Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Berserk - Um mundo onde a esperança não existe

Os berserks eram guerreiros nórdicos que em batalha entravam em uma fúria extrema atacando insanamente tudo, ou seja não tinha frescura podia levar machadada, flechada e o que for e continuava atacando feito louco. Mas o berserk que vamos falar hoje não são os nórdicos mas sim sobre o anime e manga, porém contei o que é um berserk para vocês já terem uma idéia de como é o anime.

Esse foi o primeiro anime realmente violento que assisti e também foi o primeiro extremamente bizarros cheio de coisas horrendas que lembram o manga de terror Uzumaki . Na época eu fiquei impressionado com tanto sangue jorrando de um corpo só, foram bons tempos...

Anime

O mundo de berserk aparentemente é a Europa Medieval e é um mundo sem esperança com muita miséria, dor tristeza. O anime conta a história de Gatts (ou Guts, Gutz, Gatz, o nome aparece uma forma diferente em cada esquina pra esse personagem, nunca vi tanta variação) , quando bebê foi encontrado por um bando de mercenários no chão embaixo do corpo sem vida de sua mãe que foi enforcada e então desde pequeno teve uma difícil vida como guerreiro, quando ficou mais velho Gatts cruzou seu caminho com o "Bando do Falcão" que acabou entrando sem querer e então se iniciou a chamada "Era de ouro" na história, as vitórias do grupo são impressionantes devido ao fato do líder Griffth ter incríveis habilidades e estratégias militares geniais.


Porém isso é apenas no inicio, logo a história começa a ficar cada vez mais sombria. Nas várias missões do bando do falcão, ele acaba por cruzar o caminho de criaturas jamais vistas, demônios... Alguns dos personagens chegam a ponto de quase perder a sanidade sem aguentar a visão de tais criaturas, outros soltam frases apavoradas como "Isso não pode existir nesse mundo".

Uma das coisas que chamam atenção no anime são as mortes escandalosas, eles criaram um anime realmente sangrento em um mundo de trevas com guerras e mais guerras, o sofrimento que os personagens passam é contagiante e ele não segue o típico anime clichê em que você sabe que no final tudo acabará bem, não dá para saber se com o clima pesado que ele transmite, algo acabará bem...

São 25 episódios sangrentos, mas infelizmente nessa primeira animação não teve um fim, ficando o resto da história por conta do mangá. Assistam pois esse é um daqueles animes que conseguem criar um clima super envolvente no mundo em que é apresentado.


Mangá

É simplesmente necessário que quem assista o anime, acabe por ler o mangá pois o anime não tem fim, ele acaba exatamente no ponto em que o mangá começa, o primeiro episódio do anime também é o começo do mangá, ou mostrando o futuro de Gatts, e logo depois começa a contar a historia do bando do falcão, porém a diferença é o manga é publicado até hoje e acreditem tem 20 anos que ele ta sendo publicado.

O manga conta a historia do cavaleiro negro que é o codenome que Gatts adotou após os acontecimentos da era de ouro, dessa vez ele é acompanhado por Puck, um minúsculo elfo com asinhas que parece uma fada, e Caska, uma ex membro do bando do falcão que sofreu um enorme trauma com os bizarros acontecimentos do fim da era de ouro fazendo assim com que esquecesse tudo, parasse de falar e agisse de forma muito inocente, se assustando fácil.

Se o mundo era sombrio na era de ouro agora ele é muito mais, dessa vez ele tem em seu pescoço um estigma que o marca como sacrifício para criaturas sobrenaturais, o mundo inteiro é perigoso, Gatts não consegue ficar em paz, a qualquer lugar que ele vá demônios o procuram, criaturas saem das floresta para ataca-lo, da terra, da agua, as vezes acontecem coisas tão nojentas que nem o próprio cavaleiro negro consegue aguentar e vomita. Nem mesmo nos seus sonhos ele está em paz, é constantemente perturbado por pesadelos horríveis que mostram cenas agradáveis se tornando terríveis visões. Como cavaleiro negro agora Gatts vaga pelo mundo atrás de pessoas afetadas por beheliths, que são terríveis relíquias ovais com boca, olhos, nariz espalhados de forma bizarra por ele e concedem a quem os tem, o que quiserem, porém essa pessoa terá que sacrificar o que mais ama em troca, a partir dai muitas histórias são contadas de vilarejos que parecem normais, porém há algo muito mais sombrio por trás.

As pessoas são amarguradas com o mundo ao seu redor, muitas vezes há ingratidão contra Gatts mesmo esse tendo ajudado, as pessoas o apedrejam, xingam, porém o personagem não deixa isso muito atrás, Gatts não é o típico herói bom, se ele vê uma pessoa se dando mal na rua com outros o mal tratando injustamente , muitas vezes simplesmente ignora aquilo, a grosseria do personagem é enorme,  em momentos de dor de outras pessoas ele fala algo que aumenta ainda mais a dor ou até ri daquilo, há um capitulo do mangá em que uma menina triste está falando que quer morrer e ele simplesmente diz "Então morre de uma vez!", resumindo com ele não tem frescura não, ele vive em um mundo de sofrimento assim como os outros e não age de forma contraria a ele, não tem a obrigação de salvar ninguém e faz apenas o que lhe é vantajoso.

Há também personagens no manga que não aparecem no anime, portanto só lendo para ver eles na história, que é levemente modificada devido a isso. Mas a essência é a mesma, não são modificações que levam para um outro rumo, são mais para retoques mesmo, alguns deles eu nem ao menos entendo o motivo de terem alterado.

Berserk foi publicado no Brasil pela Panini embora muito antes disso fãs já traduziam as edições e lançavam na internet. As versões dos volumes brasileiros tem apenas metade do tamanho da japonesa, ou seja um volume japonês é equivalente a dois brasileiros. Não deixe de conferir também a matéria profunda sobre o mangá.



Filmes

Em 2012 os fãs foram agraciados com uma nova animação, dessa vez em forma de trilogia de filmes. Infelizmente também focada na Era de Ouro, por outro lado com uma animação simplesmente maravilhosa, e trilha sonora também do mestre Susumu Hirasawa, que consegue tão bem transmitir a essência daquele universo fantástico. Eu fiz uma análise para cada filme, confira:




Jogos

Existem dois jogos baseados na série berserk, um lançado em 1999 para Dreamcast e o outro lançado em 2004 para Playstation 2, infelizmente já são consoles antigos e nem todo mundo tem, ficando assim meio limitado a coisa especialmente porque são jogos underground.

The Sword of Berserk: Guts' Rage

Esse é o primeiro jogo lançado de Berserk, e é extremamente empolgante para quem lê o mangá, ou assiste o anime, isso porque a história do jogo é extra, ou seja não tem no mangá mas se passa entre os acontecimentos do volume 22 e 23 do manga na versão japonesa. Nele é apresentado um vilarejo atormentado por uma praga, uma planta chamada Mandragora está infectando os habitantes e fazendo alterações em seus corpos tornando-os monstros. Balzac, o lider do povo fala para Gatts que se esse conseguir o coração de uma arvore de Mandragora, irá conseguir fazer a cura e também irá curar Caska, Gatts deixa bem claro que não confia nele mas que irá fazer.

O jogo é feito para pessoas que gostam de história, isso porque estranhamente tem mais historia do que jogo, isso mesmo, a maioria do jogo é formado de cutscenes, ou seja você apenas assiste a história e nos momentos de combates dela você pode jogar e destroçar os monstros com a espada gigantesca do personagem. Os gráficos são espetaculares, o jogo é de 1999 mas tem uma aparência incrível, na época com certeza os donos de Dreamcast babaram vendo isso, o clima que conseguiram colocar foi muito fiel ao mangá e tem os acontecimentos tão bizarros quanto, aparecendo varias criaturas deformadas. As musicas do jogo são muito agradáveis, sendo cantadas por corais em um tom medieval bem agitado, quem quiser experimentar o jogo é realmente algo muito agradavel de se assistir, para quem não quiser jogar pode ir no youtube e colocar "Sword of berserk" que irão aparecer todas as cutscenes disponíveis, assim é só assistir e conhecer a historia inteira do jogo, as cenas que não estão ali são apenas os combates, claro que é necessário saber um pouco de inglês mas mesmo sem saber da pra sacar a historia toda.



Berserk Millennium Falcon Hen Seima Senki no Shō

Que nome pequeno e simpático não? Pois bem, esse é um jogo pra quem realmente gosta de jogos em que se maneja uma espada! Os acontecimentos dele seguem a era do cavaleiro negro, portanto estão todos no mangá.

O jogo é extremamente sangrento, você pode usar espada, flechas, bombinhas, e um canhão que Gatts carrega no braço e com esses equipamentos você pode aplicar vários combos diferentes nos combates e também pode invocar Pluck para curar sua vida. Há um sistema de evolução no jogo, ou seja, você pode gastar pontos para aumentar os seus atributos, assim como aumentar os atributos do elfo Puck também.
As musicas do jogo são extremamente agradáveis pois seguem o mesmo padrão do jogo anterior mas dessa vez muito mais estilosas, a abertura do jogo em que passa a musica tema é perfeita demais, eu ja assisti milhares de vezes mas nunca canso de assistir ela, simplesmente perfeita! Os gráficos são bem legais e estão em um padrão bom, não são como os de god of war mas são convincentes, colocando traços no estilo do anime.

Esse jogo só foi lançado no Japão, não quiseram essa carnificina toda aqui no Ocidente não, então se quiserem jogar saibam que será em japonês. E agora pra finalizar a matéria vamos para um último vídeo que é de arrepiar!

Abertura (ESPETACULAR ASSISTAM PELO MENOS ESSE VIDEO)




Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet

Postar um comentário

5 Comentários

  1. muito roX o estilo do jogo no ps2...o ruim eh que eh em japones...-.-

    ResponderExcluir
  2. Putssss, Berserk eh mto lokooo!!!
    ótima matéria!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Berserk é um dos melhores mangás que ja li[so li até o #17], e apesar de ser um tanto apelante é realmente extraordinario.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, faltou só falar dos filmes (animes) mais novos que sairam de Berserker

    ResponderExcluir