Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Diferenças entre MMO, RPG, Multiplayer e MMORPG!

Uma coisa comum que acontece é as pessoas confundirem MMO, RPG, Multiplayer e MMORPG ou nem mesmo saberem qual é a diferença entre eles, por isso vou aproveitar que comecei a falar sobre MMORPG esses dias e então vou dar essa explicadinha sobre esses diferentes tipos de jogos.
RPG - Significa "Role Playing Game" que traduzindo seria algo como "Jogo de interpretação de papel" sendo que papel não se refere a folhas de papel é lógico hehehe mas sim a personagens. Quando se fala apenas RPG, existem dois tipos, o RPG de mesa em que você joga com um grupo, sendo que uma das pessoas do grupo será o mestre e os outros serão personagens, são geralmente usados dados e papeis para anotar experiência e decidir acertos. Hoje em dia o RPG de mesa não precisa mais ser em um lugar com todos os jogadores presentes, já que inventaram pela internet programas que simulam dados e permitem todos falarem o que querem direto de um computador. Também se popularizou um bocado nesses últimos anos os "RPGs de combate" que é bem comum entre fakes do orkut, no qual eles escolhem um personagem de anime, filme, jogo ou qualquer outra coisa e entram em comunidades, ai fazem um combate interpretando esse personagem e usando as habilidades dele, não tem história nesse tipo de "RPG" é apenas pancadaria, mas bom já que chamam de RPG também, foi bom dar uma citada aqui sobre. Existe também o RPG de videogame, que são aqueles jogos em que você pode escolher o rumo que a história toma, ou seja, selecionar as falas de seu personagem em um dialogo, decidir para onde ir primeiro sem ser uma sequência de fases, poder escolher magias e itens e usar na hora que quiser e etc, esses jogos tem suas variações é lógico, alguns permitem o jogador escolher os atributos e distribuir os pontos, outros tem multiplos finais dependendo das escolhas dos personagens e etc, por isso às vezes falam que um jogo tem "elementos de RPG" o que quer dizer que ele tem certas caracteristicas mas não o torna um RPG por não adotar a formula principal que é a do jogador escolher suas falas e fazer próprias decisões. Logicamente o RPG de videogame é mais limitado que o RPG de mesa, mas bom é a versão virtual do jogo, Final Fantasy é o mais popular jogo nesse estilo.

Multiplayer - Traduzindo ficaria "Multi jogador" ou seja jogos que permitem que mais de uma pessoa jogue ao mesmo tempo, por exemplo Splinter Cell Pandora Tomorrow é multiplayer pois o jogo tem a opção da pessoa jogar com outras três, porém ser multiplayer não significa que é online, portanto Super Mario World também é multiplayer já que dois amigos podem pegar o controle do super nintendo e jogar, mesmo que não seja ao mesmo tempo tem a opção de dois personagens Mario e Luigi, sendo que cada um controla o seu em determinado momento, portanto é um multiplayer. Dai vem as diferenças, existe o Multiplayer Online para jogos que usam internet e o Multiplayer Offline para jogos que só podem jogar com as pessoas no mesmo lugar.

MMO - É a sigla para "Massive Multiplayer Online" ou em português "Multijogadores Massivos Online" que como o nome já diz é uma quantidade grande de jogadores simultaneamente conectados à um jogo, Splinter Cell Pandora Tomorrow é multiplayer online mas ele não é massivo, jogos MMO não são apenas 4 pessoas jogando ao mesmo tempo mas sim dezenas, centenas de pessoas conectadas ao mesmo tempo em algo e jogando. Muitas pessoas pensam que falar "RPG" é a mesma coisa que falar "MMO" mas isso é bem errado, são coisas distintas, logico que um MMO pode ser RPG mas nem todos são então é errado falar isso a não ser que se fale o nome completo, ou seja MMORPG que é o próximo que vou falar hehehe.

MMORPG - O fato de algo ser MMO não quer dizer que seja RPG, por exemplo existem MMO que só tem porrada, ele é MMO por ter uma quantidade muito grande de pessoas, mas não tem os elementos de RPG que é a escolha do que fazer, pra onde ir, que QUEST fazer primeiro, etc portanto esse tipo de jogo é especifico, por exemplo gunbound é um MMO mas não é um MMORPG pois apesar de ter uma quantidade grande de jogadores não tem um mundo aberto onde você pode viajar pra onde quiser e escolher o que fazer.


Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. otima matéria, tbm confundia mtu MMO e MMORPG e etc e talz

    ResponderExcluir
  3. Já sabia tudo isso, mas a matéria ficou muito boa XD

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria mas só faltou mencionar os MMOSGs(Massively Multiplayer Online Social Game) Ex.:Second Life

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro o MMO tipo counter strike é eu sei q as pessoas se conectam em servidores diferentes mas mesmo assim todos tão conectados no msm game :]

    ResponderExcluir
  6. Vinésis não conhecia MMOSGs mas não é a mesma coisa que MMO?

    ResponderExcluir
  7. E o Taikodom da Hoplon é MMORPG ou apenas um MMOG como eles dizem que são no site?

    Numa linguagem matemática bem simples, o MMOG contém o MMOORPG, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Não, é o contrario
    Todo MMORPG é MMO
    Mas nem todo MMO é MMORPG

    Eu não sei qual o sistema de Taikodom mas acredito que seja só MMO, mas bom deve ter na pagina deles. '-'

    ResponderExcluir
  9. Agora pude entender um pouco mais sobre a diferença . muito obrigada *-*

    ResponderExcluir