Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Crepúsculo vs True Blood vs Vampire Diaries

Um dia desses fui assistir True Blood e falei pra um amigo meu, aí ele disse "Vai lá fan boy de crepúsculo" e fiquei um tanto frustrado, não por compararem com crepúsculo, mas por ter gente que realmente não assiste algo e dá opiniões, apenas repete o que os outros pensam ou catam uma cena aqui e outra  ali e falam "Ah é crepusculo" e pronto, mas assistir mesmo para ter uma opinião, nem... Tipo quando lost acabou, que teve gente que assistiu só a primeira das seis temporadas e veio falar "Nossa foi o pior final de todos os tempos" detalhe, uma série que vira e desvira tanto quanto lost, e ainda tem gente achando que vai entender a série inteira  só vendo a primeira temporada e ouvindo alguém contar o ultimo episódio, nada contra quem odiou o último episódio, entendo plenamente, mas acho que isso é uma opinião pra quem acompanhou todos os detalhes e no final chega a uma conclusão. Por essas e outras vou fazer aqui uma matéria colocando uma comparação entre as três histórias de casais humano e vampiro que sempre são dadas como iguais, as séries True Blood e Vampire Diaries, e o filme Crepusculo. Os três tem em comum o fato de que um vampiro e uma humana se apaixonam.
A começar pelas datas de lançamento, True Blood veio primeiro em 7 de setembro de 2008, começando como apenas mais uma série de vampiros, normalmente em séries de vampiros só tem gente estilosa de sobretudo e pancadaria, iso acaba fazendo com que logo a série vá pro saco, tipo a série do Blade, talvez pelo grande número de vampiros do gênero. Pouco mais tarde veio Crepúsculo em 21 de novembro de 2008 que se tornou uma mania enorme e fez todo mundo ficar falando sobre, também incentivou bastante histórias de vampiros, fazendo com que aparecesse em tudo quanto é parte, lotando de histórias do gênero. Quase dois anos depois, chegou a vez da série Vampire Diaries, bastante parecida com crepúsculo, fazendo polêmica e dividindo os fãs entre ame ou odeie, além é claro de ter seus próprios fãs, vários fãs de crepúsculo levaram a série como alternativa enquanto mais filmes não vinham.
Quanto às histórias, em crepúsculo, o vampiro estuda em uma escola, chega a garota que se mudou a pouco, olha pra ele e os dois logo começam uma relação. Em Vampire Diaries, a garota estuda em uma escola, o vampiro tava de olho nela já fazia um tempo e então ele começa a estudar na escola dela e logo começam uma relação. Em True Blood, a mulher é uma garçonete, chega um vampiro novo na cidade, tentam matar ele e ela o salva, logo começam uma relação.
Quanto ao sol, cada um tem sua versão própria, em crepúsculo os vampiros brilham então podem andar normalmente de dia, desde que não bata sol neles ou irá chamar atenção, em Vampire Diaries, existem os bruxos que podem enfeitiçar objetos, esses fizeram rituais com anéis para que fornecessem uma proteção contra luz do sol, portanto qualquer vampiro que use um anel desses pode andar pelo sol sem morrer, o resto pega fogo. Em true blood os vampiros expostos ao sol, começam queimar imediatamente.
 Agora indo direto à trama, o centro de crepusculo é o amor entre os personagens principais, e a história é toda ao redor daquilo, já em vampire diaries é adicionado algumas histórias além do casal principal, porém todas elas são de outros casais, o que faz lembrar muito malhação só que com vampiros. Isso é o que faz com que eu ache tosco as pessoas falarem que True Blood é uma cópia de crepúsculo só porque tem um casal humano-vampiro como personagens principais. Primeiro que a mulher de True blood nem é humana, ela é uma telepata e durante um bom tempo da série ninguém sabe o que realmente ela é, apenas que também é uma criatura sobrenatural, além disso a trama não coloca eles como único centro, da história é criado um mundo em que sangue sintético é inventado e com isso vampiros são revelados ao mundo, e no meio disso são colocadas reações da sociedade, claramente uma comparação à comunidade negra, há bares específicos para vampiros, todo mundo olha feio pra eles quando passam e as pessoas não querem que seus filhos falem com eles, além de ataques à casas, religiosos revoltados, etc. Também há a comercialização de sangue de vampiro, que é equivalente a uma droga e proibido, e bem caro. Outros personagens são muito bem trabalhados, não são apenas o personagem de fundo que falam alguma coisa só pra história continuar, mas existem vários episódios que terminam com você louco para ver o que vai acontecer com aquele personagem e não com o casal principal.
True Blood também tem como público alvo os adultos, e não adolescentes, eu estava fazendo uma comparação com um episódio de True Blood e Vampire Diaries, enquanto em Vampire Diaries os personagens terminam porque a menina viu que o vampiro ainda guarda a foto da outra na casa dele, em True Blood eles terminam porque o vampiro sugou o sangue dela até ela entrar em coma, dai enquanto em vampire diaries eles voltam no final do episódio e termina com beijos,uma musica calma e algo bem romantico, true blood o final eles voltam transando no chão da cozinha de forma selvagem com muito sangue espalhado pelos corpos O____O uahahaha claro que em nem todos os episódios de True Blood eles terminam e voltam desse jeito e há momentos românticos mas não é algo exagerado. Outro grande problema que teve em fazer as pessoas irem nesse rumo de "qualquer casal vampiro que aparece é porque é igual crepúsculo" foi o Felipe Neto falar que vampiros não podem amar porque não tem nada a ver, eles tem que ser o puro mal e bla bla, dai como as pessoas não querem estar fora da moda, tem que obedecer direitinho o jeito que ele mandou elas pensarem, porque se não fizerem isso não vão poder andar com ele no recreio... Mas bom, ele que diga isso ao Drácula então, em que a história inteira é centrada na paixão dele pela Mina Murray, outros filmes contados como clássicos vampiricos dos anos 80 como Garotos Perdidos e Quando chega a escuridão também tem amor entre vampiros, outro que considero uma verdadeira obra de arte é o sueco Deixe ela entrar, de 2007, até mesmo filmes de vampiros extremamente sangrentos e louco por chacina como é o caso do 30 dias de noite é mostrado amor entre vampiros, isso sem contar que o primeiro filme da história em que apareceu um vampiro, que é o clássico Nosferatu do longínquo ano de 1922 mesmo mostrando uma criatura feia e bizarra, ainda assim mostrava o conde Orlock sentindo-se atraído pela bela Ellen então não sei onde que ta essa regra de que vampiros tem que ser só mal e não poderem amar.

Quanto ao estilo da série, crepusculo e vampire diaries tem aquele tom azulado, algo que deixa mais sombrio e com aquele ar mais das trevas, true blood tem uma cor mais viva e muitos caipiras pois se passa em uma cidadezinha de interior, e há também bastante coisa trash em true blood, o excesso de brutalidade as vezes é realmente EXCESSO, por exemplo quando um vampiro toma uma estacada no coração, ele explode e vai aquelas gosma vermelha pra todo lado, quando eles mostram as presas é ao estilo "ativar-desativar" é bem trash isso e as vezes eles saltam nos outros personagens com aquele foco bem no dente, isso me faz lembrar certos filmes toscos dos anos 80.
Uma comparação que colocam sempre pra dizer que é sim cópia de crepúsculo é o fato da personagem principal do True Blood ler mentes, mas ela não consegue ler a mente de vampiros, porque eles estão mortos e não há pulsos elétricos no cérebro, e em crepúsculo o vampiro principal consegue ler mentes menos a da garota que ele ama, mas aí você fala "A série foi lançada primeiro que crepusculo..." e a pessoa vai falar "Não, mas crepusculo tinha livros bem antes do filme, são de 2005 e True Blood copiou de lá" mas apesar de não serem conhecidos, os livros de True Blood também existem, é conhecida como "The Southern Vampire Mysteries" e foi lançada em 2001, então como poderia ser uma cópia sendo que  tudo é mais antigo que crepúsculo? Vampire Diaries é também muito acusado de ser cópia de crepúsculo e é óbvio que ele veio mesmo por causa do sucesso dos filmes, mas o primeiro livro da série é de setembro de 1991, no final as duas séries que são acusadas de serem cópias de crepúsculo, são mais antigas que ela.
Não que eu tenha problema com quem não goste de True Blood, mas seria legal se a pessoa assistisse primeiro antes de falar que não gosta só porque alguém disse que era assim e pronto, e po, se Crepúsculo é igual true blood então acho que peguei a versão com cortes que não aparecem as transas(que tem em cada episódio de true blood) os sonhos molhados, gente se masturbando(é o negocio é assim O_O), o sangue jorrando de forma violenta e os palavrões, e eu não sabia que isso atraía fãs típicos de crepúsculo também...  Mesmo porque acho que as fãs de crepúsculo não iam gostar muito de ser chamadas de "fode-presas" por curtirem vampiros '-' como é o apelido carinhoso das mulheres que curtem vampiros em True Blood. Acho uma pena a quantidade de pessoas que perde algo que poderia gostar muito só porque alguém falou que é de um jeito.


Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

15 Comentários

  1. True Blood é muito superior, pena que romance adolescente faça mais sucesso =/

    ResponderExcluir
  2. Eu li crepúsculo e achei muito bem escrito então não posso dizer nada, se alguém prestar bem atenção em como os livro foi escrito não vai se surpreender de ele ter feito todo esse sucesso.Não gostei dos filmes.

    Vampire Diaries eu tava a um tempo querendo ver, mas quando finalmente consegui eu não consegui passar dos primeiros minutos, acho que só suporto romances em livros e animes, mas não em series e filmes.

    True Blood eu gostava pra caramba, mas quando apareceu o mestre (cof* viadinho) do Eric a coisa meio que desandou pra mim, talvez eu volte a ver algum dia.

    Na duvida fiquem com Entrevista com um vampiro, ótimo livro e filme.

    ResponderExcluir
  3. Pram mim a melhor série é True Blood, onde eles procuram mostrar com base o mito do vampiro, como se andar no sol e vai queimar.. essas coisas. A trama trash, forte baseada nos livros que foram escritos bem antes de se tornar modinha o Crepuscula, é bem mais atraente em relação aos outros.
    Já Vampires Diaries também é muito bom, apesar de mostrar várias coinciddencias com o Crepusculo, com os personagens bem caracterizados, com uma trama bem interessante, mais puxando mais para o romantismo, nada que tire o brilho da série.
    Enfim, ja crepusculo não tenho nada contra a a serie de livros ou filmes, mas sim a total desmitificação dos vampiros, mesmo sendo uma lenda, mas tenho algo muito contra a esses fãs loucos que entram na modinha e começam a idolatrar algo como se fosse um marco para as histórias de vampiros, mas é apenas uma história de amor entre pessoas diferentes (lobisomentos, humanos, vampiros).
    Concluindo, acho que as melhores são True Blood e Vampires diaries, porque retratam a verdadeira imagem dos vampiros, sem a história de brilharem etc. Fica dica, vejam True Blood pois é muito bom, a primeira começa um pouco sem nexo, mas depois começa a esquentar e se auto explicando se tornando uma série muito F@#$%da.

    ResponderExcluir
  4. Agelus, eu não vou te xingar aqui por respeito ao blog.

    Se tu acha Crepúsculo bem escrito, sério, do fundo do meu coração: Leia mais, mas isso é questão de oponião... Agora você diz que a estória de True Blood começou a desandar porque apareceu um personagem "viadinho"(mestre do Eric? Tá falando do Godric? Do Russel? Não saquei, cara...) daí mais tarde você fala bem de Entrevista com Um Vampiro, livro lotado de insinuações homossexuais entre a dupla protagonista, sem contar que (Spoilers à frente)

    Livros mais tarde, em A Rainha dos Condenados, eles chegam a beijar na boca e, mais tarde ainda, em O Conto do Ladrão de Corpos, Lestat em um temporário corpo mortal insiste para transar com David, um amigo mortal.

    (Fim dos spoilers)

    Sério, eu realmente não consigo entender isso.

    Agora sobre a matéria, True Blood realmente é uma série foda, cheia de metáforas políticas e sociológicas e tal, além de trazer vampiros tradicionais em sua essência (afinal a essência do vampiro é beber sangue e viver à noite). O que Crepúsculo faz, não é simplesmente aproveitar de domínio público e "dar a própria versão da lenda", mas sim descaracterizar a lenda em sua essência. Os vampiros de Crepúsculo são como Saci Pererês que não fumam e usam uma perna falsa no lugar da que não têm. Sobre Vampire Dyaries eu não posso falar porque não vi. Mas essas estórias do tipo romance exclusivamente não me atraem nem um pouco, nada contra quem gosta.

    ResponderExcluir
  5. True Blood é ótima, gostei bastante da primeira temporada, mas foi a segunda que me fez amar a série...

    Crepusculo só vi o primeiro filme depois de adiar muito por causa da historia de vampiros que brilham... acabou que me arrempendi de ter visto... Achei bem ruim mesmo...
    Ai depois de um tempo lendo uma critica do ultimo filme vi que os vampiros de crepusculo alem de brilharem no sol eles tb são mais fortes quando são mais jovens pq tem sangue humano nas veias ou coisa assim... Depois disso eu me recuso a chamar aquelas coisas de crepusculo de vampiro...

    Vampire Diaries nunca vi pq parecia ser bem historia chatinha adolescente a la malhação, mas nem posso da a minha opnião pq como disse antes, nao vi...

    ResponderExcluir
  6. Sim Crepusculo foi bem escrito pq foi feito pra 90% das mulheres(adolescentes) que lerem gostarem, é um grau de manipulação muito grande e até exagerado,mas vc pode ver o resultado no que crepusculo é hoje.Não digo que é um livro maravilhoso, mas se vc um dia for escrever o seu proprio livro usando essa formula(não uma copia de crepusculo) e um pouco de propaganda vc consegue bastante grana garanto.

    Eu fiquei chateado com o mestre do Eric(acho que era Godric o nome) pq ele meio que quebra o padrão dos vampiros na serie, ele fica com o papo de não vou matar ninguem pq é errado e blablabla que me lembra muito o Naruto e eu não gosto disso(opinião pessoal), acho que se ele optou por não ser um vampiro sanguinário poderia ser um pouco mais sutil em vez do vampiro totalmente bonzinho que eu vi.

    Entrevista do vampiro eu recomendo pq mantem o vampiro padrão sem muitas modificações do original:dormir em caixões, queimar no sol e etc,mas quebra o estilo antigo de mostrar eles como monstros e foca no psicológico dos vampiros mostrando eles como humanos e a angustia do personagem principal em matar pessoas,nele tem homossexualismo implícito, mas vc pode ver como uma forte admiração já que não parece que eles podem sentir mais atração sexual depois que viram vampiros e não é uma coisa que quebra o padrão da historia e não reduz a genialidade da obra.Quanto as obras criadas depois de Ecov eu não li muito, tentei ler Lestat, mas achei meio cansativo e desisti mais pra frente então minha opnião é só sobre Ecov não sobre toda a obra da Anne Rice.

    ResponderExcluir
  7. Crepúsculo e Vampire diaries é muito mais legal que true blood.São um romance onde o vampiro não fica tentando matar a mocinha no final.
    Mas sempre vai ter quem prefira cada uma das series por que gosto não se discute;

    ResponderExcluir
  8. eu gosto mais de crepusculo pq sou um emo viadinho q nao manja porra nenhuma de nada, nao tenho malicia e vou no q ta dando mais ibope....bjuuxx miguxos!!!

    kkkk....agora falando serio....adorei essa materia, mto bem feita, pra q de uma vez por todas esse pau no cu desses emos fans de crepusculo e essas porra de vampire diaries entendam oq é "realmente foda" e o que é um lixo!

    TRUE BLOOD é a serie de vampiros....o resto, é resto.

    ResponderExcluir
  9. Einex'Nay percebeu a viadagem das crônicas vampirescas no primeiro livro da série e ainda continuou lendo os outros! Mesmo vendo um homem beijando outro em outro livro ele continuou a ler! Realmente fofo! *_*

    ResponderExcluir
  10. Pois é HALEF, continuei lendo sim, porque os livros são muito bons e porque meu intelecto é superior ao de uma pessoa que olha pra algo e diz "GAY!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LIXO"

    Nada pessoal.

    ResponderExcluir
  11. Bom,achei a matéria MUITO bem escrita,e a respeito da minha opiião...Nunca vi True Blood,não vou julgar porque pelo que eu vejo é a série que fala a VERDADE ,o mundo real,que vampiros são criaturas,vampiros são realmente assustadores,e é pra você ter medo sim.Eu AMO Vampire Diaries e eu sei que tem coisas que são viajonas também,pois se tratando de vampiros não tem como criar uma série que não tenha absolutamente nada além de SANGUE - MATANÇA - SANGUE - CORPOS ESPALHADOS - SANGUE - ...E por aí vai...Pra falar a verdade não curto nadinha crepúsculo.Eu realmente não gosto,só não quero que fanzinhos venham falar que Vampire Diaries é uma merda só porque eu falei que não gosto de Crepúsculo.Bom,eu acho que o que eu realmente gosto é romance.Pra mim não tem como algo não ter romance.Por isso eu gosto de TVD.Porque ele une um pouco de realismo em relação aos vampiros e muito romance.Eu não sei se eu gostaria de ver True Blood pelo motivo que comentasse.Por que é muito vulgar.Sinceramente,eu não gosto de coisas muito vulgares e tal,prefiro ficar com o romance,algo mais lento,e é isso.Só pra comentar denovo,O TEXTO ESTÁ PERFEITOOOOO,Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. True Blood é definitivamente a melhor história de vampiros, porque eu acho que é um conceito completamente original e os outros programas ou filmes que também são Sookie é meu personagem favorito, é muito bem feito

    ResponderExcluir
  14. :D nunka, THE VAMPIRES DIARES, melhor série do mundo, e não passa so, romace vc que , n assistiu ate, a 7 temporada, por que mostra a vdd sobre os vampiros, e fala sorbe tddddddd, sobre duplicata, bruxas, vampiros, lobos, hibridos etc, então :D nen um filminho e nen uma serinha nunkaaaa vai ser melhor do que the vampires diares ; aposto que n sabe nen o nome do povo que faz a série, vo te falar alguns, bonnie benette, katherine pierce (petrova), karolayne fordss, miklaus e rebeca mikaelson , etc.

    ResponderExcluir