filme Fantasia.

Bom galera, por hoje é isso, espero que tenham gostado da matéria, não se esqueçam de deixar seus comentários e dar seus RTs.
Até a próxima e "que a Força esteja com vocês..."!!

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Ciaossu Shinigami Vaizard !
    Boa dica .. e certamente vou assistir esse filme .. Achei a historia bem legalzinha , deve valer apena assistir

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse foi um filme muito bom. Como disse, as referências ao Fantasia foram inúmeras, até a música do clássico apareceu. No geral, um filme muito bom, mas com um final (como esperado) que não nega ser um filminho da Disney...

    Mas é isso, excelente post!

    ResponderExcluir
  3. eu assisti ao filme e gostei muito. achei muito interessante a alusão que faz aos clássicos da disney e de fato nem mesmo vi o tempo passar. acho que é um filme que vale a pena conferir. pena q nao pude esperar o fim dos creditos porque passei mal 9-9

    gostei do post btw. keep up the good work!

    ResponderExcluir
  4. Massa ein? eu já tava interessado em assistir quando vi os cartazes pelo cinema. Agora deu mais vontade ainda. Pelo trailer já dá pra ver um pouco dessas referências a Fantasia.
    Com certeza irei assistir. E valeu pela dica da cena extra no fim.
    Falou!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!Deu até vontade de assistir ao filme.Vou assitir com certeza!Mas uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. DORGAS MANOLO!!!

    Eu não li a parte da cena extra, e eu acabei de ver o filme...
    Mas muito bom o filme(e o post).
    Vlw pela dica e parabéns.

    ResponderExcluir
  7. A matéria está perfeita como sempre, muito bacana a ligação com o Mickey, sua percepção foi perfeita!Você escreve de uma forma que não tem como o leitor não querer saber mais sobre o assunto, definitivamente! Só acho que você tinha que escrever mais matérias, você é excelente no que faz! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do texto, ficou bem escrito. Gosto de críticas que não têm spoilers hehe Você despertou o meu interesse em ver o filme, vou vê-lo hoje XD
    Bem legais as referências, não me lembro de já ter visto Fantasia (talvez tenha visto quando criança), mas vou aproveitar que a Disney vai relançar o filme pra ver, parece ser bem interessante, já ouvi falarem muito bem dele.
    E obrigado pelas dicas.

    Até mais o/

    ResponderExcluir
  9. Muitissimo obrigado, galera!!
    Fico feliz q tenham gostado!!=D

    Farei o possivel para postar outra o meis rápido possivel!! ^^

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto! Coerente e articulado. E em relação ao filme, vou assitir com certeza! Adoro coisas que mexem com a imaginação!!! ;)

    ResponderExcluir